Artigo fundamental para os agricultores: descubra como a energia fotovoltaica irá eliminar seus altos gastos com energia
25 de novembro de 2015
Capacitação em energia solar: invista no seu futuro
1 de dezembro de 2015
Show all

5 razões para utilizar energia fotovoltaica em projetos de telecomunicações

Satellite dish and solar panels on terrace against blue sky

Analise a seguinte situação: você contratou uma empresa para o projeto de rede de telecomunicações em sua propriedade afastada de centros urbanos, e a melhor localização para instalação das torres é distante do grid de fornecimento de energia.

A solução mais comum para esse problema é suprir a demanda energética arcando com os custos de extensão da linha tradicional ou ainda utilizar onerosas gerações alternativas. Contudo, existe outra possibilidade com muitas vantagens, a geração de energia elétrica por radiação solar.

Vejamos alguns benefícios desse modelo de geração off-grid quando aplicado em soluções de telecomunicações.

1. Baixo nível de perda de equipamentos

A instalação de repetidores, torres de telefonia móvel e antenas parabólicas em locais altos com a elétrica tradicional aumenta o risco de distúrbios causados pelas descargas atmosféricas.

Isso compromete a confiabilidade do sistema energético, não apenas da instalação in situ, mas também da própria linha de distribuição na qual o sistema está conectado. Como consequência, é comum a queima de dispositivos e módulos por raios e flutuações na rede elétrica.

Esse problema é contornado com a instalação de células fotovoltaicas e geração off-grid, que isolam os módulos garantindo proteção sem custos excedentes.

2. Sem peças móveis com durabilidade elevada

Um sistema fotovoltaico para estação de telecomunicação, além dos módulos fotovoltaicos, possui controle de carga e descarga que alimenta e é alimentado por baterias. Esse controle também tem a função de regular a carga das baterias de forma a não reduzir sua vida útil. Por sua vez, a energia gerada está em CC sendo necessário a utilização de um inversor para transformar em CA.

Esse sistema todo não possui partes móveis e, além disso, os módulos fotovoltaicos possuem garantia que gira em torno de 20 anos.

3. Dimensionamento de acordo com a demanda

Em sistemas de telecomunicações, a energia fotovoltaica é utilizada para alimentar dispositivos de:

Telemetria
WLAN
Antenas parabólicas
Repetidores
Redes de telefonia móvel
Redes sem fio de pequeno e grande porte

Esses sistemas não são iguais, possuindo cargas e potências distintas. A geração fotovoltaica atende essa variação durante a fase de projeto, quando o tamanho das placas e a quantidade de baterias a serem utilizadas são dimensionadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

4. Baixa frequência de manutenção

Em locais isolados, o abastecimento de energia requer atenção dobrada. A importância da troca de informações é vital, e a frequência de manutenção e abastecimento de combustível para geração tradicional (diesel, gás, madeira) não é constante.

Os sistemas fotovoltaicos são confiáveis e de baixa manutenção, que consiste basicamente na limpeza dos módulos.

5. Possibilidade de sistemas híbridos

Como já mencionado, a confiabilidade é uma das características mais desejadas em sistemas de telecomunicação alimentados off-grid. Caso haja desconfiança no método tradicional ou exista o desejo de mesclar duas alternativas, a energia fotovoltaica é uma ótima opção.

Quando a energia fotovoltaica não é suficiente para a demanda total, dada às características do relevo e incidência solar, é possível instalar um sistema híbrido que utiliza uma fonte alternativa complementar como por exemplo: Geradores a Diesel, Eólica, Gás Natural e a própria rede elétrica.

Com o conhecimento dessas vantagens, considere a geração fotovoltaica off-grid durante o projeto de telecom em sua propriedade. Lembre-se também que, por ser um sistema modular, a energia fotovoltaica pode facilmente atender a expansão de sistemas já existentes.

Se você ficou com alguma dúvida sobre as vantagens do sistema fotovoltaico off-grid, entre em contato conosco ou deixe um comentário.

 

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *