Vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica

Conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica, é tudo o que você precisa saber para decidir se vale a pena investir nessa fonte sustentável de energia.

Acima de tudo, temos usado o nosso blog para explorar as muitas faces da energia solar, e como ela pode impactar a maneira como nos relacionamos com as fontes de energia visando uma rotina mais econômica, cômoda e prática.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), nos últimos 7 anos, a solar FV cresceu a uma taxa média de 151% ao ano.  

Sendo assim, decidimos que este blogpost terá todas as informações necessárias para ser um divisor de águas, seja para você profissional da área/empreendedor ou para você consumidor.  

Vamos começar!

Vantagens em ter um sistema de energia solar 

Entre as vantagens e desvantagens da energia solar, vamos começar pelas vantagens.

 

A economia sustentável é o “novo normal”, e enquanto o mundo vai se adaptando à nova realidade que a energia solar pode oferecer no abastecimento de energia, os pioneiros já colhem as múltiplas vantagens dessa mudança.

Desde a economia até a preocupação com o meio ambiente, vamos ver as principais vantagens de um sistema fotovoltaico!

1 – Energia infinita

Considerando que a fonte da geração de energia fotovoltaica é o sol, podemos afirmar que essa alternativa nunca acabará.

Independentemente de, em alguns dias, a luz do sol apresentar mais ou menos força, ela sempre estará presente. Assim, a energia solar é tida como limpa, natural, infinita e renovável.

2 – Economia e independência energética

A energia solar costuma gerar uma economia que varia entre 50% e 95% na conta de luz.

Além disso, você fica isento dos reflexos de reajustes de energia por meio da inflação energética, que nos últimos 18 anos sofreu um aumento de 230%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Sob o mesmo ponto de vista, estudos recentes revelam que a crise causada pelo coronavírus vai criar um novo esqueleto para o setor elétrico, com impacto para os consumidores até 2025.

Enfim, diga adeus às bandeiras amarelas ou vermelhas que ocorrem nos períodos de estiagem, instalando um sistema fotovoltaico agora mesmo!

3 – Retorno do investimento

O investimento feito para instalação de sistemas fotovoltaicos, na maioria das vezes, acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. 

Ou seja, o famoso “tempo de payback“!!

Dessa forma, dados do Índice Comerc Solar, revelam que entre os três fatores que são estudados – insolação, custo de equipamentos fotovoltaicos e flutuação das tarifas de energia – o último tópico tem sido o que mais impacta a definição do payback. 

descubra-por-que-um-sistema-on-grid-e-o-investimento-com-o-menor-risco-do-mercado-05-043

Se fizermos uma estimativa nacional, o tempo de retorno do investimento, é de até 8 anos.

Portanto, como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, perceba que, mesmo que o sistema fotovoltaico se pague em 8 anos, serão mais de 17 anos de energia gratuita! 

4 – Valorização do imóvel

Por ser uma tecnologia em ascensão no Brasil, imóveis com esse tipo de sistema passam por uma valorização imediata no mercado, afinal, o proprietário acaba tendo gastos muito baixos com energia elétrica.

Conforme estudos recentes da Green Build Council Brasil, o imóvel sustentável pode ser valorizado em até 30%. 

vantagens e desvantagens da energia solar

Isso é decorrente principalmente pelo crescimento contínuo da procura por casas que estejam em comunhão com o meio-ambiente. 

Por fim, uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) revelam que em 2020, 90% dos brasileiros se interessa pelas renováveis, número que em 2014 era de 77%.

5 – Fácil instalação e manutenção

Antes de mais nada, vale a pena mencionar que se o serviço for realizado por mão de obra qualificada, dependendo da complexidade e tamanho do sistema, em torno de 1 semana ele já estará instalado.

vantagens e desvantagens da energia solar
Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Oca Solar Energia – Belo Horizonte/MG

Por ser um sistema modular, ele pode passar por upgrades e ampliar sua capacidade a qualquer momento caso aumente a demanda de energia do local.

Além disso, os módulos duram em torno de 25 anos, apenas com a manutenção mínima, tanto preventiva como corretiva. Em suma, a chuva já faz boa parte da manutenção dos sistemas, lavando frequentemente a superfície os módulos.

Para saber mais a respeito da instalação, manutenção e sobre como funcionam os sistemas fotovoltaicos, acesse nosso guia completo.

6 – Uma das fontes de energia mais baratas do mundo!

A energia solar, em terra, agora é a fonte de eletricidade mais barata em pelo menos dois terços da população mundial.

De acordo com relatório recente da BloombergNEF, o custo da energia solar por megawatt-hora, mostrou queda de 4%, e os preços são ainda mais baixos em países como Estados Unidos, China e Brasil.

Como resultado, os custos de equipamentos caíram, as tecnologias melhoraram e governos do mundo todo aumentaram as metas de energia limpa para combater a mudança climática.

