Energia solar em Call Boxes instalados em Rodovias: conheça essa aplicação
9 de maio de 2016
[VÍDEO] É possível atingir 100% de autonomia energética em sua residência?
23 de maio de 2016
Show all

Aplicação da Energia Solar em Áreas de Vivência: veja como garantir o funcionamento desses espaços

Em tempos de crise é importante ter a redução de custos em mente e a empresa precisa se mobilizar para que os gastos desnecessários sejam cortados na raiz. Para isso, é preciso buscar alternativas que vão permitir que o negócio permaneça rentável, ainda que em momentos de dificuldade econômica.

Nesse sentido, as áreas de vivência surgem como excelente oportunidade.

Elas permitem uma utilização dos recursos naturais de forma extremamente econômica e ecologicamente sustentável em galpões compactados que são fáceis de transportar e que viabilizam uma grande redução de custos, já que dependem exclusivamente de energia fotovoltaica para a realização dos trabalhos.

Além disso, são uma excelente aplicação em obras de rodovias, por exemplo, principalmente em locais remotos onde a energia fotovoltaica garante o fornecimento de energia sem depender da rede.

Essa economia e facilidade de uso ocorrem porque as áreas de vivência são compartimentos criados especificamente para uma quantidade de usuários definida. Por conta dessa especificidade, não é necessário afetar o ambiente ao redor da obra com construções adicionais ou aumentar os gastos com aluguel de casas para os funcionários.

De acordo com a Norma Regulamentadora 18 (NR 18) que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria e no Comércio, a implementação de áreas de vivência se torna obrigatória em diversos cenários.

Atentos a essa norma, os responsáveis pela implementação dessas áreas tem mais um motivo para entender um pouco mais sobre a aplicação da energia solar nesses espaços com o objetivo de garantir seu funcionamento pleno em locais sem acesso a rede elétrica.

Canteiros ecológicos: arquitetura inteligente para redução de uso de recursos

As áreas de vivência podem ser utilizadas em diferentes situações.

Em engenharia civil, por exemplo, é possível utilizá-las em canteiros de obra. Da mesma forma, é possível obter o uso de energia fotovoltaica para concessionárias quando existem operações em estradas.

Além disso, as áreas de vivência com energia solar podem ser utilizadas em canteiros ecológicos; os materiais adotados são ecologicamente sustentáveis e a água é utilizada de forma renovável e inteligente.

Impacto ambiental reduzido com barracões ecológicos

Além do uso recorrente em obras, o conceito de áreas de vivência também pode ser aplicado a barracões ecológicos.

Eles podem servir como galpões de ferramentaria, garagens, área de trabalho, já que são perfeitamente configuráveis. Partindo disso, também há uma diversificação do uso da energia solar.

A utilização de energia fotovoltaica em barracões permite, por exemplo, o uso de água quente para chuveiro elétrico. Além disso, todos os eletrodomésticos ou ferramentas elétricas que dependerem do próprio barracão poderão ter o seu funcionamento energético suprido pelo sistema fotovoltaico instalado.

Aplicações práticas nas áreas de vivências

A partir da energia fotovoltaica, as áreas de vivência podem ser utilizadas de formas diversificadas:

  • Refeitórios móveis: nesse caso é possível criar um pequeno refeitório dentro de um contêiner. A grande vantagem é que ele pode ser facilmente deslocado através de reboque.
  • Dormitórios: é também possível criar dormitórios a partir de contêineres. Nesse tipo de área de vivência, existe a presença de água quente e todo ambiente é criado para manter a temperatura agradável e o ar circulando;
  • Escritórios móveis: eles possibilitam a existência de um local específico para reuniões e para a realização de tarefas de rotina, mesmo em locais distantes de centros urbanos.

Todas essas aplicações são viabilizadas graças à utilização da energia fotovoltaica que permite simultaneamente que as áreas de vivência sejam instaladas em locais longínquos e com redução de custos, sem a dependência da energia gerada pela rede.

 

Ficou com alguma dúvida sobre as vantagens do uso da energia solar em áreas de vivência? Deixe seu comentário logo abaixo!

Energia Solar é a solução para o seu negócio

Oca Energia
Oca Energia
A Oca Solar Energia é uma empresa especializada em Capacitação, Treinamento e Consultoria em energia solar fotovoltaica. Nosso vasto know-how na comercialização, gestão de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados (on-grid) e autônomos (off-grid) nos permite oferecer aos nossos clientes uma abordagem realista de todos os aspectos técnicos e de negócios relacionados à energia solar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *