planejamento-o-item-que-salva-o-seu-negocio
Planejamento: o item que salva o seu negócio
1 de fevereiro de 2017
net-metering-como-funciona-o-sistema-de-compensacao-de-energia-eletrica
Net Metering: como funciona o sistema de compensação de energia elétrica
8 de fevereiro de 2017
Show all

Energia solar sem fronteiras: populações isoladas do Amazonas agora têm internet

energia-solar-sem-fronteiras-populacoes-isoladas-do-amazonas-agora-tem-internet

Ainda que a população em geral, pareça informada a respeito da energia solar e das múltiplas possibilidades de economizar por meio dela, há de se ressaltar a importância do uso dessa fonte de energia alternativa em comunidades isoladas do País, rendendo não apenas comodidades, mas acesso a coisas básicas dos grandes centros, como luz e internet.

Inclusive, não faltam benefícios da energia solar em áreas remotas do Amazonas, que está a cada dia mais alinhado com as possibilidades de painéis fotovoltaicos na região.

Por isso, reunimos neste post algumas dessas possibilidades que tem trazido uma série de vantagens prósperas para a região norte do país – e que podem ser inspiradas e replicadas em outras áreas carentes do Brasil. Confira!

energia-solar-sem-fronteiras-populacoes-isoladas-do-amazonas-agora-tem-internet-1

Conheça o projeto Energia Solar para Inclusão Digital

A ideia foi colocada em prática no município de Maraã (AM), onde o projeto Energia Solar para Inclusão Digital do Instituto Mamirauá, patrocinado pela Huawei por meio do Instituto Cooperforte, encheu de possibilidades de desenvolvimento a região e a comunidade local.

A começar pela implantação de um sistema solar que levou, pela primeira vez, a internet para o município, além de um curso de capacitação no setor – o que pode ampliar as oportunidades em regiões isoladas do País.

“O curso faz parte das nossas atividades. Nós capacitamos pessoas de todas as idades em questões de manejo de recursos naturais, uso de fontes renováveis, em educação ambiental” é o que explica uma das coordenadoras do projeto, Claudeise Nascimento.

“A parceria entre a Huawei, Instituto Cooperforte e o Instituto Mamirauá deu muito certo e eu estou feliz de estar hoje aqui diante desses jovens, em um momento tão importante” complementa Alexander Rose, que representou a patrocinadora Huawei nos eventos de formatura dos cursos de capacitação nos municípios de Tefé e de São João do Ipecaçu.

energia-solar-sem-fronteiras-populacoes-isoladas-do-amazonas-agora-tem-internet-3

O acesso a internet por meio da energia solar

Desde novembro de 2016, o município de São João do Ipecaçu encontrou as facilidades e conveniências do mundo on-line por meio da energia solar.

Ou seja: a energia solar possibilita internet para populações isoladas no Amazonas, e isso traz, na bagagem, tudo aquilo que podemos fazer sem sair de casa, como emitir uma nota fiscal, por exemplo.

“Para tirar uma nota fiscal, a gente tinha que viajar até Manaus. Com a internet, agora vamos poder fazer aqui mesmo. Vai ser mais fácil manter contato com os clientes, por e-mail, e divulgar mais nosso artesanato” explica a artesã e presidente da Associação de Mulheres Teçume da Amazônia, Marly das Chagas Oliveira, em entrevista ao Ariquemes Online.

energia-solar-sem-fronteiras-populacoes-isoladas-do-amazonas-agora-tem-internet-2

Mais vantagens da energia solar em áreas remotas

Além da internet, a energia solar em áreas remotas pode trazer conveniências em curto, médio e longo prazo: “A energia solar, dentro da realidade da geografia da Amazônia de grandes distâncias, é uma das saídas para tirar o povo da escuridão, porque proporciona geração isolada em diversas comunidades” relata Otacílio Brito, técnico do Programa Qualidade de Vida.

Afinal, com uma energia que não impacta a natureza, é renovável e pode gerar qualidade de vida para centenas de pessoas, o que impede ainda de investirmos mais no setor?

Para se ter uma ideia do impacto disso: atualmente, a eletricidade é ligada, todos os dias, às 18h, são 4 horas para as mais diversas atividades.

“Essas quatro horas de luz são insignificantes para as necessidades de São João. O morador dessas localidades, ao ver que o sistema solar funciona e é bom, vai investir seu dinheiro e, assim como compra um freezer, uma televisão, vai também adquirir seu sistema solar. Não polui o meio ambiente, não faz barulho e não gasta combustível” aponta Otacílio.

É nítido, portanto, que o investimento em energia solar pode ter um grande impacto em diversas áreas do País e do mundo.

Até por isso, além da instalação de painéis fotovoltaicos, existem outras oportunidades que a energia solar cria para comunidades, como a geração de empregos.

Afinal de contas, os cursos de capacitação colocam a oportunidade, em si, ao alcance da comunidade local. Assim, eles se capacitam e qualificam, moldando os rumos profissionais que podem dar luz a comunidades inteiras!

Mas, agora, queremos ouvir um pouco mais de você: o que tem achado do uso de energia solar em áreas remotas? Compartilhe conosco no campo de comentários deste post!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *