Comandos elétricos: para que servem e quais suas aplicações

Já é possível afirmar que comandos elétricos deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e a cada dia que passa invade todos os demais setores (residenciais e comerciais).

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em 2019 o setor teve um acréscimo de 2,8 mil postos de trabalho. 

Ou seja, um crescimento de 235 mil trabalhadores!

Atualmente tudo que nos cerca envolve eletricidade! A automação faz parte de nosso cotidiano mesmo que seja nas tarefas mais simples.

Por isso, neste blogpost, de forma descomplicada e resumida, vamos explicar sobre:

  •  O que são comandos elétricos
  • Para que servem e como são acionados
  • Quais são os componentes usados
  • Quais são suas principais aplicações

O que são comandos elétricos?

Comandos elétricos ou acionamentos elétricos? 

Começamos com essa pergunta porque há uma confusão entre os profissionais da área sobre qual termo falar, e se realmente há uma diferenciação. 

Se você ficou em dúvida e não sabe qual é o termo correto, é só assistir ao 1º vídeo da playlist gratuita de comandos elétricos, disponibilizada pelo canal Elétrica Racional, do professor Denis Lourenço:

Link: https://bityli.com/me2TX

Comandos elétricos, foi o princípio da automação!

Por meio de suas lógicas de comandos e acionamentos, sua principal função é realizar o acionamento de máquinas elétricas e equipamentos elétricos.

Explicando de forma ainda mais simples podemos dizer que… 

Comandos elétricos são a base de tudo! Pois, eles são as peças-chaves dos circuitos elétricos que, por sua vez, são os responsáveis pelo funcionamento das máquinas e equipamentos eletrônicos.

Entenderam?

Para que servem comandos elétricos?

Os comandos podem ser utilizados para diversas finalidades como, por exemplo, para fazer o funcionamento de elevadores, processos de produção de industriais,esteiras rolantes e entre outros.

Para ficar mais claro, os comandos elétricos mais comuns, se dividem basicamente em circuitos onde são ligados os motores e equipamentos. Vejamos:

  • Circuito de cargas 

Podem ser monofásico (uma fase), bifásico (duas fases) ou trifásico (três fases), onde as quantidades de cargas elétricas utilizadas representam sua potência total.

É importante destacar que como o circuito de cargas é o que dissipa maior potência, é nele que passa a maior quantidade de corrente elétrica.

  • Circuito de comandos

O circuito de comandos (ou de controle) é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados. Ele possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica de elementos deste circuito.

Ou seja, em oposição ao circuito de cargas, em circuito de comandos é onde passa e suporta a menor corrente elétrica do circuito.

E já que a base de comandos são os circuitos, o que acha de avançar um pouco mais e aprender os métodos de como calcular a corrente elétrica de um circuito?

Como são acionados?

Os principais comandos elétricos do mercado podem ser acionados de forma convencional ou eletrônica.

No primeiro caso são utilizados dispositivos eletromecânicos para dar partida no motor, como contatores.

Já no segundo caso, como o nome sugere, são utilizados dispositivos eletrônicos que realizam o acionamento do motor, como por exemplo, inversores de frequência.

Mas não basta apenas acionar os motores…

Quando se trabalha com a parte elétrica, precisamos de profissionais qualificados e dispositivos que garantam a segurança dos equipamentos.

Então contra alterações na tensão, curtos-circuitos ou mudança de intensidade na corrente elétrica que os alimenta e evitar, assim, que eles sejam danificados, existem os fusíveis, disjuntores e relés.

Mas o que são contatores? Inversores de frequência? relés?

Calma que essa é o próximo tópico!

Principais componentes usados em comandos elétricos 

Os componentes utilizados, são apenas a “ponta do iceberg”! Eles são muito importantes para você entender com facilidade o restante do conteúdo. Como por exemplo montar o seu painel e interpretar o diagrama de comandos elétricos.

Botoeiras

As botoeiras que são conhecidas de forma genérica como “botão de comando”, é o elemento responsável por ligar e desligar os circuitos.

As botoeiras mais comuns possuem contatos do tipo normalmente aberto (NA) e normalmente fechado (NF) permitindo diversas configurações.

Para facilitar o entendimento, essas botoeiras possuem cores definidas de acordo com a sua função. 

comandos elétricos

Sinalizadores

Os sinalizadores servem para sinalizar o operador de uma situação que requer à sua atenção. Podem ser do tipo luminosos ou sonoros. Assim como as botoeiras, os sinalizadores são identificados por cores. 

Relé

O relé é um interruptor eletromecânico. 

Quando uma corrente circula pela bobina, esta gera um campo eletromagnético que acaba atraindo uma série de contatos. Estes contatos fecham ou abrem os circuitos.

Quando a corrente elétrica que passa pelas bobinas é interrompida o campo eletromagnético também é, ou seja, os contatos voltam para suas posições originais.

comandos elétricos

Contator

Também é um dispositivo eletromecânico e o principal elemento em comandos elétricos. 

Sua principal função é controlar a passagem de altas correntes. Ele também possui as configurações NA e NF, que variam de acordo com o fabricante e a necessidade.

comandos elétricos

Fusíveis

Os fusíveis são dispositivos conhecidos por muitos. Sua função é proteger o circuito que está instalado contra curto-circuito e queima.

comandos elétricos

Disjuntores

Os disjuntores são dispositivos de proteção e assim como os fusíveis atuam protegendo o circuito contra um possível curto-circuito ou sobrecarga. A principal diferença é que o disjuntor não é descartável como o fusível. 

comandos elétricos

Quais são suas principais aplicações?

Como já citado anteriormente, a principal função dos comandos elétricos é realizar o acionamento de máquinas e equipamentos elétricos, através de seus acionamentos e lógicas de comando. E, já não se pode pensar nessa atividade apenas dentro da indústria!

Você sabia que…

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), 78% dos brasileiros têm interesse em adquirir equipamentos de automação residencial?

Alguns modelos de elevadores, por exemplo, utilizam comandos elétricos para o acionamento dos motores ou até em certos hotéis, quando o quarto só tem energia quando é inserido um cartão.

Existem várias outras possibilidades de aplicações como por exemplo:

  • realizar partidas de motores, sendo partida estrela, triângulo, reversão do motor
  • fazer um elevador
  • semáforos
  • processos de produção através de eletropneumática e hidropneumática, etc. 

Mas que fique bem claro, estas são possíveis aplicações!

Para saber mais, você pode assistir ao 1º dia de live. que organizamos exclusivamente para vocês, e complementar ainda mais os seus conhecimentos! 

Conclusão

Podemos chegar à conclusão que graças as lógicas de comandos e avanço da tecnologia, hoje temos processos de produção ainda mais rápidos com certeza facilitam o nosso cotidiano.

Se você ainda não se convenceu de que realmente quer entrar nessa área, leia no PDF abaixo, a entrevista que preparamos com exclusividade para você!

Curso de comandos elétricos gratuito

Queremos que você entenda como comandos elétricos mudou a vida do Tecnólogo em Edifício, Dario Silva, e pode mudar a sua também!

 Você também pôde perceber que essa área abrange muitas coisas do ramo da elétrica. Então, se qualificar nessa parte é fator super importante para o seu sucesso profissional. 

Tudo o que você saber sobre elétrica básica, você vai encontrar em nosso curso à distância! Conheça a nossa plataforma EAD e agregue ainda mais valor em seus conhecimentos!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011-0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

2 Comentários

  1. Avatar Agenor de Souza Miranda disse:

    como fazer para se matricular?

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá, tudo bem?
      O curso está em fase de conclusão. Já anotei em nosso sistema e assim que liberar, iremos entrar em contato com você para passar as informações, ok!
      Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *