Curso de instalação de energia solar amplia oportunidades para eletricistas

O uso da energia solar cresceu rapidamente nos últimos anos. De acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) – em parceria com o Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol) –, o país ocupa atualmente o 10º lugar no ranking mundial de utilização dessa fonte energética limpa. A pesquisa revela ainda que o país tem cerca de 1 milhão de estabelecimentos públicos, industriais, comerciais e residenciais atendidos por esse modelo de geração de energia.

Há dois tipos de energia solar: a voltada para o aquecimento de água e a fotovoltaica, geradora de eletricidade. A elevação dos custos da energia elétrica fornecida pelas concessionárias atua como elemento impulsionador de ampliação do mercado para a energia solar fotovoltaica. No entanto, verifica-se a carência de eletricistas capacitados para atender à crescente demanda de instalações.

Vantagem para quem largar na frente

O cenário de crise econômica parece não gerar maiores impactos na expansão da energia solar fotovoltaica no país. Ao contrário do que ocorre nas demais áreas, este setor apresenta uma crescente demanda por mão de obra qualificada. Para o eletricista convencional, a ampliação do mercado de trabalho representa uma oportunidade única. E, na disputa por técnicos capacitados, ganha aquele que se qualificar enquanto há falta de profissionais. Isso significa maiores salários e a possibilidade de escolher as melhores vagas abertas.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) ressalta que o país ainda carece de profissionais devidamente habilitados para realizar instalações. A falta de mão de obra só será revertida com o esforço de capacitação. Dessa forma, os eletricistas convencionais devem buscar cursos voltados para instalações elétricas específicas para o aproveitamento dessa modalidade de energia.

Novas competências profissionais

O eletricista especializado em energia solar fotovoltaica deve estar preparado para desempenhar uma série de atividades, entre elas:

  • Programar, organizar e executar a instalação;
  • Efetuar a manutenção e os reparos em sistemas solares fotovoltaicos;
  • Seguir normas, regulamentos de segurança e regras de boas práticas;
  • Identificar equipamentos e acessórios que serão instalados, além de sua correta localização;
  • Definir sistemas solares fotovoltaicos de pequena dimensão e seu correto dimensionamento.

Além do domínio de novas técnicas, o curso de instalação de energia solar fotovoltaica permite que o eletricista redimensione sua carreira. Em muitos casos, o profissional pode deixar a condição de empregado e assumir o papel de trabalhador autônomo ou até mesmo empresário. Tal transformação se explica pelo aumento das oportunidades do mercado de trabalho.

O curso de instalação de energia solar foltovoltaica não consiste apenas em uma possibilidade de atualização profissional. Ele representa uma nova perspectiva de carreira para o técnico. Em um mercado ainda pouco explorado, o eletricista convencional tem a perspectiva de trilhar novos caminhos na profissão – algo raro em um momento de aumento dos índices de desemprego.

Os dados referentes à expansão da energia solar fotovoltaica no país indicam que este setor necessitará de profissionais com um novo perfil. No momento em que o Brasil atravessa um período de instabilidade econômica e aumento dos níveis de desemprego, o eletricista pode considerar-se um privilegiado. Desde que devidamente capacitado, nos próximos anos haverá expansão no mercado de trabalho no segmento de energia solar fotovoltaica.

Quer saber mais sobre cursos de instalação de energia solar fotovoltaica para eletricistas? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.

 

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *