Veja como a energia fotovoltaica funciona em projetos de Telecom localizados em áreas remotas
7 de março de 2016
Entenda como a energia solar fotovoltaica ajuda a garantir a segurança em estradas e rodovias
22 de março de 2016
Show all

Benefícios de um sistema fotovoltaico autônomo em Torres de Telecom localizadas em áreas isoladas

Ao realizar aplicações de energia solar em telecom, deve-se levar em consideração uma série de fatores, principalmente em se tratando de regiões isoladas. Além das preocupações com as diretrizes nacionais, existem as regulamentações municipais, que devem ser respeitadas.

Nesse emaranhado, também se encontra a mediação com a população local, que muitas vezes quer compreender o impacto da presença de torre de telecom em sua comunidade. E mais importante, existem as questões relacionadas à área técnica, o que inclui o fornecimento de energia para torres de telecomunicação. Nesse caso, a utilização da energia solar pode ser um ótimo recurso para otimizar o processo.

Aproveite e confira estas dicas a respeito da utilização de microgeração de energia para telecom:

1. Vantagem em relação a geradores a diesel

Muitas vezes, costuma-se utilizar geradores a diesel para alimentar a parte elétrica de sistemas de dispositivos de telecom. Esse tipo de forma de obtenção de energia costuma ser bastante atraente em termos de redução de custos no curto prazo. Realmente, a instalação desses meios convencionais de geração é bem mais barata que dispositivos mais atualizados.

Porém, no longo prazo, a tendência é outra. A compensação pela utilização de energia fotovoltaica para telecomunicações tende a ser muito compensatória no longo prazo.

Em se tratando dos geradores, há gastos com manutenção dos equipamentos e com mão de obra. Como a obtenção da força elétrica ocorre por meio de rotação mecânica, problemas com o uso contínuo acabam surgindo: superaquecimento e necessidade de troca de peças acabam sendo frequentes.

Esses problemas não costumam aparecer em sistemas fotovoltaicos, já que não há energia mecânica envolvida no processo.

2. Otimização do espaço

A geração de energia em locais remotos é facilitada pelo fato de que a utilização dessa fonte energética é modular – os painéis fotovoltaicos são instalados em módulos – o que permite que a capacidade seja reduzida ou ampliada, conforme as necessidades do usuário.

Instala-se apenas o que é preciso para suprir a demanda.

3. Fonte de energia totalmente ecológica

O fato de ser uma fonte que respeita por completo o meio ambiente é mais um motivo para se utilizar a energia fotovoltaica em locais isolados. Eles não poluem o ecossistema por diversas razões:

  1. Alta durabilidade. Como o surgimento da necessidade de manutenção demanda um tempo muito prolongado, os equipamentos têm um tempo de vida útil grande e demoram a serem descartados. Menos envio de material não orgânico para o meio ambiente;
  2. Outro fator é inexistência da criação de ruídos, o que contribui para a qualidade de vida de quem mora perto de onde se utiliza esse tipo de equipamento;
  3. Não polui a atmosfera com a emissão de gases, o que contribui para a redução de impacto sobre o efeito estufa.

E você, pretende utilizar sistemas autônomos para implementar redes de telecom? Conte pra gente nos comentários! 

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

1 Comentário

  1. […] do que pessoas no mundo, e para atender a crescente demanda pela conectividade, a rede das torres de telecomunicações também expandiu, inclusive para as regiões mais distantes do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *