Cursos e Projetos

aprenda-calcular-projetos-fotovoltaicos-ter-diferencial-no-mercado

Calcular projetos fotovoltaicos: aprenda a fazer e ter um diferencial no mercado

Acima de tudo e de antemão, é importante dizer o mercado de energia solar concentra uma série de oportunidades de negócio, e uma delas é calcular projetos fotovoltaicos. Você sabe como fazer isso? Pois é isso que esse blogpost vai te ensinar.

Já falamos bastante, aqui no blog, que o uso da energia solar não visa apenas a economia na conta de luz, esta tem uma série de outros benefícios. Seja em residências, comércio, indústria ou no campo, pode ser o momento perfeito para aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais e, se tornar um projetista dessa área.

Vamos lá?

Orçamento para projetos de sistemas fotovoltaicos

A importância em saber calcular projetos fotovoltaicos

Desde já, é importante lembrar que o setor de energia solar está entre os únicos que cresceu mais de 50%, mesmo em meio a crise econômica que estamos vivendo. Nesse sentido, já se pode observar no mercado a carência de profissionais capacitados e que consigam propor soluções em todo o território nacional.

Sendo assim, ter um conhecimento na área solar e saber calcular projetos fotovoltaicos, pode levar você que é: eletricista, eletrotécnico, vendedor, engenheiro, etc, a outros patamares, e ter um retorno financeiro generoso.

calcular Projetos Fotovoltaicos

Seja como for, quando planejar investir e fazer a instalação de um sistema fotovoltaico, vários fatores devem ser levados em consideração. Afinal, dimensionar um sistema da maneira correta é fundamental para atender a demanda de consumo, e assim proporcionar o melhor retorno sobre o investimento.

Entretanto qual é a melhor maneira de calcular projetos fotovoltaicos? Vamos te dar algumas dicas agora!

Primeiros passos para o cálculo do sistema fotovoltaico

Sobretudo, para se instalar um sistema fotovoltaico em qualquer local, é necessário planejamento. Isso acontece porque existem pontos cruciais que impactam diretamente o projeto.

Em primeiro lugar, deve-se analisar de maneira correta os projetos elétricos e arquitetônicos antes de fazer o projeto solar, pois os projetos de sistemas fotovoltaicos são desenvolvidos sobre medida, de acordo com as particularidades de cada lugar. Por esse motivo, as vezes a instalação exige algumas adaptações simples na estrutura e na rede elétrica.

Por causa disso, a correta avaliação dos projetos elétricos e arquitetônicos é a principal forma de garantir que seu sistema atinja o máximo de desempenho, atendendo as necessidades dos seus clientes.

calcular Projetos Fotovoltaicos

Dessa forma, o cálculo do sistema fotovoltaico se inicia com o levantamento do consumo médio em KWh dos últimos 12 meses do local onde o sistema será instalado. Com essa informação, é possível calcular os demais elementos do seu projeto.

Depois, deve-se ter atenção em outras coisas como por exemplo: as características da edificação, espaço disponível para instalação dos módulos solares, demanda de consumo, irradiação média recebida na região, entre outros fatores.

É, também, fundamental fazer uma visita técnica preliminar para avaliar a área e as características da edificação. Por fim e só depois disso, você pode fazer os principais cálculos para iniciar o projeto fotovoltaico:

  • Cálculo dos Painéis solares;
  • Apuração da potência do inversor;
  • Avaliação da área para instalação dos painéis fotovoltaicos.

Ficou curioso para saber e aprender mais sobre como calcular projetos fotovoltaicos? Capacite-se com os cursos da Oca Solar Energia. De acordo com a ABSOLAR, mais 264 mil novos empregos foram gerados no setor, e um deles pode ser seu!

A OCA Solar Energia capacitando projetistas

Entre várias opções aparecem e direcionam você a novos rumos profissionais, especializar-se no setor de energia solar, significa encontrar um importante diferencial que o(a) coloque em evidência no mercado.

Nesse ínterim, é por isso que insistimos sempre em ofertar o melhor, para que você faça uma especialização de qualidade, ministrada por quem conhece o setor de ponta a ponta e oferece soluções múltiplas para os mais variados perfis de consumidor.

Depoimentos de ex-alunos do curso de Projetos de Instalações Elétricas e Sistemas Fotovoltaicos EAD

Entre as várias opções e formatos do curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos que a Oca oferece, você vai aprender sobre:

  • O aprofundamento nos fundamentos básicos da energia solar fotovoltaica;
  • O conhecimento técnico para projetar sistemas fotovoltaicos com rapidez e segurança;
  • Passo a passo do projeto e gerenciar cada etapa de um projeto fotovoltaico;
  • Otimização de tempo e investimento, e a minimização de riscos que compreendem a instalação de um painel fotovoltaico.

Nesse ínterim, você viu como uma especialização desse porte pode mudar muito o rumo da sua carreira e o mercado considerar você uma referência?

Além do vasto conhecimento que os nossos cursos podem agregar à sua rotina pessoal e profissional, também desenvolvemos os nossos alunos a se tornarem verdadeiros empreendedores. Afinal, o setor de energia solar fotovoltaica ainda está sendo moldado e, quem estiver à frente para suprir a crescente demanda e suas variáveis, terá amplo destaque.

Por fim, faça uma visita em nossa plataforma EAD e matricule-se já!

plataforma Oca EAD
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *