Como elaborar um diagrama de comandos elétricos

Antes de mais nada, é importante dizer que o mercado de trabalho, está cada vez mais exigente, e hoje, é necessário que um bom eletricista saiba elaborar no mínimo pequenos projetos, como por exemplo, um diagrama de comandos elétricos.

Em contrapartida, conseguir elaborar um diagrama, é um problema muito comum entre os profissionais da área e não é uma tarefa fácil!

Dessa forma, preparamos esse blog post de forma a facilitar sua vida, e dar a você, dicas valiosas de como elaborar um diagrama de comandos elétricos. Vamos começar!

O que é necessário para fazer um diagrama de comandos elétricos

Primeiramente, para começar o projeto recolha o máximo de informações que você puder!

Por exemplo, os tipos de cargas ou motores a serem usados, pra qual fim é o circuito elétrico e o que o cliente exige; fazer todos os cálculos de corrente, etc… tudo com o máximo de detalhes, e também com os tipos de materiais a serem utilizados. 

Do mesmo modo, é muito importante que você entenda (e saiba diferenciar) os tipos de diagramas elétricos existentes, que são basicamente quatro: o multifilar, funcional, unifilar e trifilar.

Vale ressaltar ainda que, a norma NBR 5280, é ainda muito utilizada por profissionais da área (apesar de estar cancelada), e oferece uma padronização de letras e símbolos gráficos, para cada elemento do circuito.

Confira as imagens a seguir:

Exemplo de símbolos mais utilizados.

A numeração dos contatos também segue uma convenção! Veja:

  • A numeração dos contatos que representam os terminais de força é feita como a seguir:

→ 1, 3 e 5 = Circuito de entrada (linha)

→ 2, 4 e 6 = Circuito de saída (terminal)

  • Já a numeração dos contatos auxiliares segue o seguinte padrão:

→ 1 e 2 = Contato normalmente fechado (NF)

→ 3 e 4 = Contato normalmente aberto (NA)

  • Nos relés e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina. Os contatos auxiliares de um contator seguem um tipo especial de numeração, pois, o número é composto por dois dígitos, sendo:

→ Primeiro dígito: indica o número do contato

→ Segundo dígito: indica se o contato é do tipo NF (1 e 2) ou NA (3 e 4)

Sendo assim, agora podemos ir aos tipos de diagramas, e quando se trata de comandos elétricos, são dois: um para potência e o outro para comandos.

Diagrama de potência

O diagrama de potência é responsável por conter todas as ligações e informações referentes às cargas, que usualmente são os motores.

De acordo com o professor de comandos elétricos, Denis Lourenço, o diagrama de potência é:

“A parte de potencia é a parte que vai realizar o trabalho; é o que de fato vai transmitir o movimento na ponta do eixo do motor; a parte de carga; a parte de maior consumo de corrente elétrica”.

diagrama de potência
Exemplo realizado no 1º dia de live, promovida pela Oca Solar Energia – software CADe SIMU

As informações que deverão estar contidas nesse diagrama são basicamente os contatos de força, como: indicações dos barramentos de alimentação (L1, L2, L3, N, PE), nível de tensão, capacidade de corrente dos barramentos, informações sobre os tipos de componentes de proteção, contatores e informações sobre características das cargas.

Diagrama de comandos

Em um diagrama de comandos elétricos, é importante que você deixe bem definidas todas as informações, para que o profissional que irá executar a montagem não tenha dúvidas. Pois, o diagrama de comandos é que vai determinar a carga; quando ela entra (ou não) em funcionamento.

Para o professor Denis Lourenço, “o diagrama de comandos, é a parte de acionamentos; de controle do sistema”.

diagrama de comandos elétricos
Exemplo realizado no 1º dia de live, promovida pela Oca Solar Energia – software CADe SIMU

É importante ressaltar que o profissional atuante nessa área, quando for plotar o projeto, trabalhe essencialmente com as folhas A4, ou no máximo uma A3, em casos de apresentação, por exemplo.

Da mesma forma, uma dica interessante é fazer a divisão do projeto por folhas, entre parte de potência, dispositivos de entradas, controles, etc, para que ao ser explanado, o projeto fique mais claro e objetivo.

Como elaborar um diagrama de comandos elétricos: passo a passo

Para que seja desenvolvido um diagrama de qualidade, é importante que o profissional esteja atualizado e execute o serviço de acordo com as normas.

Um profissional dessa área, terá que dimensionar todo o circuito, cabos, proteções, contatores, sempre observando os contatos, simbologias e representações diversas.

Logo, podemos ver que apesar da existência de softwares que nos auxiliam a simular e corrigir erros, o conhecimento em relação a eletricidade, ao funcionamento de cada equipamento e os conceitos para desenvolvimento do projeto, não são dispensáveis de forma alguma.

Então sem mais delongas, no vídeo abaixo, preparamos pra você o passo a passo de como elaborar um diagrama de comandos elétricos.

Se prepare par anotar as dicas e aperte o play!

Aula 3 – Playlist gratuita de comandos elétricos, disponibilizada pelo canal Elétrica Racional, do professor Denis Lourenço

Como você pôde ver, as informações que deverão estar contidas nesse diagrama são basicamente: dispositivos de acionamento (todos), processamento de sinal e desligamento, ou mesmo, elementos de sinalização.

Também é preciso demonstrar os contatos normalmente abertos e fechados com seus respectivos símbolos e conexões.

Em conclusão, a inserção de componentes no seu diagrama, vai depender do tamanho e complexidade do seu projeto!

Para complementar ainda mais ou seus conhecimentos, veja a aula 9 do canal Elétrica Racional que esclarece sobre a “leitura de diagramas de comandos elétricos”.

Afinal, é algo que todo profissional da área elétrica (e que busca trabalhar com comandos elétricos) tem que saber.

Aula 9 – Playlist gratuita de comandos elétricos, disponibilizada pelo canal Elétrica Racional, do professor Denis Lourenço

Conclusão

Como já citamos em outros posts, 78% dos brasileiros têm interesse em adquirir equipamentos de automação residencial, de acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside).

Por isso, vale sempre repetir que: todos os dias há mudanças acontecendo nas tecnologias já consagradas, e novas tecnologias surgindo também.

Por isso, comandos elétricos já deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e já invade todos os demais setores (residenciais e comerciais), oferecendo cada vez mais praticidade no dia a dia das pessoas.

O futuro já é presente!

Entender a como fazer um diagrama de comandos elétricos, já foi um grande passo para você agregar ainda mais valor aos seus conhecimentos profissionais, e aos trabalhos que venha a apresentar aos seus clientes.

Se você gostou do post, e quer saber mais a respeito do tema, já pode fazer um curso completo aí da sua casa.

Conheça nossa plataforma EAD!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *