Você já ouviu falar em Estradas Solares? Veja quais são os impactos reais dessa tecnologia
31 de março de 2016
Confira as vantagens do uso da energia solar no monitoramento de Rodovias
11 de abril de 2016
Show all

Em busca de soluções para fornecimento de energia em torres de telecom? Veja a aplicação da energia solar nesses casos

Nos últimos anos foi sensível o crescimento nas assinaturas de telefonia móvel no mundo. Para se ter uma ideia, no ano de 2000 eram pouco mais de 730 milhões e hoje já superam os 7 bilhões, segundo a União Internacional de Telecomunicações, UIT.

É possível que haja mais celulares do que pessoas no mundo, e para atender a crescente demanda pela conectividade, a rede das torres de telecomunicações também expandiu, inclusive para as regiões mais distantes do planeta.

Por serem instaladas também em regiões de difícil acesso como morros, serras, florestas, onde há dificuldade na distribuição de energia elétrica ou onde ela é inexistente, foi necessária a busca de alternativas que sanassem possíveis falhas.

Entre elas estão as aplicações de energia solar em telecom por meio da utilização de sistemas de painéis fotovoltaicos. Veja como essa tecnologia pode ser importante na geração de energia em condições adversas e sustentáveis quando aplicada nas cidades.

Ideal para geração de energia em locais remotos

É algo impensado estarmos no século XXI, em plena expansão da tecnologia móvel, e as torres ainda funcionarem com geradores a diesel. Além de serem ineficientes e custosos, eles emitem CO2 e demandam manutenções frequentes que acabam encarecendo as operações.

A energia fotovoltaica para telecomunicações pode representar uma economia de até 35% em despesas operacionais, podendo operar em regiões com fornecimento instável de energia.

Nas localidades em que há uma rede de confiança, a energia solar também se mostra eficiente, podendo ser integrada no intuito de reduzir a dependência da rede, e, mais importante, reduzir significativamente suas contas de energia.

Até nesses lugares, a carga típica do canteiro de telecom pode gerar calor, demandando mais custos com sistemas de refrigeração. Uma carga típica pode atingir dimensões entre 2 a 4 kW,e com esta carga de refrigeração adicional, o sistema exige mais energia, o que resulta em maiores despesas.

A energia solar é hoje a melhor opção para redução de custo e solução de fornecimento de energia para locais remotos. O investimento inicial do sistema solar é mais alto, porém se justifica e cai significativamente ao longo do tempo, desprendendo menos manutenção que os geradores a diesel, por exemplo.

Estes por sua vez, têm um custo mais baixo inicialmente, mas se mantém crescente ao longo do tempo.

Boa opção também para as cidades

Integrando sistemas de geração de energia solar é possível compensar a necessidade de mais energia nas horas mais quentes do dia, reduzindo os custos operacionais. Veja outras vantagens de se adotar a energia fotovoltaica para telecomunicações:

  •          A energia solar é 100% renovável;
  •          Não apresenta  ruído;
  •          É limpa e abundante;
  •          Dispensa manutenção regular.

Eficiência duradoura

Os painéis fotovoltaicos proporcionam uma de eficiência de mais de 20 anos, não só quando instalados em sistemas de torres de telecomunicações. Eles são uma alternativa viável também para outros segmentos, apresentando uma gama de benefícios em relação a outras fontes de energia.

 

Gostou do artigo e quer saber como implementar um sistema de painéis fotovoltaicos? Continue acompanhando o nosso blog.

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *