Cursos e Projetos

Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Oca/SENAI

Você busca um curso de instalação de energia solar ou curso energia solar por que quer ser um instalador fotovoltaico?

Pois então chegou ao lugar certo! Leia esse artigo até o final e saiba tudo que precisa para ser um Instalador Fotovoltaico de sucesso:

  • O que é a instalação de energia solar;
  • O que faz um instalador fotovoltaico;
  • Onde atuar;
  • O mercado desse setor;
  • E ainda como se profissionalizar e escolher um curso.

Primeiramente, antes da instalação de energia solar, vem o projeto do sistema fotovoltaico, o projetista fotovoltaico é o profissional responsável pelo detalhamento técnico que define quantidades e tipos de materiais e equipamentos que serão utilizados para garantir que o sistema fotovoltaico gere, com economia e segurança, a energia suficiente às necessidades atuais e futuras de quem adquire o sistema.

Além disso, o projeto do sistema fotovoltaico serve também de guia para que o instalador fotovoltaico faça uma instalação eficiente e segura. Se quiser saber mais sobre a profissão de projetista fotovoltaico, clique aqui e leia um artigo completo sobre o assunto.

O que é uma instalação de energia solar?

A saber, a energia solar fotovoltaica é gerada pelos módulos solares que convertem a luz do sol em energia elétrica, dessa forma no setor de energia solar chamamos esse conjunto de módulos e outros componentes de Sistema Fotovoltaico.

Entretanto, é importante você saber que quando este sistema é conectado à rede de energia chamamos de On-Grid, quando não é conectado, utilizando baterias de armazenamento por exemplo, chamamos de Off-Grid.

Mas, existem ainda os sistemas Híbridos, em que o sistema pode estar conectado à rede elétrica (on grid) e também ser integrado a um sistema de armazenamento de energia (off grid), esse tipo de sistema é tendência no setor.

E depois da instalação?

Logo após o sistema fotovoltaico instalado vem a homologação junto a concessionária de energia, contudo, isso pode dar dor de cabeça se o profissional fotovoltaico não se atentar a todas as normas, regras e documentos exigidos.

Por isso, a Oca Solar Energia oferece o curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos online com todo o passo a passo desse processo em aulas ao vivo, clique aqui e saiba mais.

O que faz um instalador fotovoltaico?

Em suma, o Instalador fotovoltaico é o profissional responsável por executar o que está no projeto do sistema fotovoltaico, ele faz a instalação de todos os módulos e componentes e a ligação junto à rede de energia ou a um sistema de baterias de armazenagem de acordo com todas as normas técnicas e de segurança.

Posteriormente à instalação, o profissional pode atuar também com a manutenção do sistema que inclui desde a substituição ou configuração dos equipamentos, até a limpeza dos módulos, garantindo assim que o sistema fotovoltaico funcione plenamente durante toda sua vida útil.

Dessa forma, é importante que o curso de instalação de energia solar que você escolher tenha um conteúdo completo, que aborde todos esses aspectos.

Onde é instalado o sistema fotovoltaico?

Existem várias aplicações para um sistema fotovoltaico, logo, o instalador fotovoltaico pode trabalhar em projetos de Microgeração (até 75 kW de potência instalada) para residências e pequenos comércios, Minigeração (de 75 kW a 5MW de potência instalada) para indústrias e grandes consumidores de energia ou ainda em grandes projetos de Usinas Fotovoltaicas (acima de 5 MW de potência instalada).

A instalação dos módulos é feita nos telhados das edificações ou no chão dependendo do projeto, atualmente a tecnologia evoluiu tanto que até na fachada de um prédio ou na superfície de um lago é possível instalar um sistema fotovoltaico.

Onde o instalador fotovoltaico atua?

Saiba que as atuações são várias dentro do segmento de energia solar, o instalador fotovoltaico pode ser autônomo e fazer instalações para gerar renda extra ou ser um integrador solar que além da instalação faz a ponte entre o consumidor final e a distribuidora.

Você pode também optar por ter uma carreira profissional em uma empresa do setor, fazendo a instalação, limpeza e manutenção de sistemas em clientes ou ainda empreender e abrir seu próprio negócio.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, assista esse vídeo aqui:

Aproveite as oportunidades do mercado de energia solar

O mercado solar está em pleno crescimento!

A geração de energia solar bateu a marca de 17,5 GW de potência operacional em agosto de 2022 e, no momento, é a terceira maior fonte no Brasil, passando à frente da produção das termelétricas.

E tem mais! A estimativa é que neste ano o setor será responsável pela criação de 350 mil novos empregos e a tendência é de mais crescimento pois é uma fonte de energia renovável e mais econômica e sustentável que as hidrelétricas.

Por fim, com as mudanças na lei, que favorece os consumidores que adquirirem seus sistemas fotovoltaicos ainda neste ano, agora é o melhor momento para entrar ou investir no setor.

Atenção para esse assunto! Se você está pensando em entrar para o setor, precisa saber sobre a nova lei da energia solar e o direito adquirido, por isso indico que assista esse vídeo aqui:

Nova lei da energia solar: como não perder o direito adquirido.

Precisa ser eletricista para fazer o curso de instalação de energia solar fotovoltaica?

A resposta é não! Qualquer pessoa, homem ou mulher, com idade acima de 18 anos e conhecimentos em elétrica básica pode fazer um curso de instalação de energia solar.

Mas, se você não tem conhecimentos em elétrica, não se preocupe! A Oca oferece o curso de Elétrica Básica 2.0 para quem quer iniciar no setor, clique aqui e saiba mais.

Portanto, se você não sabe nada, mas quer começar na frente com uma formação de qualidade e completa, a certificação dupla Oca/Senai garante que seu conhecimento e certificados sejam reconhecidos no Brasil inteiro.

No entanto, se você quer iniciar no setor solar e já é eletricista, eletrotécnico, engenheiro ou estudante de engenharia elétrica, o curso de Instalação de Energia Solar da Oca oferece conteúdo focado e completo para quem busca capacitação, treinamento ou atualização sem enrolação.

Como funciona o curso de instalação de sistemas fotovoltaicos Oca/Senai?

De antemão, vale ressaltar que não indicamos que você faça um curso de instalação de energia solar 100% online, é fundamental que você tenha alguma vivência com os módulos e demais componentes de um sistema fotovoltaico, que coloque a “mão na massa”.

Um modelo de curso híbrido é muito mais vantajoso para quem não quer perder tempo, o curso híbrido de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos da Oca tem parte da teoria online, com aulas em vídeo, em uma plataforma fácil de acessar e suporte para responder todas as suas dúvidas.

Em seguida, você segue para a parte prática presencial e aprende em uma simulação passo a passo todo o processo de instalação, com um professor experiente e dentro de uma unidade do Senai.

A carga horária total é de 21 horas, durante a parte presencial os alunos colocam a “mão-na-massa” e simulam a instalação de um sistema fotovoltaico na prática e ainda certificação dupla Oca/Senai com reconhecimento nacional.

O que ensina o curso de instalação de energia solar fotovoltaica?

O Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos da Oca é dividido em 5 módulos, 3 deles em vídeo, com 5h de duração; 2 módulos presenciais, com 16h de “mão na massa” e mais um bônus incrível!

Veja todo o conteúdo:

MÓDULO 1 (em vídeo) – Conceitos básicos

1. Intro
2. O sol e a Irradiação

MÓDULO 2 (em vídeo) – Componentes do sistema

3. Módulos Fotovoltaicos
4. Tipos de ligação de Módulos Fotovoltaicos
5. Inversores e Microinversores
6. String Box

MÓDULO 3 (em vídeo) – Elétrica do sistema

7. Seccionamento e Proteção Elétrica
8. Aterramento
9.
 Medidor bidirecional
10. Cabeamento Solar Fotovoltaico
11. Estruturas e Acessórios
12. Manutenção de sistema solar fotovoltaico

MÓDULO 4 (presencial) – Conheça os componentes de perto

1. Módulos
2. Inversor (string)
3. Microinversores
4. Inversores x Microinversores x Otimizadores Inversores

MÓDULO 5 (presencial) – Práticas de instalação mão na massa

Prática 1 – Crimpagem dos Conectores Solares
Prática 2 – Montagem em Estruturas
Prática 3 – Montagem de QDCA
Prática 4 – Montagem em Telhados Didáticos
Prática 5 – Montagem com Otimizadores

+BÔNUS INCRÍVEL

CURSO DE PROJETOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS + INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Isso mesmo, este bônus disponibiliza de forma gratuita nosso curso 2 em 1, em vídeo, na plataforma Oca EAD, para alunos do curso de instalação de sistemas fotovoltaicos.

Onde fazer o curso de instalação de energia solar fotovoltaica?

A Oca, em parceria com o SENAI, oferece os cursos de instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em várias cidades do Brasil.

Clique no nome da cidade mais próxima de você ou fale com uma consultora e verifique a agenda completa, com locais, datas e valores do Curso de Instalação de Energia Solar.

Não perca tempo, para falar com uma consultora envie uma mensagem para nosso WhatsApp.

Oca EAD

Você conhece a plataforma de cursos da Oca?

O aluno mantém contato direto com o professor e com o time de apoio durante todo o curso, a plataforma é fácil de acessar, aulas em vídeo para você aprender no seu ritmo com 1 ano de acesso, além disso, você recebe materiais extras para complementar seu aprendizado e certificado de conclusão ao final do curso.

Se você quer se destacar no setor de Energia Solar Fotovoltaica, continue seus estudos no conforto da sua casa, pois você pode estudar do computador, tablet ou do seu celular smartphone.

Mas atenção! O curso de Instalador Fotovoltaico não é oferecido no formato 100% online e não recomendamos que você faça um curso de Instalação Online, na plataforma você encontra cursos dos próximos passos da sua carreira de profissional de energia solar fotovoltaica, como o curso de Projeto de Sistemas Fotovoltaicos.

plataforma Oca EAD
Plataforma de ensino a distância da Oca Solar Energia.

Siga a Oca nas redes sociais para receber conteúdos e notícias sobre o setor elétrico e fotovoltaico:

Lidiane Monteiro
Assistente de marketing
contato@ocaenergia.com

10 pensou em “Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Oca/SENAI

    1. Marcos, boa tarde! Tudo bem?

      Você nos passar um telefone de contato para passar informações do curso? Ou pode entrar em contato pelo whatsapp: (16)99328-6643.

      Abraços!

    1. José, boa tarde! Tudo bem?

      Você nos passar um telefone de contato para passar informações do curso? Ou pode entrar em contato pelo whatsapp: (16)99328-6643.

      Abraços!

    1. Claudemiro, boa tarde! Tudo bem?

      Você nos passar um telefone de contato para passar informações do curso? Temos cursos presenciais e online também. Se preferir pode entrar em contato pelo whatsapp: (16)99328-6643.

      Abraços!

    1. Mario, bom dia! Tudo bem?

      Na região de SP, temos a parceria somente com o SENAI de Tatuapé, localizado na capital. Você teria que se deslocar 2 dias até lá. Há possibilidade? Qualquer dúvida, entre em contato pelo whatsapp:(16)99328-6643.

      Abraços!

    1. Helder, bom dia! Tudo bem?

      Vou pedir que uma de nossas consultoras entre em contato para passar as informações e tirar as demais dúvidas que possa vir a ter. Você também pode entrar em contato pelo whatsapp:(16)99328-6643.

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *