As aplicações da energia solar nas telecomunicações e como elas se ajustam ao seu projeto
18 de abril de 2016
Energia Solar em Radares, Sensores e Iluminação de estradas e rodovias
2 de maio de 2016
Show all

Por que você deveria rever seu projeto de telecom caso não esteja previsto o uso de energia solar

Atualmente as torres de telecom estão mais modernas, fazendo parte de um sistema de telecomunicações com infraestrutura composta por sistemas essenciais para o bom funcionamento dos equipamentos de comutação e transmissão.

Basicamente, o sistema conta com torres de telecomunicações, aterramento, para-raios, alarme de incêndio, sistema de refrigeração e energia. Este último passou a ser objeto de estudo e como consequência foram desenvolvidas soluções para a diminuição do consumo e autoeficiência.

E é nesse contexto que entra a energia solar como um catalisador e um dinamizador de todo o sistema, uma vez que garante a energia adequada para seu funcionamento, apresentando inúmeros benefícios em relação a sua implementação e uso.

Veja as vantagens das aplicações de energia solar em telecom, como a possibilidade de geração de energia em locais remotos com custos reduzidos.

Por que adicionar ao projeto?

Sistemas de energia renovável se mostram métodos viáveis para alimentar sistemas de Telecom, seja na cidade ou no campo.

O investimento nesse tipo de energia garante seu retorno com a economia de energia elétrica, proveniente tanto da rede de abastecimento como de fontes próprias comumente utilizadas nesses sistemas, a exemplo do diesel, que além de não ser uma energia limpa, demanda maiores custos e manutenção quase que constante.

A energia solar, por sua vez, é viável em praticamente todo o território brasileiro. Trata-se de uma energia potencialmente limpa e os painéis fotovoltaicos usados para a captação na luz estão mais potentes, ao mesmo tempo em que seu custo diminuiu.

A instalação em diferentes escalas não obriga grandes investimentos, garantindo a sustentabilidade do sistema.

Energia fotovoltaica em locais isolados

Sistemas de energia solar são importantes principalmente para a geração de energia em locais remotos, que apresentam métodos não viáveis de alimentar sistemas de telecomunicações em lugares em que a eletricidade convencional não está disponível ou impraticável. Há muitas torres de telecom instaladas em morros e serras, cujos acessos não são fáceis.

O uso da energia solar, nesses e em outros casos, proporciona excelente fonte de energia limpa e confiável, mantendo os sistemas de telecom carregados e com pouca manutenção.

Além disso, as localidades distantes dos centros de produção energética geralmente sofrem com a perda de energia decorrente da transmissão. Mesmo com a rede elétrica disponível nesses locais, um sistema de energia eficiente e renovável é capaz de fornecer segurança em caso de falhas da rede.

Tecnologia já utilizada por empresas brasileiras

A Algar Telecom é uma das empresas que já utilizam a energia solar em seus sistemas. Em Minas Gerais, por exemplo, possuem 14 torres alimentadas por sistemas fotovoltaicos, que garantem a geração de energia necessária para seu funcionamento. O projeto conta com 1.800 módulos para o fornecimento de 450 kWp (pico de quilowatts).

A tecnologia que prevê o aproveitamento da energia solar se mostrou a solução para as torres de telecom, sendo ideal para diferentes projetos, dos menores aos maiores, proporcionando maior segurança nas operações.

 

Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar nossas publicações e veja como a proposta da Oca Solar Energia pode solucionar a demanda de energia solar.

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *