Mercado de Energia Solar: Como entrar nesse setor em crescimento?

mercado de energia solar

É fato que o mercado de energia solar é um dos que mais crescem no mundo. Há 7 anos, a uma taxa média de 151% ao ano. 

Além de tudo, em julho de 2020 atingiu-se 6 gigawatts, somando gerações centralizada e distribuída(GDFV) , o que significa uma movimentação de mais de 30 milhões na economia brasileira. 

Sob o mesmo ponto de vista, mesmo em meio a pandemia COVID – 19 os estados brasileiros permanecem batendo recordes e gerando empregos.

O estado de São Paulo, por exemplo, no mês de julho atingiu 400 MW de potência instalada, com 626 municípios atendidos com solar FV e mais de 40 mil sistemas conectados.

Do mesmo modo, o Mato Grosso do Sul no mês de agosto atingiu a marca de 10 MW de potência instalada, com 78 municípios atendidos com solar FV e mais de 8 mil sistemas conectados em todo estado.

Todos os dados citados acima, estão compilados de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Em outras palavras, o baixo custo dessa energia, se comparada a outras fontes que provocam um alto impacto ambiental (e principalmente social), fazem com que seja uma solução cada vez mais fácil (e viável), instalar um sistema fotovoltaico.

mercado de energia solar

Bem como a quantidade de sistemas e potência instalada crescem, a demanda por mão de obra qualificada também. E então…

“Quais os primeiros passos para entrar no mercado de energia solar?” É uma das principais dúvidas daqueles que desejam começar a trabalhar na área. 

Portanto, se você está disposto a atuar com energia solar fotovoltaica, esse blogpost é para você!

Primeiros passos para ingressar no mercado de energia solar

Antes de mais nada, é importante ressaltar que mesmo com uma formação como eletricista ou engenheiro elétrico, por exemplo, é preciso ter uma qualificação específica para se tornar um bom profissional do setor.

Dessa forma, é preciso estudar como os sistemas fotovoltaicos funcionam em sua totalidade, para se destacar no mercado e em meio a concorrência.

Nesse sentido, se você ainda não tem uma qualificação na parte de elétrica básica, ou precisa rever algum conceito, uma excelente opção que a Oca Solar Energia tem, é o curso de Eletricidade Básica EAD.

A parte de elétrica se faz essencial para avanço (e bom entendimento) para os conteúdos que serão estudados posteriormente.

As vantagens do curso online são muitas, e assim com certeza você irá conseguir se colocar no mercado de forma rápida e eficaz.

Adquirindo conhecimento técnico para o mercado de energia solar

Bem como os cursos online podem ajudar você nos primeiros passos para entrar no setor, também podem ajudar a adquirir conhecimento técnico e mais aprofundado!

A Oca Solar Energia oferece a opção do curso 3 em 1 de Projetos de Instalações Elétricas e Sistemas Fotovoltaicos EAD, que além de ensinar sobre projeto elétrico, projeto fotovoltaico, vai te ensinar também a mexer no AutoCAD.

Também oferecemos o curso de Curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos Online, para quem deseja atuar realizando essa atividade e homologar sistemas fotovoltaicos.

Aliás, essa é uma ótima opção para quem deseja ganhar dinheiro atuando no setor.

mercado de energia solar

É bem verdade que um curso online pode nos ajudar em muitos fatores, mas alguns conteúdos precisam realmente ser aprendidos na prática.

Esse é o caso, por exemplo, da instalação dos módulos solares em residências ou empresas. Afinal, é super importante que não ocorram erros que possam prejudicar o cliente ou danificar os equipamentos.

Para este caso, a Oca Solar Energia também tem a melhor opção, que seria curso presencial de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos.

Um curso 2 em 1 que foi desenvolvido para permitir que os participantes coloquem a “mão-na-massa”, simulando a instalação do sistema fotovoltaico conectado à rede na prática, além da manutenção do sistema. Em algumas unidades há prática também de sistemas desconectados (autônomos).

Se interessou por alguma das opções? Entre em contato conosco por meio de nosso whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547, será um prazer atende-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Complementando o conhecimento técnico adquirido…

Quanto mais qualificações, melhor! E existem várias opções para você otimizar ainda mais os seus conhecimentos…

mercado de energia solar

Uma ótima alternativa seria o curso de Comandos Elétricos EAD. E aí você pode estar se perguntando, “o que comandos elétricos tem a ver com energia solar fotovoltaica?”…

E nós te respondemos: TUDO!

Já é possível afirmar que comandos elétricos deixou de ser simplesmente uma capacitação da área industrial e a cada dia que passa invade todos os demais setores (residenciais e comerciais).

Em outras palavras, você pode aplicar comandos elétricos em um sistema fotovoltaico, e assim agregar ainda mais valor em seus serviços.

Sob o mesmo ponto de vista, a produção da indústria elétrica e eletrônica mesmo em meio a pandemia COVID – 19, no mês de maio, cresceu cerca de 15,6% em relação a abril. Ou seja, mais que o dobro do volume produzido pela indústria como um todo.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), este desempenho positivo do setor ocorre após três quedas consecutivas.

Dessa forma, a área de comandos elétricos também está ajudando significativamente na recuperação da economia brasileira.

Para saber mais sobre essa área em ascensão, você pode assistir as diversas lives sobre o assunto, que estão disponibilizadas em nosso canal do youtube.

Conclusão

Em suma, esperamos ter ajudado você a esclarecer a como entrar no mercado de energia solar, e a abrir novos caminhos para sua carreira profissional.

Acredite! Agora é o momento certo para se preparar para um crescimento exponencial nos próximos anos!

De acordo com dados da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), o Brasil se encontra na 16ª posição do ranking mundial solar FV e dessa forma, o mercado precisará absorver, cada vez mais, profissionais qualificados.

Nesse ínterim, a ABSOLAR afirmou que gerar empregos de qualidade é mais um beneficio da energia solar FV, e que a média salarial do setor, é superior a 2 salários mínimos.

Portanto, se está afim de trocar de área profissional ou mesmo complementar a sua renda, não esqueça de fazer uma visita a nossa plataforma EAD.

Conheça nossos cursos e torne – se o profissional que o mercado precisa!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?