Sistemas de Recalque: Tudo o que você precisa saber

Nesse texto, vamos tratar sobre uma das formas mais comuns para captação e distribuição de água. Os sistemas de recalque!

sistemas de recalque

Usam-se os sistemas de recalque em diferentes locais que precisem da água para dar sequência em suas atividades. Entre eles: residências, comércios e sobretudo, nas indústrias e agricultura.

Por isso, é preciso investir muito tempo para analisar e escolher, dessa forma, o melhor sistema para as tarefas que serão realizadas.

Sendo assim, para que tudo ocorra de forma certa, é preciso entender bem seu funcionamento. Vamos conhecer alguns conceitos?

O que é e como funcionam os sistemas de recalque?

Antes de mais nada, temos que citar que sistemas de recalque também podem receber o nome de adução.

Sendo assim, o sistema de adução, em resumo, é aquele que ajuda um líquido a fluir numa tubulação, até certa altura.

Em outras palavras, o conjunto de meios mecânicos e de canalização formam um sistema de recalque. Este, permite transportar fluídos (água ou outros), de uma fonte inferior para um ponto superior, por meio de bombeamento.

sistemas de recalque

Você também pode usar esse sistema para fazer o transporte de águas residuais. Por exemplo, esgotos de residências, indústrias, prédios e outros locais.

Além disso, as indústrias são grandes usuárias desse sistema para garantir fornecimento de fluídos sem parar e com boa pressão. Seja para simples abastecimento e consumo ou como parte do processo produtivo.

Nesse sentido, em bons sistemas de recalque deve-se considerar a canalização, o tipo de motobomba correta para a aplicação e o uso de tubulações que sejam próprias para cada situação.

Por fim, vale citar uma informação extra!

O posicionamento correto e o tipo de material da tubulação usado nesse sistema incidirá diretamente na captação e vazão da água.

Dessa forma, os tubos mais usados em projetos dessa natureza são:

  • geomecânico;
  • aço (galvanizado ou aço carbono);
  • cobre;
  • PVC.

Importância da altura manométrica de recalque

Tanto para projetos residenciais ou grandes empresas, é super importante que o projetista conheça a altura manométrica de recalque.

Você pode estar se perguntando o que é isso, não é mesmo? Calma que já vamos responder!

Sendo assim, altura manométrica de recalque é a distância que irá definir a quantidade de energia necessária para realizar o transporte de líquidos.

A partir dessa medição que pode -se definir como será a distribuição e armazenamento da água, por exemplo. Além disso, é possível saber qual é o equipamento ideal de acordo com a sua necessidade.

Em outras palavras, sem essa referência não se pode saber a capacidade que a motobomba precisa ter para transferir o líquido até o reservatório final.

Portanto, nesse sentido, a bomba de recalque deve ter boa potência para transportar líquidos em grandes distâncias horizontais e verticais. A ideia é manter vazão e pressão do volume de fluídos que serão transportados, em níveis máximos.

Dessa forma, nesse tipo de projeto para captação e transporte de água, as seguintes medidas devem ter total precisão:

  • Altura de sucção – Trata-se da distância entre a ponta do tubo de sucção até o bocal da motobomba.
  • Altura de recalque – Trata-se da distância entre o bocal de sucção da bomba de água até a saída da tubulação de descarga.

*ambas são medidas em metros!

Esses quadros de referência e medidas estão sempre disponíveis nos sites das empresas.

No mercado existem muitos fabricantes que oferecem versões diferentes desse tipo de equipamento. Cada marca, tem linhas particulares de modo a atender os diferentes nichos.

Por fim, lembre – se que toda materiais tem que ter procedência garantida e um bom tempo de garantia.

Além disso, opte sempre por profissionais capacitados. Como você pôde ver, qualquer erro nos números, pode comprometer tanto o armazenamento como a distribuição de água.

Aplicações dos sistemas de recalque

Pode-se dividir as aplicações do sistema de recalque em grupos:

  • Residenciais
  • Prediais
  • Industriais
  • Agrícolas

Vamos ver as aplicações de cada uma a seguir!

sistemas de recalque

Em residências

  • Para encher e esvaziar piscinas;
  • Esgoto doméstico;
  • atividades de jardinagem;
  • Entre outros.

Em prédios e indústrias

  • Para sugarem água de poços artesianos;
  • Compor estruturas de combate a incêndio;
  • transferir diferentes líquidos de indústrias;
  • realizar vários tipos de lavagens industriais;
  • Entre outros.

Em atividades agrícolas…

  • Sistema de bebedouro para animais;
  • Sistemas de irrigação;
  • Transferir líquidos de plantios;
  • Entre outros.

Os pecuaristas também aproveitam muito os benefícios desse sistema para:

  • encher e esvaziar tanques de carcinicultura;
  • lavagem e drenagem de estábulos;
  • lavagem de granjas;
  • etc.

Nesse ínterim, ao fazer um curso e se especializar em comandos elétricos, você pode conseguir fazer além dessas, outras aplicações dos sistemas de recalque.

Portanto, o que acha de começar sua capacitação agora mesmo?

5 informações sobre o sistema de recalque que você precisa saber: Conteúdo Bônus!!

sistemas de recalque

Nessa conteúdo bônus, vamos dar a você algumas dicas valiosas sobre os sistemas de recalque.

Veja só!

1 – Esse tipo de sistema evita que o responsável pelo manuseio possa cometer alguns erros de manobra. Como, por exemplo: fechar o registro com a bomba em funcionamento. 

2 – Sistemas de recalque devem ter mais de uma válvula de retenção. Pois, caso tenha apenas uma, e ela for fechada, pode ocorrer o rompimento dos tubos, queima da bomba e até o derretimento da tubulação.   

3 – Um sistema de recalque, dependendo do número de bombas, pode transferir água para vários reservatórios ao mesmo tempo. Assim, se equipados com inversores de frequência, que automatizam e suavizam a parada das bombas, pode aumentar a longevidade do equipamento.

4 – Sistemas de recalque garantem o fornecimento de água em situações de emergência, até mesmo em crises hídricas.

5 – Fazer a manutenção nesse tipo de sistema é muito fácil. Tudo é feito de maneira rápida e segura. Além disso, possibilita estender a vida útil do produto, evitando a compra de novos equipamentos.

Conclusão

Agora que conheceu e sabe o que são os sistemas de recalque, pode ver que esse equipamento é muito importante tanto no ambiente doméstico, como em industrias, agricultura, entre outros.

Em conclusão, vimos que esse tipo de sistema está presente em diferentes atividades. Inclusive, podem ser aproveitados em muitos projetos.

Em suma, sem um sistema de recalque seria impossível fazer o transporte de água e outros fluídos, de um ponto mais baixo para outro mais alto.

Lembre-se! Que é super importante que você procure por um profissional capacitado para que não enfrente nenhum problema posterior.

Nesse ínterim, você já pensou em fazer um curso de Comandos Elétricos EAD e agregar ainda mais valor e sua carreira? Temos certeza que não vai se arrepender!

Por fim, se você gostou desse artigo compartilhe com os seus amigos. Se você tem alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários que teremos o prazer em responde-lo.

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?