Curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos Online

Você deve se perguntar o “por que” deve fazer um curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos Online, e a resposta é muito simples!

Para que de fato o sistema on grid funcione, é necessário fazer a solicitação de conexão à rede elétrica, junto à distribuidora que fornece energia elétrica ao cliente.

Ou seja, independentemente se o sistema for residencial, comercial ou industrial, para funcionar, ele precisa ser homologado!

curso de homologação de sistemas fotovoltaicos

A homologação de sistemas fotovoltaicos, é um procedimento padrão, no qual a concessionária de energia verifica se o sistema solar instalado possui todas as especificações (de acordo com as normas de segurança).

Tal homologação, é feita junto a concessionária de energia elétrica da sua região, que irá avaliar se o sistema cumpre (ou não) com as normas específicas de segurança.

Dessa forma, pode – se concluir que a homologação de um sistema de energia solar é de extrema importância para garantir a segurança dos técnicos no momento de instalação do projeto fotovoltaico e também, dos consumidores que residirão (ou trabalharão) no estabelecimento, sob os módulos solares.

Muitos profissionais da área se especializam justamente em fazer o processo de homologação, porque é um serviço que está cada vez mais sendo solicitado pelos clientes/empresas.

Sendo assim, essa com certeza será uma das formas de você ganhar dinheiro trabalhando com energia solar fotovoltaica.

O curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos Online, será composto por uma carga horária de 10 horas, e por turmas com número limitado de alunos, de modo a otimizar o seu processo de aprendizagem.

Está esperando o que para fazer sua matrícula?

curso de homologação de sistemas fotovoltaicos

Perfil de alunos

Um dos principais desafios para os profissionais que trabalham no setor de energia solar, é saber fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos.

Você sabia que…

Graças as novas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foram criados novos nichos de consumidores e possibilidades de negócios?

Dentre as principais alterações, destaca-se:

  • a potência limite para micro e minigeração também mudou, sendo:

Microgeração – Sistema gerador de energia elétrica através de fontes renováveis, com potência instalada inferior ou igual a 75 kW.

Minigeração – Sistema gerador de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW (para fonte hídrica) e menor ou igual a 5 MW para as demais fontes renováveis (Solar, eólica, biomassa e cogeração qualificada).

Sendo assim, todo o processo deve ser realizado por um profissional habilitado, que realmente domine todo conhecimento necessário, de modo a evitar “dores de cabeça”.

Portanto, o curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos Online, se destina para:

  • Responsáveis técnicos pelo Procedimento de Homologação (Técnicos e Engenheiros)
  • Estudantes em processo de formação técnica ou tecnológica
  • Projetistas
  • Integradores do Setor Fotovoltaico
  • Pesquisadores da área
  • Assistentes administrativos de Empresas do Setor Fotovoltaico responsáveis por reunir a documentação junto aos clientes

É possível fazer um curso de homologação de sistemas fotovoltaicos à distância?

Não é só possível, como a Oca Solar Energia fez acontecer!

Você sabia que…

De acordo com dados recentes, coletados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aproximadamente, 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD.

Já o Google, em seu levantamento, observou um aumento de 130% nas buscas por especializações à distância, no período da pandemia do novo coronavírus. 

Ou seja, está mais do que provado que muitos brasileiros estão investindo em cursos livres online, nas mais diversas áreas.

curso de eletricidade básica

Graças aos avanços da tecnologia digital, hoje, é muito mais viável e prático optar por cursos online, principalmente quando o profissional não tem tempo para se deslocar até uma instituição de ensino.

O curso de homologação de sistemas fotovoltaicos online, divide – se em 4 módulos:

  • I: O que significa homologar um sistema fotovoltaico;
  • II: Acesso ao Sistemas de Distribuição Módulo
  • III: Dados do Projeto
  • IV: O processo de solicitação de acesso

Em outras palavras, o curso  abrange aspectos essenciais da documentação necessária para homologar uma usina fotovoltaica junto à distribuidora de energia, além de trazer um exemplo prático com o passo a passo do preenchimento de todos os documentos exigidos no processo de homologação, bem como, formulários de solicitação, ARTs, memorial descritivo, entre outros.  

Enfim, aproveitar o período de isolamento para se capacitar é uma maneira efetiva de estar pronto para lidar com o contexto pós COVID -19.

Do mesmo modo, é evidente que a sociedade não será a mesma após o fim da pandemia, o que, certamente, afetará o mercado.

6 vantagens do curso de homologação de sistemas fotovoltaicos da Oca

Já discorremos até agora sobre diversos benefícios do curso, e esperamos que você tenha gostado da leitura até aqui.

Nesse sentido, vamos abordar (em tópicos), sobre outras vantagens, para você definitivamente ter a certeza de que esse é o curso que precisa!

Vamos lá!

1 – Valor acessível

Todos os cursos disponíveis em nossa plataforma EAD, tem valores muito acessíveis, e sempre fazemos promoções relâmpagos de modo a não deixar você perder oportunidades.

Bem como é permitido o pagamento à vista, via boleto bancário, também é possível utilizar o cartão de crédito, podendo dividir o valor em até 12x, sendo que em até 5x é sem juros.

2 – Instrutores com anos de experiência

Todos o conteúdo dos cursos Oca Solar Energia, são preparados por profissionais com experiência no mercado.

Portanto, fique tranquilo! Seu aprendizado e troca de experiências serão incríveis.

O curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos Online, conta com todo o conhecimento da professora Saunaray Pereira Barra.

Ela possui graduação em Engenharia Elétrica, tem vasta experiência na área, além de ser referência no setor solar fotovoltaico no Brasil.

Atuou inclusive da elaboração da NBR16690, sobre instalações elétricas de arranjo fotovoltaico, e teve participação crucial em um treinamento internacional, na Alemanha, em 2019.

3 – Curso com Certificação

Com o minimo de 70% de aproveitamento, você sai com a certificação em homologação de sistemas fotovoltaicos, se tornando um profissional capacitado.

A certificação é classificada como “curso livre”, e emitida pela Oca Solar Energia ( que tem mais de 5 anos de experiência no mercado), com validade em todo território nacional.

Em suma, assim que finalizar o curso, sua certificação já estará disponível em sua plataforma (e também em seu e – mail) para você fazer o download e ter a possibilidade de fazer a impressão do mesmo.

Lembrando que: só a certificação, não vai dar a você a habilitação para assinatura de projetos.

Engenheiros eletricistas devem estar devidamente filiados junto ao CREA de sua região, assim como os técnicos eletrotécnicos ao CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais). 

4 – Curso Remoto/Ao Vivo

Esse é um diferencial que vale ser destacado!

Assim que atingido o número de alunos para fechar a turma, é disponibilizado para cada um, todo material para estudo remoto.

Ou seja, você terá a possibilidade de ler todo conteúdo, antes das aulas ao vivo.

Dessa forma, terá um melhor desempenho(e entendimento) referente as informações que serão passadas.

Serão no total 2 encontros ao vivo com duração de aproximadamente 2 horas e meia, utilizando como ferramenta a plataforma zoom.

Isso possibilitará, a interação (em tempo real) entre alunos/professora.

5 – Aula Bônus: plantão de dúvidas

Pensou que as vantagens tinham acabado? Não mesmo!

Do mesmo modo, você terá uma terceira aula só para tirar dúvidas, dar exemplos de aplicações reais, fazer o famoso networking, etc…tudo de forma a acelerar seu processo de aprendizagem.

6 – Inúmeros alunos formados

Já formamos mais de 4.000 alunos!

Em síntese, nosso objetivo é formar cada vez mais pessoas, para que o mercado de trabalho possa contar com profissionais com todo conhecimento necessário, em sua respectiva área de atuação.

Nesse ínterim, é válido ressaltar que temos parcerias com grandes empresas para te dar todo suporte necessário pós curso, e agregar ainda mais valor em sua carreira.

Sobre a Oca

Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica e outras áreas da eletricidade.

Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Para os alunos que não conseguem fazer o curso presencial, oferecemos uma plataforma EAD com o diferencial de ter encontros ao vivo e dessa forma proporcionar aos alunos integração com o instrutor em tempo real e otimizar o seu processo de aprendizado.

Além da parceria com o SENAI, contamos com grandes parceiros relacionados ao setor, como Genyx Solar Power (distribuidora especialista em energia solar), Clamper (referência no segmento de proteção contra raios e surtos elétricos) e Sil Fios e Cabos Elétricos (uma das principais empresas brasileiras de seu segmento).

Com o intuito de difundir ainda mais a energia solar no Brasil e no mundo, nós da OCA promovemos os cursos e treinamentos especializados para capacitação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio de atendimento personalizado, entendimento das necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e transparência nas negociações.

Assim também, para saber mais sobre a Oca, você pode ouvir o #episódio1 do Eletro Talks, com a sócia – diretora, Liza Rocha:

Conheça a nossa plataforma EAD e faça já a sua matrícula.

Te esperamos lá!

curso de homologação de sistemas fotovoltaicos
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *