4 sinais para identificar as oportunidades no mercado de Energia

O mercado nacional de energia solar fotovoltaica está em crescimento rápido e a necessidade por profissionais qualificados é cada vez maior.

Já mostramos em nosso blog alguns dos principais incentivos lançados pelo governo recentemente e como isso deve afetar os investimentos no setor nos próximos anos.

Abaixo te mostramos alguns indicadores que confirmam essa realidade do mercado.

Sinais que confirmam o crescimento do mercado de energia solar fotovoltaica

 

1. Aumento da tarifa de energia e problemas para suprir a demanda: 2016 foi um ano marcado pela flutuação do preço da tarifa de energia elétrica em todo o país.

Alguns estados tiveram redução, enquanto outros tiveram que pagar mais. Para setembro, mais reajustes estão previstos, o que dificulta bastante a vida do consumidor, que precisa se adaptar constantemente às novas tarifas e ajustes o seu consumo para não sair do orçamento.

Sendo assim, a energia elétrica se torna um incômodo, além de um custo cada vez maior.

2. Aumento do preço de combustíveis fósseis para geradores: diesel é o combustível fóssil tipicamente utilizado em geradores de energia e o seu preço variou bastante em 2016.

Seja pela falta dele em alguns momentos ou pelo retorno da alíquota do ICMS referente ao combustível, a realidade é que o preço do combustível variou cerca de 13% em apenas um ano, afetando diretamente o bolso de muitos usuários. E a crescente escassez de combustíveis fósseis virá apenas reforçar esta tendência.

Vale lembrar que um acordo entre diversos países que entra em vigor em 2020 prevê o fim da era dos combustíveis fósseis e a busca por fontes mais limpas de energia.

Uma opção? A energia solar fotovoltaica!

3. Cresce a demanda de energia fotovoltaica para residências e empresas: a demanda por energia elétrica cresce constantemente e a solução apontada por muitos especialistas é a adoção a energia solar. O retorno em cima do investimento é rápido e a capacidade de geração de energia no Brasil é imensa!

4. Mercado precisa de mais profissionais: com as informações apresentadas acima é possível perceber que, a medida que cresce a demanda por essa tecnologia, cresce também a demanda por profissionais qualificados para trabalhar no setor tanto On-Grid (sistemas ligados à rede elétrica) quanto Off-Grid (sistema elétricos isolados e autossuficientes).

Os sistemas Off-Grid estão sendo muito adotados pelo agronegócio e por empresas de telecomunicações, já que tipicamente ficam em locais remotos ou longe do centro dos municípios.

 

Interessado em entrar para o mercado de energia solar fotovoltaica?

Se você já é um eletricista, ótima notícia! Você já está no caminho certo e poderá facilmente se qualificar e entrar no setor. A melhor forma para iniciar esse caminho de atualização e conhecimentos específicos da área é estudando online.

A OCA Energia, por exemplo, possui uma escola online para os interessados em entrar para o mercado.

Os cursos não são presenciais, o que facilita a rotina para quem já trabalha, e dá todas as informações necessárias para entrar no mercado, como histórico do setor, como funciona a placa fotovoltaica, como está o mercado de trabalho, etc.

Acesse e confira os cursos abertos no momento!

 

Ficou com alguma pergunta? Deixe um comentário abaixo! Estamos à disposição a te ajudar nesse setor repleto de oportunidades para profissionais eletricistas e entusiastas das energias renováveis.

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *