Faça da Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Autônomos sua profissão

O cenário favorável relativo à energia solar no Brasil abre diversas novas possibilidades, até mesmo para quem trabalha com energia elétrica (instalações prediais e demais reparos). Essa tendência favorece principalmente o profissional empenhado, que preza pela realização de cursos e busca desenvolvimento pessoal e técnico.

No post de hoje falaremos um pouco das oportunidades para quem deseja adentrar no mercado de instalação de sistemas fotovoltaicos autônomos, aproveitando o privilégio do país nesse quesito e o porquê é tão importante ser pioneiro nessa área. Confira.

A energia solar no Brasil

O ano de 2015 foi muito importante para o setor. Houve a manutenção da redução de tributos sobre máquinas e equipamentos utilizados na produção de componentes de sistemas de energia solar e a prorrogação do PADIS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays).

Com isso, a energia solar já deixou de ser uma tecnologia promissora para se tornar realidade, o que significa que investimentos em aumento de eficiência de células e demais equipamentos relacionados já fazem parte da pauta de pesquisa e desenvolvimento de empresas do setor.

Isso, aliado às características geográficas favoráveis do Brasil (inclusive reservas de quartzo, fonte de silício, para produção de células fotovoltaicas), torna o mercado propenso para produção e utilização de sistemas de energia solar autônomos de alto valor agregado.

Vantagens de ser pioneiro

Mesmo com a tecnologia já presente e com empresas operantes, o mercado ainda aceita novos profissionais. Em todas as áreas, os pioneiros têm um mercado totalmente novo pela frente, sendo altamente requisitados se desempenharem um bom serviço. Com isso, o valor agregado do serviço aumenta rapidamente, tornando o profissional referência na área, mas exigindo muita responsabilidade.

Porém, o pioneirismo não significa necessariamente sucesso. Para garantir essas vantagens, o aprendizado técnico deve ser eficiente e abordar desde a avaliação dos recursos naturais até a manutenção, conferindo credibilidade e a confiança do cliente. Outro ponto importante é a atualização constante do conhecimento. Com o rápido desenvolvimento de tecnologias, a empresa que fica para trás perde no lucro e acaba fornecendo um produto de baixa eficiência.

Onde aplicar esse conhecimento?

Normatização de instalações geradoras é uma ótima área. Nela, estão presentes o projeto de capacidade, durabilidade, segurança, desempenho e métodos para validação destes itens. Está incluso nesse projeto inclusive a avaliação do recurso solar, a localização, escolha da configuração e levantamento da demanda. Existem ainda a manutenção e inspeção, que são etapas tão importantes quanto o projeto inicial.

Cada uma destas etapas representa uma oportunidade de atuação para o profissional, tanto em áreas urbanas como em rurais. A energia solar então é utilizada no local para bombeamento de água, proteção catódica, cercas elétricas, dessalinização da água, sistemas isolados autônomos e em minirrede.

Quando o profissional adquire experiência, pode se tornar consultor ou atuar em pesquisa e desenvolvimento. Para quem já trabalha com redes elétricas, o conjunto dos conhecimentos representa uma oportunidade única de criação de sistemas híbridos.

Por fim, para quem não quer atuar de forma autônoma, as empresas do setor carecem de profissionais habilitados e absorvem essa mão de obra formada. Elas podem ser de vários setores, como agronegócio, telecomunicação, mineração, transporte, óleo e gás, construção civil, saneamento, comunidades isoladas e residências, e utilizam energia solar como solução para fornecimento de energia elétrica.

Ficou com alguma dúvida sobre a formação técnica? Entre em contato conosco. Continue acessando nosso blog para saber mais sobre profissionalização em sistemas fotovoltaicos e energia solar em geral.

trabalhe com energia solar, veja nossos cursos

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *