8-profissoes-do-futuro-e-a-oca-pode-te-ajudar-em-uma-delas
8 profissões do futuro e a OCA pode te ajudar em uma delas
16 de janeiro de 2017
as-mulheres-no-mercado-de-energia-solar
As mulheres no mercado de energia solar
23 de janeiro de 2017
Show all

População brasileira compraria energia solar se tivesse crédito

populacao-brasileira-compraria-energia-solar-se-tivesse-credito

A energia solar é uma alternativa cada vez mais consolidada no Brasil e além de nossas fronteiras. Quem não nos deixa mentir são esses lindos projetos de usinas solares, já viu?

Acontece que o investimento nesse tipo de sistema é, ainda, um dos grandes empecilhos para grande parte da população – mesmo apesar dos muitos benefícios da energia solar, inclusive no bolso do consumidor.

Mas, se dependesse de nossa própria população, essa migração no fornecimento de energia elétrica já teria sido feita há muito tempo. Ao menos, é o que uma recente pesquisa feita pelo Datafolha, em parceria com o Greenpeace, evidenciou – desde que houvessem linhas de crédito com juros baixos.

Pois são os desdobramentos dessa notícia que veremos no post de hoje. Confira!

populacao-brasileira-compraria-energia-solar-se-tivesse-credito-1

As vantagens de um sistema de energia solar

Já mencionamos, em nosso blog, algumas das muitas vantagens de um sistema de energia solar, entre as quais podemos citar:

  • Fonte de energia renovável e infinita;
  • Garante mais economia nos gastos com a conta de luz;
  • Para o comércio e a indústria, ajuda a agregar valor à marca (por ser sustentável);
  • Não polui o ambiente;
  • Equipamento com vida útil prolongada (garantia média de 25 anos).

Uma dessas vantagens, inclusive, é um dos principais sonhos de consumo da população que ainda não conta com energia solar em sua casa ou estabelecimento: a economia na conta de luz.

Na pesquisa citada anteriormente, 48% dos entrevistados revelaram que a principal motivação para considerar a energia solar seria a redução na conta de luz, e a possibilidade de gerar sua própria energia.

Sem falar no grande atrativo dessa pesquisa, que é o fato de 72% dos 2.044 entrevistados revelarem que têm desejo em adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica, sendo o poder aquisitivo baixo e as taxas pouco atrativas como grandes empecilhos para a mudança.

populacao-brasileira-compraria-energia-solar-se-tivesse-credito-2

O fim da dependência com as distribuidoras de energia

Outro ponto relevante, levantado na pesquisa do Datafolha com o Greenpeace, é a insatisfação dos ouvintes com relação à sua distribuidora de energia. Afinal, 17% dos entrevistados se disseram desejosos em não depender mais desse tipo de serviço.

Em terceiro lugar, com 16%, está o aspecto sustentável da energia solar fotovoltaica, que abre mão dos recursos naturais e se apoia na infinidade da luz solar para abastecer residências, comércios e indústrias.

Este ponto, inclusive, sempre foi um dos mais alardeados para conscientizar todos de que a energia solar seria a alternativa do futuro. E, para quem duvida, basta se lembrar que o bilionário Elon Musk, em sua busca por um mundo mais sustentável, está apostando forte na produção de energia a por meio da luz solar.

O Brasil já está bem informado a respeito da geração de energia por meio de painéis solares, uma vez que, segundo a pesquisa, o sudeste brasileiro lidera com conhecimentos a respeito desse tipo de energia (24%), seguido das regiões Norte/Centro-Oeste (18%), Sul (14%) e Nordeste (13%).

Assim, é seguro dizer que estamos no caminho certo para desburocratizar cada vez mais os mitos a respeito da energia solar, colocando-a no devido lugar de destaque que ela deveria estar há muito tempo.

populacao-brasileira-compraria-energia-solar-se-tivesse-credito-3

As possibilidades para investir em energia solar

Como grande parte da população acredita que, atualmente, o investimento parece fora do alcance de boa parcela dos cidadãos, é importante considerar alternativas. Uma delas e que 54% dos entrevistados se mostraram interessados, é a da realização de um consórcio que facilite o acesso ao sistema de energia solar.

Claro que a pesquisa tem caráter meramente informativo, mas é o suficiente para explorar que mais pessoas estão por dentro e interessadas nas possibilidades fornecidas pela energia solar, o que nos leva a crer que estamos no caminho certo para explorar mais os recursos infinitos fornecidos pelo nosso astro-rei.

E, caso você queira saber um pouquinho mais a respeito da energia solar fotovoltaica, e como ela pode beneficiar o seu lar ou empreendimento, entre em contato conosco!

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *