conheca-o-xingu-solar
Conheça o incrível projeto Xingu Solar
13 de fevereiro de 2017
quais-cuidados-preciso-ter-na-manutenção-do-meu sistema-fotovoltaico
Quais cuidados preciso ter na manutenção do meu sistema fotovoltaico?
20 de fevereiro de 2017
Show all

Corrida pela sustentabilidade: Apple irá construir usina solar para consumo próprio

corrida-pela-sustentabilidade-apple-ira-construir-usina-solar-para-consumo-proprio

O Google já tomou a frente, nessa corrida pela sustentabilidade, e anunciou que pretende depender exclusivamente de fontes de energia alternativas – como a energia solar – para o seu pleno funcionamento.

Além disso, o próprio Brasil já está dando grandes passos rumo a um amadurecimento sustentável, no qual comunidades ermas estão recebendo painéis fotovoltaicos para abastecer comunidades inteiras com uma energia limpa, renovável e infinita.

Agora, outra gigante tecnológica tem mostrado que o futuro reside, mesmo, na busca por esse tipo de energia. A norte-americana Apple veio a público e disse que tem, em seus planos, a construção de uma usina solar para consumo próprio!

Delírios de consumo ou metas reais para um futuro sustentável? Veremos tudo a respeito neste post. Confira!

corrida-pela-sustentabilidade-apple-ira-construir-usina-solar-para-consumo-proprio-1

Por um impacto ambiental cada vez menor

A Apple investirá em energia solar. E essa é uma declaração que veio da própria empresa a partir de uma declaração pública e bastante ambiciosa: a ideia é investir pesado em fontes de energia alternativas e garantir 100% de suas operações com uma energia renovável e limpa, como é a energia solar.

A confiança é tanta, que a empresa anunciou a construção de uma usina solar com a capacidade de gerar 200 Megawatts de energia elétrica completamente sustentável. O projeto, inclusive, já tem até endereço: no estado americano de Nevada.

A obra vai ficar por conta de um acordo com a NV Energy, uma companhia elétrica local que vai ajudar a colocar o projeto em andamento até a sua conclusão – estima-se que ficará pronta em meados do ano de 2019.

Além disso, engana-se quem acha que essa fonte de energia imensa será utilizada apenas pela gigante tecnológica. Afinal de contas, o projeto prevê o uso dessa fonte de energia renovável também para os moradores nos arredores de Reno, onde está localizado o data center da Apple – o que explora eficientemente a consciência sustentável que tem dominado as grandes empresas.

corrida-pela-sustentabilidade-apple-ira-construir-usina-solar-para-consumo-proprio-2

Detalhe sobre como a Apple investirá em energia solar

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter percebido que a energia solar tem sido assunto corriqueiro nos noticiários, sempre com uma jogada empreendedora em algum canto do mundo.

Agora, o ambicioso projeto da Apple vai reduzir, e muito, o impacto ambiental causado pelo consumo de energia elétrica dos seus data centers – hoje alimentados por usinas tradicionais que fazem uso de combustíveis fósseis.

O projeto tem sido pensado, inclusive, com um acordo interessante com a companhia elétrica, para que o excedente produzido pela nova usina seja repassado, enquanto a empresa possuirá acesso livre à rede elétrica durante o período da noite – caso ocorra algum problema na alimentação de energia ou mesmo um blecaute.

“Investir em fontes de energia limpa é vital para que a Apple mantenha o compromisso de alcançar a meta de 100% de alimentação renovável em todas as suas operações”, relata Lisa Jackson, VP da empresa. “Nossa parceria com a NV Energy ajuda a garantir aos nossos clientes o funcionamento de suas conversas no iMessage e no FaceTime e a interação com a Siri” finaliza, esperançosa de que o projeto vai dar um grande salto evolutivo para a empresa e a região.

Inclusive, a Apple já vem flertando forte com a geração de energia. No ano passado, por exemplo, a companhia criou a Apple Energy LLC, que já tinha como objetivo repassar o excedente de sua energia para outras companhias de energia elétrica.

corrida-pela-sustentabilidade-apple-ira-construir-usina-solar-para-consumo-proprio-3

O futuro está na energia solar – e é agora

Como deu para perceber, a energia solar não é tendência passageira e, tampouco, medida alternativa para promover a imagem corporativa das empresas.

Trata-se de uma solução eficiente, autônoma e que tem tudo para ser a base estrutural do abastecimento de energia daqui por diante. E muitos já perceberam essa mudança e estão se antecipando para garantir, literalmente, um lugarzinho ao sol com seus painéis fotovoltaicos.

 

Mas, agora, queremos saber de você também: o que você acha a respeito das gigantes da tecnologia que querem minimizar os impactos ambientais de suas fábricas?

Compartilhe conosco a sua opinião no campo de comentários deste post!

trabalhe-com-energia-solar-e-aproveite-as-oportunidades-deste-setor-em-plena-expansao

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *