Energia Solar é usada como alternativa para captação de água no Campo
9 de abril de 2015
Show all

Aplicação da Energia Solar Fotovoltaica às Telecomunicações

Huge complex of telecomunication antenas

A energia solar fotovoltaica consiste na geração de energia elétrica por meio da captação da luz do sol. É uma solução limpa, renovável e ilimitada que permite a geração de eletricidade no próprio ponto de consumo. Esta tecnologia pode ser empregada tanto em áreas urbanas como em locais rurais e remotos.

O Sol é uma fonte de energia tão potente que em uma hora libera sobre a Terra uma quantidade de energia que é superior ao consumo global de um ano inteiro.

A demanda energética é uma curva crescente em todo mundo, e muito se tem avaliado sobre como minimizar os impactos ambientais para geração de energia bem como se adequar às políticas energéticas. Esta preocupação fomentou a busca por outras fontes de energia que possam abastecer a humanidade de forma inesgotável e sem fortes impactos ambientais.

A energia solar é uma excelente solução para atender locais que não são abrangidos pela rede convencional e cada vez mais utilizada no meio rural, nas comunidades isoladas, para iluminação, bombeamento de água, telecomunicação entre outras aplicações.


O desenvolvimento desta tecnologia apoiou-se na busca das empresas de Telecomunicação que necessitavam de uma fonte de energia elétrica para sistemas instalados em locais remotos, a partir daí a tecnologia foi se disseminando em outras áreas de atuação.

As Telecomunicações, em particular as estações repetidoras, constituem a aplicação mais antiga da tecnologia fotovoltaica no país. 

Em locais isolados é grande a dificuldade em abastecer os equipamentos de forma confiável e com energia de qualidade, para estes casos a energia solar é amplamente indicada pois o funcionamento do sistema é muito confiável e com baixo nível de manutenção. Estes sistemas, além de evitar os altos custos para a construção de linhas de transmissão de energia, melhoram a confiabilidade das estações ao reduzir as interrupções por defeitos e acidentes na linha elétrica e principalmente por ficarem menos sujeitas aos distúrbios elétricos.


Encontra-se sistemas de telecomunicações alimentados por energia fotovoltaica em telefonia em locais isolados, estações móveis, pequenas centrais telefônicas, rádio ou TV (VHF/UHF).
A aplicação de energia solar em sistemas de Telecom se inicia em meados dos anos 50 e é amplamente utilizado atualmente.

 

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

1 Comentário

  1. Novo Blog OCA – Solar | Energia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *