Por que fazer um curso de energia solar?

Nesse blogpost vamos dar a você, vários motivos, para investir em um curso de energia solar!

Com as pessoas cada vez mais adeptas a sustentabilidade, as fontes de energia sustentável vem ganhando espaço na matriz elétrica brasileira, e a energia solar é uma delas! 

Acima de tudo, o benefício de tal tipo de empreendimento, é que o investimento necessário é mínimo, enquanto os retornos financeiros podem ser elevados.

Além disso, é necessário que em primeiro lugar você tenha todo conhecimento necessário na parte elétrica. Afinal, o primeiro passo na hora da venda, é explicar ao seu cliente(sem deixar nenhuma dúvida), sobre como todo o sistema fotovoltaico, irá efetivamente funcionar.

curso de energia solar

Ou seja, ao investir no seu conhecimento, você irá muito mais além de ser eletricista, engenheiro, vendedor, arquiteto, etc…

Ao fazer  um curso de energia solar, antes de mais nada, você será um profissional atualizado e atento as fortes tendências do mercado, agregando ainda mais valor em sua carreira e na formação que já tem. 

Sendo assim, vamos mostrar o “por que” se capacitar antes de se aventurar no mercado fotovoltaico, e as oportunidades que o setor apresenta para quem quer ganhar dinheiro atuando nele.

5 vantagens de ter uma certificação em energia solar

Um curso de energia solar vai prepará-lo para uma carreira bem sucedida!

Do mesmo modo, irá oferecer a você, o que precisa, para começar a trabalhar neste campo imediatamente — mesmo sem nenhuma experiência prévia.

E para que você saiba as vantagens de conquistar sua certificação (e começar seu curso agora mesmo), separamos abaixo os principais benefícios que ele traz. Veja!

1 – Reconhecimento no mercado de energia solar

Principalmente para quem não tem experiência, começar fazendo um curso de energia solar dará o reconhecimento necessário para que o mercado confie em seus serviços.

curso de energia solar

Afinal, há empresas mais exigentes que só trabalham com profissionais certificados, e consumidores individuais que preferem dar mais credibilidade aos profissionais que se especializaram formalmente naquilo que fazem.

Acima de tudo, o domínio do conhecimento, faz com que o valor percebido pelo cliente seja muito mais importante na tomada de decisões, do que o preço!

2 – Coloca você à frente da concorrência

Bem como a demanda por sistemas fotovoltaicos vêm crescendo, o número de empresas que oferecem esse tipo de serviço também (mesmo que não no mesmo ritmo).

Apesar de ser um mercado relativamente “novo” no Brasil e que tem muito a ser explorado, fazer um curso de energia solar dará a você diferenciais, permitindo que você saia na frente, na corrida pelo “coração” do consumidor.

curso de energia solar

Sob o mesmo ponto de vista, mexer com novas tecnologias, exige conhecimento.

Então, por mais que você tenha anos de experiência em áreas correlacionadas, mantenha – se sempre atualizado, para não ficar defasado em relação aos seus colegas.

3 – Permite ganhos mais altos

Além da credibilidade oferecida, ter uma certificação permite que você tenha ganhos mais altos!

Dessa forma, pagar um curso de energia solar, não é um gasto e sim investimento, tanto em sua carreira quanto em seus conhecimentos.

Ou seja, um investimento em cursos de qualificação, pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a média salarial do setor é superior a dois salários mínimos.

curso de energia solar

Como todo mercado que se preze, o fotovoltaico é bastante competitivo. Isso faz que você tenha que ter diferenciais na sua atuação, e principalmente agregue valor ao produto/serviço que oferece.

4 – Permite fazer networking e divulgar a marca

Em qualquer ramo, possuir um bom networking faz render ótimas indicações para conquista de novos clientes, além de ajudar você a potencializar oportunidades.

curso de energia solar

Portanto, ao fazer o curso, você terá a chance de conhecer outras pessoas que atuam no ramo de energia solar (e até em outras áreas), fazer parcerias e ainda, trocar experiências com professores que são profissionais consolidados na área.

5 – Auxilia na criação do seu plano de negócios

curso de energia solar

Montar um negócio, qualquer que seja, não é fácil!

Logo, um curso de energia solar vai abrir “caminhos” para que você faça uma boa escolha do seu nicho de atuação e assim, atinja seus objetivos.

Por fim, é necessário ter um bom plano de negócios, que considere os riscos, investimentos e tudo que deve ser feito para o empreendimento deslanchar.

Como fazer isso? A resposta é simples!

curso de energia solar

O que o curso de energia solar ensina?

A área solar oferece a você diversas opções de atuação, e fazer um curso com a Oca Solar Energia, é a melhor opção.

Veja só o que você pode aprender:

  • Homologação de Sistemas Fotovoltaicos Online: Muitos profissionais da área se especializam em fazer o processo de homologação, porque é um serviço que está cada vez mais sendo solicitado pelos clientes/empresa, pois para que de fato o sistema on grid funcione, é necessário fazer a solicitação de conexão à rede elétrica, junto à distribuidora que fornece energia elétrica ao cliente.
  • Instalação de Sistemas Fotovoltaicos: Um curso 2 em 1 que foi desenvolvido para permitir que os participantes coloquem a “mão-na-massa”, simulando a instalação do sistema fotovoltaico conectado à rede na prática, além da manutenção do sistema. Em algumas unidades há prática também de sistemas desconectados (autônomos).

Você ainda pode ir além, adquirindo conhecimentos na área de eletricidade básica e comandos elétricos.

Seja em qual área for atuar, com esforço e dedicação você com certeza poderá se tornar um empreendedor de sucesso, e aproveitar as ótimas perspectivas do mercado solar para os próximos anos.

Quais as oportunidades do mercado fotovoltaico para empreendedores?

De acordo com dados da ABSOLAR, nos últimos sete anos a solar FV cresceu a uma taxa média de 151% ao ano.

Igualmente, considerando o aumento na conta de luz, a tendência é que esse número continue crescendo em ritmo acelerado.

Segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), até 2024 serão mais de 1 milhão de sistemas de energia solar instalados no país.

Nesse sentido, só o Brasil, poderá gerar mais de 672 mil novos empregos, até 2035!

Por que você deveria instalar um sistema de energia solar na sua casa ao invés de trocar de carro?

Do mesmo modo, já são 6 gigawatts de potência operacional produzidos em todo território nacional, e consumidores de diversos setores que vêm enxergando os benefícios, tais como:

  • sustentabilidade
  • independência energética
  • ótimo retorno sobre o investimento
  • acessível em todos os lugares
  • entre outros.

Ou seja, está mais do que provado que o mercado solar tem grande potencial para o empreendedor.

Dessa forma, para conseguir chegar lá, é preciso antes investir na sua capacitação e fazer um curso de energia solar é parte fundamental do processo! 

Não perca tempo e faça sua matrícula em um de nossos cursos agora mesmo!

Para que você já chegue ao curso, com um conhecimento prévio, está disponível em nosso blog, o guia completo de como funcionam os sistemas fotovoltaicos.

Você também tem a opção de fazer o download do nosso e-book, gratuitamente.

Sobre a Oca

Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica e outras áreas da eletricidade.

Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Para os alunos que não conseguem fazer o curso presencial, oferecemos uma plataforma EAD com o diferencial de ter encontros ao vivo e dessa forma proporcionar aos alunos integração com o instrutor em tempo real e otimizar o seu processo de aprendizado.

Além da parceria com o SENAI, contamos com grandes parceiros relacionados ao setor, como Genyx Solar Power (distribuidora especialista em energia solar), Clamper (referência no segmento de proteção contra raios e surtos elétricos) e Sil Fios e Cabos Elétricos (uma das principais empresas brasileiras de seu segmento).

Com o intuito de difundir ainda mais a energia solar no Brasil e no mundo, nós da OCA promovemos os cursos e treinamentos especializados para capacitação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio de atendimento personalizado, entendimento das necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e transparência nas negociações.

Assim também, para saber mais sobre a Oca, você pode ouvir o #episódio1 do Eletro Talks, com a sócia – diretora, Liza Rocha:

Conheça a nossa plataforma EAD e faça já a sua matrícula.

Te esperamos lá!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

2 Comentários

  1. Avatar Adriano disse:

    Gostaria de obter mais detalhes estou interessado

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá, Adriano!Tudo bem?

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações dos cursos.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *