É possível termos 100% de autonomia de geração de energia elétrica residencial?
12 de maio de 2015
Japão vai ter maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo
25 de junho de 2015
Show all

Energia Solar e Telecomunicações: Tecnologias que se Completam

Three tall telecommunication towers with antennas on blue sky. View from the bottom.

A solução mais eficiente para levar energia a locais onde não existe rede convencional ou que recebe energia de maneira precária é utilizando a fonte de energia mais presente no território brasileiro: o Sol.

A energia solar é explorada cada vez mais em todo o território nacional, sobretudo em locais de difícil acesso que não contam com linhas de transmissão de energia. Entre os principais usos dessa fonte de energia, destacamos as utilizações no meio rural como o Agronegócio, Iluminação, Bombeamento de Água, Telecomunicações e Eletrificações em geral.
Os painéis solares possibilitam o acesso a energia em diversas circunstâncias, seja em postos de saúde remotos que conseguem manter refrigeradores para a conservação de vacinas, seja para mega torres de comunicação de grandes operadoras de telefonia. Devido a grande demanda verificada nos últimos anos, existem inúmeras organizações, grupos e revistas dedicando-se a difusão dessa fonte de energia limpa.

Vantagens da tecnologia fotovoltaica

A busca por empresas do setor de Telecomunicações e de soluções energéticas para localidades remotas foi a fase inicial do desenvolvimento da tecnologia. Outro fator que impulsionou o desenvolvimento dos painéis fotovoltaicos foi o fornecimento de energia para satélites.

Basicamente a geração de energia elétrica através da luz do Sol se faz a partir de captadores, chamados módulos fotovoltaicos. São compostos por materiais semicondutores que sofrem reações na presença de luz, deslocando elétrons e gerando corrente elétrica.

Os módulos funcionam automaticamente, sem a necessidade de manter alguma pessoa controlando, o que é uma grande vantagem deste sistema. Não necessitam obrigatoriamente da incidência direta da luz solar, apenas a presença de luz é suficiente para a geração de energia. Ou seja, os painéis geram energia mesmo em dias nublados, variando de acordo com a intensidade luminosa no decorrer do dia.

O fato de ser uma tecnologia modular é uma vantagem pois permite calcular a quantidade necessária de painéis solares para o seu uso atual podendo, no futuro, ser expandido, reduzido ou transferido de acordo com suas necessidades.

Energia solar para Telecom

A aplicação mais antiga da tecnologia fotovoltaica no Mundo está na área de Telecomunicações, no Brasil principalmente em estações repetidoras de microondas.

Devido a importância de manter as pessoas com acesso a comunicação mesmo na falta de energia, o fornecimento de energia elétrica para sistemas de Telecom deve ser muito criterioso, executado com alto padrão de exigência e segurança.

Em locais isolados e de difícil acesso, a atenção deve ser ainda maior. Abastecer os equipamentos com energia de qualidade e de forma confiável exige alto nível de capacitação para superar grandes dificuldades que impedem o acesso e a realização do trabalho. Os sistemas fotovoltaicos se mostram como a melhor alternativa para aplicações isoladas onde não há elevados consumos de energia elétrica. O baixo custo de manutenção dos painéis solares é um fator determinante que proporciona um excelente custo-benefício, viabilizando ainda mais o uso de energia solar em locais remotos.

Os sistemas evitam a construção de novas linhas de transmissão, aumentam a confiabilidade das estações reduzindo interrupções por acidentes e defeitos na linha elétrica além de ficarem menos expostas a distúrbios elétricos. Os sistemas de Telecom alimentados por energia solar são utilizados também para Telefonia em locais isolados, telemetria, estações móveis de Telecom, pequenas centrais telefônicas, rádio ou TV.

Estações fixas

Estações repetidoras de Telecom são projetadas e instaladas em locais elevados e remotos, na maioria das vezes de difícil acesso. Suas características exigem alto grau de confiabilidade operacional e por conta dessas condições, a solução encontrada é a construção de unidades geradoras fotovoltaicas.

Para elaborar o projeto e fazer a instalação dos sistemas fotovoltaicos é realizada uma análise dos requisitos técnicos e da estação de Telecomunicação por meio de estudo técnico e de viabilidade. Os fatores levantados são em relação a requisitos da carga, nível de confiabilidade, autonomia, condições locais de insolação, disponibilidade, vento, custo do combustível, entre outros.

As soluções para o fornecimento de energia em sistemas de Telecomunicações estão evoluindo continuamente e o uso de Energia Solar se destaca como a melhor alternativa nos dias de hoje. Confira a lista com diversão aplicações de energia fotovoltaica para Telecom:

Rede de telefonia móvel
Redes sem fio de pequeno e grande porte
Telemetria
Telefonia rural
Sites repetidores
Antenas parabólicas
WLAN

Você conhecia todas essas aplicações? Também vê a Energia Solar como a solução mais interessante para Telecomunicações em locais remotos? Deixe sua opinião logo abaixo! Escreva um comentário e compartilhe seu conhecimento com a gente.

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *