Conta de Energia: Você está disposto a pagar menos nos próximos anos?

A conta de energia chega com mais pontualidade do que as estações do ano não é mesmo?

Desde 2014, o Brasil passa pela chamada crise hídrica, causada pela escassez de chuvas em diversas regiões do país, no qual os níveis de seca e redução de oferta de água atingiram níveis preocupantes e poucas vezes vistos na história.

Sendo assim, logo sentimos em nosso bolso quando as “famosas” bandeiras tarifárias mudam de cor.

conta de energia

Mas o que fazer sem energia elétrica? Nada!! Hoje, já podemos falar que a eletricidade está ligada diretamente ao nosso bem-estar e lazer.

Então…

“Como diminuir a conta de luz?” é o tipo de pergunta que você mais deve ter feito a respeito, nos últimos anos…e nós vamos respondê-la neste blogpost!

Descubra realmente como economizar e não ficar à mercê das bandeiras tarifárias a partir do investimento e uso da energia solar residencial!

A energia solar fotovoltaica é cara?

Ela é mais barata do que comprar um carro, por exemplo, que ao ser tirado da concessionária já é desvalorizado.

Não pare a leitura, porque agora vamos explicar o motivo!

É comum que grandes mudanças causem grandes resistências. A principal delas é referente ao custo inicial para instalar a energia solar fotovoltaica.

Aqueles que resistem a esse tipo de energia renovável parecem se esquecer que, com o tempo, o seu investimento será “ressarcido”, além de valorizar o seu imóvel em até 30%, conforme diz os estudos da Green Build Council Brasil. 

Hoje, o tempo de payback ao instalar um sistema fotovoltaico residencial, já caiu, e em até 8 anos você terá, com certeza, o retorno de seu investimento.

Todavia, essa é uma questão que depende de vários fatores, assim como o custo do sistema solar a ser instalado.

A grande variação de preço é relacionada a:

  • qualidade/quantidade dos componentes utilizados;
  • tamanho da empresa (empresas maiores têm mais poder de compra e compram mais barato);
  • complexidade do sistema a ser instalado.

Se fossemos comparar com carros, os sistemas mais baratos poderiam ser o das marcas “mais populares” e os sistemas mais caros, com um carro da marca “BMW”, por exemplo.

Sendo assim, deixamos para você decidir qual faz mais o seu estilo!

conta de energia

Como a energia solar fotovoltaica pode me beneficiar?

As vantagens da energia fotovoltaica não ficam apenas no “adeus à conta de energia”.

A energia solar é capaz de abastecer o que você quiser dentro de sua residência, desde luzes a equipamentos eletrônicos, e não apenas elementos específicos como é o caso da energia solar térmica.

Portanto, lembre – se da diferença!

Além disso, a manutenção do sistema é econômica e prática, a começar pela durabilidade dos módulos, que tem vida útil aproximada de 25 anos. 

Ou seja, mesmo que seu investimento retorne no tempo limite de 8 anos, serão mais de 17 anos de energia gratuita!

Ainda não se convenceu? Veja o próximo tópico sobre créditos de energia.

Crédito de energia 

Essa possibilidade, é uma norma federal e regulamentada pela resolução normativa n° 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O processo de compensação de energia, basicamente faz com que você empreste a rede da concessionária, parte da energia que você gerou e não consumiu, o que gera créditos de energia.

Por exemplo:

De dia, a “sobra” da energia gerada pela central é passada para a rede; à noite, a rede devolve a energia para a unidade consumidora e supre necessidades adicionais.

conta de energia

Portanto, a rede funciona como uma bateria, armazenando o excedente até o momento em que a unidade consumidora necessite de energia proveniente da distribuidora.

Essa “contagem” do que é gerado de excedente e de fato consumido, é feita pelo medidor bidirecional, instalado pela própria concessionaria, assim que tudo for efetivamente aprovado, no processo de homologação.

Uma alteração nas resoluções que merece destaque, é o prazo para uso dos créditos energéticos, que foi de 36 para 60 meses. Ou seja, é mais tempo para que você os utilize.

Os créditos de energia não podem ser revertidos em dinheiro, mas podem ser utilizado para abater o consumo da conta de energia nos meses subsequentes, e até mesmo ser utilizado em outras unidades de mesma titularidade (desde que estejam na mesma área de concessão).

Contudo, a economia gerada para você e o investimento que depois de alguns anos se paga, com certeza são sinônimos de dinheiro sobrando!

Caso queira saber sobre o processo de créditos de energia, é só acessar o artigo disponibilizado em nosso blog a respeito de homologação de sistemas fotovoltaicos.

Para ir ainda mais a fundo em seus conhecimentos, faça nosso curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos EAD.

conta de energia

Como instalar energia fotovoltaica em casa?

Com tantas vantagens aqui listadas, esperamos ter feito você mudar o pensamento e assim, entender melhor sobre como o sistema fotovoltaico, pode trazer muitos benefícios ao orçamento da sua casa.

Dessa forma, você muito em breve poderá ficar livre da sua conta de energia!

Para instalar o sistema fotovoltaico em sua casa, opte sempre por contratar um profissional/empresa qualificada, que domine todo conhecimento necessário, de forma a atender seus objetivos e tirar as demais dúvidas.

O primeiro passo para abastecer a sua residência com energia solar, é fazer uma análise estrutural e caso não haja nenhuma necessidade de reformas, em seguida já poderá solicitar o seu projeto fotovoltaico.

E não se preocupe, pois como nos últimos anos diversos bancos e instituições financeiras passaram a conceder crédito de até 100% para instalação dos módulos solares e de toda infraestrutura necessária para sua operação, fica muito mais fácil conseguir ter o seu.

Conforme a ANEEL projetou, até 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

Por fim, fica o convite para você compreender ainda mais sobre o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos, em nosso guia completo.

Você não pode ficar de fora dessa! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas.

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?