7 dicas simples para economizar energia no verão
7 de dezembro de 2016
checklist-tudo-sobre-estruturas-de-suporte-para-fixacao-de-paineis-fotovoltaicos
Tudo sobre estruturas de suporte para fixação de Painéis Fotovoltaicos
14 de dezembro de 2016
Show all

Google anuncia que irá operar 100% com Energia Renovável em 2017

google-anuncia-que-ira-operar-100-com-energia-renovavel-em-2017

A semana foi agitada para uma das empresas mais rentáveis do mundo inteiro atualmente: o Google. Afinal de contas, a marca deu um grande passo em provar que o futuro pertence às fontes de energia renovável, como a energia fotovoltaica.

E, para isso, ela veio a público esclarecer que em 2017, a gigante tecnológica irá operar 100% com energia renovável, com energia solar e a eólica – algo inclusive, que a companhia já vinha fazendo aos poucos, desde 2010.

Vale salientar que, atualmente, o Google já é a empresa que mais compra energia renovável em todo o mundo, gerando mais de 2,6 GW (gigawatts) de energia.

Para se ter uma ideia comparativa: com 1 GW, é possível abastecer com energia, uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.

google-anuncia-que-ira-operar-100-com-energia-renovavel-em-2017-2

A aposta em energia renovável

Não é de hoje que as possibilidades de gerar a própria energia, dependendo cada vez menos de recursos finitos, está em pauta em residências, empresas e indústrias.

O fato de estarmos falando de uma das empresas mais valiosas do mundo, entretanto, parece fazer com que os argumentos contrários à utilização de energia renovável caiam por terra.

Afinal de contas, se uma empresa do porte do Google conseguirá focar suas operações em energia renovável, porque outras empresas e domicílios não conseguem o mesmo – com suas devidas proporções, é claro?

Isso sem falar que a energia solar e a energia eólica não são poluentes e, tampouco, emite gases estufa. A sustentabilidade é valiosíssima, nesses casos, ainda mais por não ser uma fonte sujeita a flutuações especulativas no seu valor, como ocorre, atualmente, com o petróleo.

Sustentável, eficiente e econômica, também. Nos últimos anos, por exemplo, a energia eólica ficou 60% mais barata, enquanto a energia solar cerca de 80%, de acordo com o Google.

Ou seja: o investimento é inicial, apenas, dispondo de vantagens que serão colhidas mensalmente posteriormente.

Os créditos comprados e utilizados nas energias renováveis

Já falamos por aqui a respeito da possibilidade de gerar mais energia elétrica do que o consumir, com a energia fotovoltaica gerando créditos.

Assim, você tem algumas condições para quitar outras contas de luz, por exemplo, com esse crédito excedente. Algo que o Google já vem utilizando, enquanto ainda não se mostra 100% operável com outras fontes de energia renovável.

Isso significa que a empresa compra esses créditos, demonstrando um respeito ao meio ambiente digno de figurar entre os principais cases sustentáveis deste ano – ainda mais quando levamos em conta que uma das principais despesas do Google é o consumo de energia elétrica.

google-anuncia-que-ira-operar-100-com-energia-renovavel-em-2017-1

3 motivos para você também se inspirar em energia renovável

Como vimos, o Google pode ser um exemplo a ser seguido, caso você esteja em busca de economia, sustentabilidade e mais autonomia para gerar e consumir sua energia.

Assim, não poderíamos encerrar este artigo sem mostrar, detalhadamente, algumas das principais vantagens em apostas na energia fotovoltaica – ou mesmo em outras energias renováveis. Confira quais são!

1. Energia sustentável

Falamos bastante sobre isso, ao longo do texto, mas vamos apresentar tal benefício na sua própria realidade.

Imagine que, aos poucos, você e seus vizinhos comecem a utilizar menos fontes de energia nocivas ao meio ambiente, como o gás natural e a energia hidrelétrica, por exemplo.

Com isso, você agride menos a natureza, propondo mais qualidade de vida, como um todo, e não esgota as fontes de energia do planeta, como tem ocorrido incessantemente com o uso do petróleo e do carvão mineral.

2. Economia

Gerar e consumir a sua própria energia parece uma alternativa bastante econômica, não é mesmo? E é!

Isso implica economia na conta de luz, baixa manutenção (como nos sistemas de calefação e no encanamento) e mais tranquilidade para lidar com o seu consumo de energia.

E vale ressaltar que os painéis solares possuem, em média, vida útil de 30 anos, aproximadamente.

3. Energia fácil

Atualmente, a energia fotovoltaica é facilmente instalada, podendo ser adaptada de acordo com a sua demanda e espaço disponível para tal.

Dessa maneira, convém se informar a respeito das soluções que esse tipo de energia pode fornecer à sua residência, comércio ou indústria e, assim, dar um significativo passo rumo a um futuro de qualidade, com energia limpa, renovável e gerada por você mesmo!

Fique ligado no blog da OCA e acompanhe as novidades do setor de energia renovável.

Deixe seu comentário, participe com a sua opinião!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *