Energia Solar

A energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica consiste na geração de energia elétrica por meio da captação da luz do sol. É uma solução limpa, renovável e ilimitada que permite a geração de eletricidade no próprio ponto de consumo. Esta tecnologia pode ser empregada tanto em áreas urbanas como em locais rurais e remotos.

Atualmente, no mundo, existe em torno de 138,9 GW de capacidade instalada em energia solar, quantidade esta capaz de produzir pelo menos 160 terawatt horas (TWh) de eletricidade anualmente.

Utilizando-se uma básica definição, sistema fotovoltaico é um conjunto integrado de módulos fotovoltaicos e outros componentes que são projetados para converter a energia solar (luminosidade) em eletricidade.

(MAYCOCK, 1981; TREBLE, 1991)

Solar Off-Grid

Como a energia solar Off-Grid funciona?

Os módulos fotovoltaicos (também chamados de painéis solares) são instalados sempre voltados para o Equador – se o local de instalação for em latitude Norte, devem estar voltados para Sul; se for em latitude Sul, voltados para o Norte.

Os módulos fotovoltaicos, devem ser instalados inclinados em relação ao plano horizontal. Quanto mais afastado da linha do Equador, for o local de instalação, maior deve ser essa inclinação.

Os módulos geram eletricidade a partir da luz e não do calor. Os fótons (partículas de luz), ao entrarem em contato com as “células fotovoltaicas”, deslocam elétrons criando uma corrente elétrica. Esta corrente elétrica é captada, conduzida por cabos e transferida para uma carga ou baterias de armazenamento para posterior utilização.

Frequentemente entre os módulos solares e as baterias está o controlador de cargas, um componente eletrônico que regula o fluxo de corrente elétrica e tensão entre os módulos e as baterias. Seu trabalho é basicamente o de proteger a vida útil das baterias e carregá-las adequadamente, além de extrair o máximo de potência dos módulos fotovoltaicos.

Como a produção de energia dos módulos se dá em corrente contínua (CC) em 12, 24, 36 e 48 volts, alguns sistemas de energia solar demandam a instalação de inversores de tensão que transformarão a corrente contínua em corrente alternada (CA) 110 ou 220 volts.

Componentes

Off-Grid