7 – Chega até áreas isoladas da rede elétrica

A energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas para atender regiões isoladas, onde não se tem acesso à rede elétrica. Afinal, ela é muito mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível.

8 – Redução da poluição e taxas de carbono

Conforme estudos recentes, nosso país aparece em um ranking com 109 países por apresentar cerca de 56% de poluição.

Dessa forma, a energia solar é uma grande aliada na redução da poluição, pois ela não retira da natureza nenhum recurso, gera qualquer desequilíbrio ambiental e não emite nenhum resíduo (químico ou sonoro), causadores do efeito estufa.

9 – Sustentabilidade

vantagens e desvantagens da energia solar

A responsabilidade ambiental que um sistema de energia solar traz para os consumidores é imensurável!

A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Ou seja, é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema.

Assim, a sustentabilidade da produção de energia fotovoltaica fica por conta do seu processo natural de geração, o qual necessita apenas da radiação solar para existir.

10 – Gera empregos

De acordo com a ABSOLAR, desde 2012, o setor solar fotovoltaico brasileiro já gerou mais de 182 mil empregos.

Só nos cinco primeiros meses de 2020, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, a fonte solar foi responsável pela geração de 37 mil novos empregos.

vantagens e desvantagens da energia solar

Do mesmo modo, segundo a entidade, a média salarial do setor é superior a 2 salários mínimos. Ou seja, um salário acima do patamar médio brasileiro.

Por fim, outro estudo divulgado pela ABSOLAR mostra que só o Brasil, poderá gerar mais de 672 mil novos empregos, até 2035!

O que acha de começar a sua capacitação agora mesmo?!

Desvantagens em ter um sistema de energia solar 

O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade.

Em contrapartida a todas as vantagens aparentes, esta possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.

Veja só!

1 – Custo

A princípio, o valor para aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico pode ser considerado alto para grande parte dos consumidores.

No entanto, esse valor é muito mais barato do que o registrado há alguns anos atrás.

De acordo com dados de mercado, a redução de preço de 90% no valor dos equipamentos tornou-se um dos fatores mais importantes que impulsionaram a expansão mundial da energia solar.

Além disso, já existem diversas linhas de financiamento oferecidas no país, que tornam esse investimento muito mais acessível para os brasileiros.

Conforme dados da pesquisa (já citada) da Abraceel, 9 em cada 10 brasileiros querem gerar a sua própria energia limpa e barata.

Está esperando o que para entrar no setor que mais cresce no Brasil e no mundo?!

2 – Mudança estética/estrutural do imóvel

Novos imóveis que contemplam soluções em sustentabilidade na fase de projeto, já possuem seus telhados projetados com as direções e inclinações adequadas para receber o sistema fotovoltaico.

Contudo, a instalação dos módulos em imóveis antigos, pode alterar a estrutura original do local que receberá o sistema.

Nesse sentido, é muito importante que na hora de se instalar um sistema fotovoltaico, se faça uma análise estrutural para verificar quais mudanças serão de fato necessárias, e assim, obter o melhor custo x benefício.

3 – Sistema Anti-Ilhamento

Em caso de queda de energia, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid) também deixam de operar e gerar energia.

Isso acontece graças a um dispositivo de proteção chamado anti-ilhamento dos inversores fotovoltaicos.

Trata-se de uma medida de segurança, que tem como objetivo impedir que a energia seja injetada na rede elétrica, enquanto as equipes de manutenção da concessionária atuam.

Em outras palavras, caso falte energia, casas com sistemas fotovoltaicos conectados à rede, também ficam sem energia.

Em resumo…

VantagensDesvantagens
Energia infinita ✔️Custo ❌
Economia e independência
energética ✔️
Mudança estética/estrutural ❌
do imóvel
Retorno do investimento ✔️Sistema
Anti-Ilhamento ❌
Valorização do imóvel ✔️
Fácil instalação e manutenção ✔️
Uma das fontes de energia mais
baratas do mundo ✔️
Chega até áreas isoladas
da rede elétrica ✔️
Redução da poluição e
taxas de carbono ✔️
Sustentabilidade ✔️
Gera empregos ✔️

Conclusão

Em conclusão, as principais vantagens e desvantagens da energia solar, foram listadas nesse blogpost, e esperamos ter ajudado você a tomar decisões importantes, seja você consumidor ou profissional de qualquer área.

Acima de tudo, é importante citar que são poucas as desvantagens do sistema, sendo que a maioria delas já contam até com soluções, ou se tornam menos relevantes conforme a energia solar se populariza e novas tecnologias surgem.

Nesse ínterim, é importante mencionar também, que a falta de mão de obra especializada no mercado, capaz de suprir a demanda em constante ascensão, já é um problema real.

Portanto, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da energia solar, que tal começar a ganhar dinheiro com essa tecnologia?

Conheça nossa plataforma EAD e inicie sua capacitação agora mesmo!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *