Oca Solar Energia

net-metering-como-funciona-o-sistema-de-compensacao-de-energia-eletrica

Net Metering: como funciona o sistema de compensação de energia elétrica

Quem tem explorado cada vez mais – seja na teoria ou na prática – as vantagens e benefícios da energia solar, já deve ter ouvido também a respeito do Net Metering.

Em uma época na qual estamos cada vez mais próximos e habituados a respeito das energias renováveis – como a energia solar ou a eólica –, é importante conhecer os principais detalhes que têm feito a diferença nesses tipos de sistema de abastecimento de energia.

Por isso, criamos para este post um guia prático para você saber como funciona o sistema de Net Metering nas residências e como fazer com que a sua casa participe de um sistema de compensação de energia elétrica. Confira!

net-metering-como-funciona-o-sistema-de-compensacao-de-energia-eletrica-2

O que é o Net Metering

Em essência, o Net Metering é um sistema compensação de energia elétrica. Por meio dele é que a energia absorvida e não utilizada, seja de painéis solares fotovoltaicos ou mesmo de turbinas eólicas de pequeno porte, é transformada em créditos para descontar o consumo de energia elétrica em uma residência, comércio ou indústria.

Além disso, é por conta do Net Metering que o consumidor pode acumular esse crédito para uma outra conta de luz – desde que em seu nome – ou na fatura do mês seguinte.

O desenvolvimento do Net Metering no mercado nacional

Em primeiro lugar, para embarcar na jornada de compensação de energia por meio do Net Metering nas residências, é necessário ser classificado como uma micro unidade geradora de energia, seguindo os padrões e critérios estabelecidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

E, de acordo com a Resolução Normativa 482/2012, todo e qualquer consumidor é habilitado a gerar a sua própria energia e também a distribuir a energia produzida e não utilizada para as redes de distribuição.

Vale salientar que, atualmente, esse crédito acumulado passou de 36 para 60 meses a ser utilizado da maneira que puder.

net-metering-como-funciona-o-sistema-de-compensacao-de-energia-eletrica-1

Vantagens de contar com o Net Metering nas residências

Como vimos, o Net Metering nas residências pode proporcionar muito mais autonomia ao consumidor, que pode produzir e distribuir a energia produzida por um sistema fotovoltaico.

Dessa maneira, o cidadão deixa de ser dependente das distribuidoras convencionais de energia, impacta menos o meio ambiente e faz uso de um tipo de energia renovável e infinita.

Isso sem falar que essa energia pode ser considerada um investimento, já que você pode distribuir esses créditos, posteriormente, garantindo que o dinheiro gasto na instalação de painéis solares se pague, com o tempo, bem como elimina de vez as contas de luz em sua vida.

net-metering-como-funciona-o-sistema-de-compensacao-de-energia-eletrica-3

O País de olho na energia solar

Até pouco tempo atrás, uma das grandes dificuldades que o consumidor encontrava para migrar seu consumo para painéis solares era a falta de incentivo do governo – elevando o custo de instalação do produto.

Agora, muitas ações têm sido tomadas visando equilibrar o jogo. Ainda mais quando tanta coisa boa tem sido feita com o uso de energia solar, como levar luz e internet às áreas mais remotas do País, bem como a geração de empregos (como citamos no caso da fábrica de painéis em Sorocaba/SP).

Por conta do governo, podemos citar o ajuste do SINIEF, realizado pelo CONFAZ, o que ajudou a isentar o ICMS sobre a energia gerada em GD direcionada à rede de distribuição.

Além disso, existe um abate de 50% na TUSD e TUST para os empreendimentos que geram a sua própria energia. O Net Metering nas residências pode ser uma boa ideia, mas é tão interessante quanto em comércios e indústrias.

Dessa maneira, aos poucos o Brasil – e outros países – se mostra mais convencido de que a energia renovável e infinita é o caminho mais seguro, econômico e vantajoso para se investir nos próximos anos!

Explore todas as vantagens do Net Metering

E então, conseguiu entender tudo a respeito do conceito e das vantagens de contar com o Net Metering nas residências a partir de nossas explicações?

Caso tenha ficado com mais alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe suas perguntas no campo de comentários deste post!

2 pensou em “Net Metering: como funciona o sistema de compensação de energia elétrica

  1. Qual é a realidade actual do net metering em Portugal.
    A EDP enviou carta aos clientes dando em tempos de agregação de 15 minutos, de grande utilidade em instalações trifásicos socorridas por carregadores de baterias monofásicos, mas aparentemente não estão a levar em conta o net metering nos débitos eléctricos.

    1. José, boa tarde!

      A Oca atua no mercado brasileiro e não temos como passar informações sobre a legislação e as competências técnicas do mercado de Portugal. Ficamos à disposição para demais dúvidas que possa vir a ter.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *