Cursos e Projetos

Dimensionar Sistema Fotovoltaico: Por Onde Devo Começar?

Após algumas análises e estudos você decidiu que é hora de empreender no setor de energia. No entanto, aprender a dimensionar sistema fotovoltaico é uma boa escolha, ou devo optar por outro segmento?

Pois são essas (e outras questões) que este blogpost vai responder!

Em suma, você vai ver que calcular projetos fotovoltaicos é uma etapa fundamental para que o consumidor enxergue os benefícios do investimento, e que o seu seu papel é super importante para oferecer as melhores soluções, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Boa leitura!

O que faz um projetista solar?

Em primeiro lugar, você deve ter em mente as funções de um projetista solar, para então assim tomar a melhor decisão!

Além dos cálculos técnicos de potência, o projetista solar precisa saber fazer:

  • análises de faturas
  • estimativas de retorno financeiro para o consumidor 

Em paralelo à adequação técnica, temos também a parte de documentação, que abrange a homologação junto à concessionária de energia. O que pode, por consequência, aumentar ainda mais o seu retorno financeiro!

Em resuma, é essencial que esse profissional conheça a tecnologia como “a palma da sua mão”, para conseguir dimensionar um sistema fotovoltaico sem maiores dificuldades e dores de cabeça.

A especialização é requisito fundamental

Acima de tudo, seja qual for a área que você escolhe investir, é necessário um conhecimento mínimo para tornar o seu negócio em um verdadeiro sucesso, correto?

Para você começar basta seguir esses 2 passos:

  1. Ter conhecimentos na área de eletricidade básica: é essencial que se tenha um conhecimento nessa área para não ter nenhuma dificuldade na parte de cálculos e nomenclaturas. Nesse sentido, a Oca tem um curso completo te esperando, na plataforma EAD.
  2. Ter um panorama geral do setor: antes de mais nada, você precisa saber um “pouquinho de tudo” do setor para ter um norte. Em suma, saber onde está e onde quer chegar! É com esse intuito que a Oca criou o curso de “Introdução à Energia Solar Fotovoltaica”, destinado para pessoas com conhecimento em eletricidade e que querem ter um panorama geral sobre energia solar fotovoltaica. 
dimensionar sistema fotovoltaico

Em síntese, para dimensionar um projeto fotovoltaico não basta só “saber calcular”, é de extrema importância estar atento a toda tecnologia que envolve um sistema fotovoltaico, além de conhecer de ponta a ponta, tudo o que envolve o setor. Este, inclusive, é um dos grandes diferenciais para sair na frente da concorrência e se destacar para o consumidor, que está cada vez mais atento às vantagens de um sistema fotovoltaico.

Para o coordenador do setor de projetos da Oca Solar Energia, Roberto Molina, a média salarial de um projetista solar (a depender do seu nível de conhecimento e capacitações) fica entre R$2.500,00 a R$4.500,00.

Está esperando o que para ter essa renda extra? Visite nossa plataforma EAD e comece a sua capacitação agora mesmo!

dimensionar sistema fotovoltaico

Conheça o curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos Online (aulas ao vivo) da Oca Solar Energia

E então, deu para sentir a importância que é estar atento às novidades do setor?

O que acha de conferir tudo a respeito do curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos Online da Oca?

Veja o vídeo que preparamos com o professor do curso, Denis Lourenço, para você entender mais a respeito do treinamento e de toda a didática aplicada:

Nesse ínterim, é importante dizer que você sairá capacitado a empreender e prospectar seus próprios projetos!

Além disso, terá uma visão macro do setor conhecendo não apenas tudo sobre o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos (on grid e off grid) e como calcular projetos fotovoltaicos passo a passo, mas os aspectos comerciais, mercadológicos e demais tendências no setor.

Enfim, gostou e quer saber mais? Chame agora mesmo uma de nossos consultoras pelo whatsapp, e garanta sua vaga para a próxima turma!

Vale mesmo a pena eu aprender a dimensionar um sistema fotovoltaico mesmo não sendo engenheiro?

Sobretudo, você já deve ter ciência que ingressar em um novo mercado é uma jornada com inúmeros desafios. O segredo está em reduzir, ao máximo, os imprevistos, de maneira que o seu investimento não se torne uma aposta, mas sim uma garantia!

Portanto, quanto mais conhecimento e engajamento tiver na área, por mais que não seja engenheiro, claramente vale a pena aprender a dimensionar sistema fotovoltaico. Além de agregar valor em sua carreira e otimizar seus ganhos, não irá depender totalmente de outro profissional para finalizar seus serviços.

De acordo com a Engenheira Eletricista e professora da Oca Solar Energia, Saunaray Pereira Barra:

“O engenheiro e/ou responsável técnico muitas vezes não é quem faz toda documentação de um projeto. Existem vários projetos desenvolvidos por profissionais devidamente qualificados para isso.”

Portanto, vale dizer que as áreas de atuação no mercado da energia solar são bem diversificadas. Então, seja você vendedor, eletricista, técnicos de instalação, eletrotécnico, técnico em eletrônica, etc, valerá a pena sim se capacitar, e começar a dimensionar sistema fotovoltaico.

Por fim, se você gostou desse artigo e das dicas que demos, deixe sua opinião aqui nos comentários desse post e compartilhe em suas redes sociais.

Está esperando o que para entrar no setor que mais cresce no Brasil e no mundo? Faça sua matrícula nos cursos da Oca agora mesmo, e saia na frente da concorrência.

Te espero lá!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *