economia-e-sustentabilidade-motivos-para-voce-instalar-paineis-solares-na-sua-residencia
Economia e sustentabilidade: motivos para você instalar painéis solares na sua residência
30 de janeiro de 2017
energia-solar-sem-fronteiras-populacoes-isoladas-do-amazonas-agora-tem-internet
Energia solar sem fronteiras: populações isoladas do Amazonas agora têm internet
6 de fevereiro de 2017
Show all

Planejamento: o item que salva o seu negócio

planejamento-o-item-que-salva-o-seu-negocio

Empreendedores – iniciantes ou veteranos – devem ter muitas coisas em comum, além do interesse em fazer seu negócio prosperar. Entre elas, podemos citar o planejamento como o trunfo para mover o seu negócio a um novo patamar de qualidade.

Afinal de contas, é notório que uma empresa com pouco ou nenhum planejamento encontra muito mais dificuldades do que um empreendimento muito bem definido e detalhado em suas estratégias, planos e objetivos.

Por conta disso, caso você esteja de olho em oportunidades de negócio no setor de energia solar, preparamos este post, que concentra a importância do planejamento no seu dia a dia, com dicas e ideias para você dar uma guinada de sucesso no seu negócio. Confira!

planejamento-o-item-que-salva-o-seu-negocio-1

O que é planejamento

Não há muito segredo por trás do significado de planejamento – seja com foco em empreendimento ou em projetos pessoais. Afinal de contas, trata-se de ter uma noção clara dos seus objetivos, os caminhos percorridos até eles, o prazo para o início e término de cada etapa e, principalmente, os cenários que serão enfrentados no percurso.

Ou seja: é um item que vai acompanhar você em todas as etapas dos seus projetos, proporcionando menos imprevistos, mais segurança e um entendimento muito maior do que você almeja – o que também torna o percurso menos árduo.

E, se você não crê na importância disso, basta imaginar que este é um dos grandes problemas de empreendedores impetuosos, que se aventuram em novos negócios sem, antes, identificar oportunidades, carências e os desafios do setor, por exemplo.

Um empreendedor é precavido e corajoso; explorador e cauteloso. Contrastes que o colocam sempre à frente, mas sempre com um pé atrás para definir a melhor estratégia para o cumprimento de suas metas.

Por isso, o importante não é apenas abrir um negócio, mas ter todas as ferramentas à disposição para gerenciá-lo, sendo o planejamento um dos mais úteis.

planejamento-o-item-que-salva-o-seu-negocio-2

Quais são os tipos de planejamento para as empresas

Como é de se imaginar, nem todo planejamento foca no escopo macro de um empreendimento, podendo adaptá-lo para servir a alguma estratégia específica, por exemplo.

Podemos dividir, inclusive, o planejamento para gerenciar melhor a sua empresa em 3 níveis:

Planejamento estratégico

Etapa de planejamento cujo foco reside na criação ou adaptação de objetivos e os caminhos tomados para atingir essa meta.

Nesses casos, normalmente se leva em conta:

  • Condições externas à situação da empresa;
  • Condições internas da empresa;
  • Evolução esperada;
  • Os prazos para início e conclusão das etapas;
  • A eficácia da estratégia – sua sobrevivência em longo prazo.

Um documento completo, portanto, que torna o planejamento em garantias e menos em apostas ao investir em um novo objetivo.

Planejamento tático

O planejamento tático é mais utilizado como um instrumento que traduz os objetivos gerais, bem como as estratégias definidas.

É algo próximo à execução dos objetivos apontados no planejamento estratégico. Assim, cria-se um diálogo muito mais harmônico e produtivo entre as áreas estratégicas e operacionais.

Planejamento operacional

Por fim, temos o planejamento operacional, que coloca em foco as ações estipuladas para os objetivos.

Com isso, todo o planejamento é colocado à prova, na prática, tendo em vista a implementação de tudo o que foi estudado até aqui.

Como não perder dinheiro com um planejamento bem alinhado

Assim, investir no mercado de energia solar é uma atividade que deve vir acompanhada de muita atenção, cuidado e planejamento, sem dúvidas.

Isso significa que cada etapa colocada no papel, visando deixar o seu negócio imune às frustrações, é uma maneira exemplar de saber como não perder dinheiro com um planejamento bem alinhado.

Pois o planejamento será a estrutura de suas campanhas, estratégias e ações, podendo ser aplicado em qualquer etapa do seu negócio e também em qualquer área. Isso porque é uma das melhores ferramentas para conhecer melhor as capacidades de sua empresa, e para minimizar os riscos e perdas de qualquer oportunidade de negócio.

planejamento-o-item-que-salva-o-seu-negocio-3

Planejamento: comece agora mesmo para colher resultados

Como deve ter dado para perceber, trabalhar com mais planejamento, em seu dia a dia, se traduz em mais eficiência, produtividade e camadas extras de proteção contra imprevistos.

Por isso, caso você já tenha tido experiências bem planejadas – e outras deixadas ao acaso –, compartilhe conosco a sua opinião sobre qual delas rendeu mais resultados e facilidades para executar suas ações!

 

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *