Cursos e Projetos

Curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos Oca/SENAI

Antes de tudo, se você busca por curso de Projeto de Energia Solar ou Projeto Fotovoltaico passo a passo, agora não precisa mais pesquisar, leia o post até o final e saiba tudo que precisa sobre o assunto:

  • O que é um Projeto de Sistema Fotovoltaico;
  • O que faz o projetista fotovoltaico;
  • O mercado desse setor;
  • Onde atuar;
  • E ainda como se profissionalizar e escolher um curso.

O que é um projeto de energia solar?

Primeiramente, um projeto é um detalhamento técnico que define quantidades e tipos de materiais e equipamentos que serão utilizados.

O projeto pode ainda ser representado através de desenho técnico para melhor visualização e assim também servindo de guia para quem for fazer a instalação do sistema, abrangendo toda a parte normativa para homologação junto a concessionária de energia.

Além disso, no setor de energia solar fotovoltaica chamamos o projeto de energia solar de Projeto de Sistema Fotovoltaico.

E depois do projeto?

Logo depois do projeto de energia solar vem então a parte da instalação do sistema fotovoltaico, o instalador será o responsável por “interpretar” o projeto e fazer a instalação conforme o que foi projetado, com segurança e eficiência.

Se você quer aprofundar seus conhecimentos a Oca Solar Energia também oferece o curso de Instalação de Sistemas fotovoltaicos em parceria com o Senai, quer saber mais clique aqui.

O que faz um projetista fotovoltaico?

Um projetista fotovoltaico é responsável por elaborar e dimensionador o sistema fotovoltaico, buscando a melhor solução com viabilidade técnica, avaliando para isso a edificação onde o sistema será instalado, o perfil e a demanda de consumo.

Portanto, é o responsável por garantir que o sistema fotovoltaico gere a energia necessária para as necessidades atuais e futuras de quem adquire o sistema com economia e segurança.

Assista abaixo a explicação do professor Dênis Lourenço, que ministra o curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos online com aulas ao vivo.

Quais as aplicações dos projetos fotovoltaicos?

De antemão, é importante saber que quando o projeto fotovoltaico é elaborado para um sistema que será conectado à rede de energia chamamos de On-Grid, quando não é conectado, utilizando baterias de armazenamento por exemplo, chamamos de Off-Grid.

Contudo, existem ainda os sistemas Híbridos que são uma tecnologia mais recente e tendência no setor, se trata de um sistema de geração solar conectado à rede elétrica (on grid) integrado com um sistema de armazenamento de energia (sistema off grid).

Um Projeto de Sistema Fotovoltaico ou Projeto de Energia Solar pode ser desenvolvido para sistemas fotovoltaicos em residências, comércios, indústrias e em áreas rurais, trazendo segurança energética e economia para quem adquire e ainda, lucro para quem projeta, instala e faz a manutenção do sistema.

Onde o projetista de energia solar fotovoltaica atua?

O projetista fotovoltaico pode atuar em empresas do setor de energia solar como projetista fotovoltaico ou ainda em funções que necessitam dos conhecimentos técnicos de um projeto de energia solar como: departamento de vendas, compras, suporte técnico ao cliente e outros.

Além de uma carreira no setor privado ou público, existe também a possibilidade de trabalhar como autônomo, prestando serviços e gerando assim renda extra ou ainda empreender no setor e abrir seu próprio negócio.

O mercado solar está aquecido!

Contudo, saiba que se você quer entrar para o mercado de energia solar fotovoltaica, agora é o melhor momento, o setor não para de crescer, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) foram 153 mil contratações em 2021, isto é, mesmo com as dificuldades econômicas o setor não parou de contratar.

Desde já, saiba que com a nova Lei 14.300 as regras de compensação de créditos estão mudando e sendo assim, os consumidores tem prazo para a aproveitar e adquirir sistemas fotovoltaicos dentro da antiga regra que é mais vantajosa, portanto, a busca por profissionais na área está a todo vapor, principalmente neste ano de 2022.

Quer saber mais sobre a Lei 14.300? Clique aqui e leia um artigo completo sobre ela.

Quem pode fazer o curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos?

A princípio, qualquer pessoa, homem ou mulher, com idade acima de 18 anos e conhecimentos em elétrica básica pode fazer um curso de projeto de energia solar, ou melhor, curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos.

Mas, se você não tem conhecimentos em elétrica, não se preocupe, a Oca oferece o curso de Elétrica Básica 2.0 para quem quer começar no setor, clique aqui e saiba mais.

Contudo, vale mencionar que se você não é engenheiro eletricista ou eletrotécnico é preciso que você tenha parceria com um desses profissionais, dependendo da potência do sistema, para que ele seja o responsável técnico do projeto afim de homologa-lo junto a concessionária de energia no caso de um projeto para sistema fotovoltaico On-grid ou Híbrido.

Clique aqui e saiba o que é Homologação de Sistemas Fotovoltaicos.

Clique e saiba mais sobre o curso de homologação de sistemas fotovoltaicos.

Como funciona o curso de projetos de energia solar fotovoltaica?

Agora vamos ao que interessa! Se você quer aprender a dimensionar e elaborar Projetos de Sistemas Fotovoltaicos On-Grid, com uma revisão dos fundamentos básicos de Energia Solar Fotovoltaica e ainda com um panorama do mercado atual, o curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos da Oca Solar Energia é a sua melhor escolha.

Além disso, você terá certificação dupla Oca/Senai com reconhecimento nacional e planilhas com o mais alto rigor técnico, que vão te auxiliar no dimensionamento dos sistemas e garantir assim, segurança e agilidade para atender seus clientes.

A carga horária total do curso é de 19 horas: 3 horas de curso em vídeo, realizado em nossa Plataforma EAD + 16 horas de curso presencial, realizado em 2 dias em uma unidade Senai parceira da Oca em São Paulo/SP ou Belo Horizonte/MG (clique no nome da cidade para mais informações).

O que você vai aprender?

MÓDULO 1 (em vídeo) – Conceitos básicos

1. Boas vindas
2. O que é um projeto e qual sua função
3. Conceitos Essenciais de Eletricidade VCC e VCA
4. Conceitos Iniciais de Energia Solar e o Mercado Solar no Brasil
5. Equipamentos do sistema fotovoltaico
6. Dados necessários para elaboração do projeto

MÓDULO 2 (em vídeo) – Panorama de sistemas fotovoltaicos

7. O que é um sistema On Grid
8. On Grid passo a passo
9. Legislação Vigente
10. Sistema Off Grid
11. Dimensionamento de sistemas desconectados a rede elétrica

MÓDULO 3 (presencial) – O Mercado de Energia Renovável no Brasil

12. Panorama do crescimento e situação do setor fotovoltaico brasileiro

MÓDULO 4 (presencial) – Fundamentos de Eletricidade

13. Unidades e Grandezas Elétricas
14. Noções de Circuitos Elétricos

MÓDULO 5 (presencial) – Conceitos em Energia Solar

15. O sol como fonte de energia
16. Terminologias de energia solar fotovoltaica
17. Horas de Sol Pleno
18. Eficiência em sistemas solares

MÓDULO 6 (presencial) – Equipamentos Fotovoltaicos

19. Módulos fotovoltaicos
20. Inversor On-Grid
21. String Box
22. Estruturas metálicas
23. Cabos e Conectores

MÓDULO 7 (presencial) – Sistemas On-Grid

24. Características do sistema On-Grid
25. Passo a passo detalhado do cálculo do sistema On-Grid
26. Diagrama Elétrico
27. Estimativa de custos
28. Cálculos de Pay-back simples

MÓDULO 8 (presencial) – Legislação Vigente

29. Estudo dos Pontos Essenciais das Resoluções 482 da Aneel, suas atualizações e a Lei 14.300/2022
30. Exercícios da Resolução

BÔNUS INCRÍVEL

AULA COMPLETA DE USO DO SOFTWARE SOLERGO + AULÃO COMPLETO SOBRE O MERCADO SOLAR

Você terá uma aula que explica passo a passo a projetar um sistema direto do Software Solergo e também um super aulão com Roberto Molina, entregando tudo e um pouco mais sobre o mercado fotovoltaico nacional.

Quem pode fazer o curso de projetos de energia solar fotovoltaica?

Se você não sabe nada, nem de elétrica e já quer começar na frente com uma formação de qualidade, é um curso ideal pois a parceria Oca-Senai garante que seu conhecimento e certificado sejam reconhecidos no Brasil inteiro.

Agora, se você quer iniciar no setor e já é eletricista, eletrotécnico, engenheiro ou estudante de engenharia elétrica, o curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos da Oca Solar Energia é perfeito para quem busca capacitação e precisa de conteúdo focado, quer ser bom no que faz e não procura apenas um certificado qualquer.

E ainda, para quem já é profissional do setor de energia solar fotovoltaica e quer avançar com sua carreira, buscando mais conhecimentos técnicos e ainda sobre o mercado de energia solar, o curso entrega tudo que precisa para se atualizar e se aperfeiçoar na carreira.

Quer saber mais?

A Oca oferece os cursos em parceria com o Senai em várias cidades do Brasil, fale com uma consultora e verifique a agenda completa, com locais, datas e valores do curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos.

Então, não perca tempo, envie uma mensagem para nosso WhatsApp.

Fale com uma de nossas consultoras pelo WhatsApp, tire todas as suas dúvidas e garanta sua vaga!

Quer aprender sem sair de casa?

A Oca oferece o curso de Projeto de Energia Solar também no formato online, para quem gosta de estudar no formato EAD e prefere não se preocupar em se deslocar de casa.

São 16h de conteúdo focado, 100% online ao vivo com o professor Dênis Lourenço, as aulas acontecem em dois encontros aos sábados, a plataforma é fácil de acessar e você tem todo o apoio da nossa equipe e suporte direto com o professor durante 30 dias após a compra do curso.

Saiba mais:

Clique e saiba mais sobre o curso de projetos de sistemas fotovoltaicos AO VIVO com o professor Dênis.

Tipos de Projetos de energia solar Fotovoltaica

No entanto, se você quer saber um pouco mais sobre Projetos Fotovoltaicos, assista o vídeo abaixo e conheça o professor Dênis Lourenço do curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos online com aulas ao vivo.

Porém, não se preocupe se não entender alguma coisa, você aprende o projeto fotovoltaico passo a passo no curso e ainda tira suas dúvidas direto com o professor ao vivo.

Conheça os cursos da plataforma EAD

Se você gosta de aprender online, fica o convite para conhecer os cursos Oca da plataforma EAD, com aulas fáceis de aprender, cursos desde o básico em energia solar e elétrica até gestão de vendas em energia solar, proporcionando um treinamento continuado para que você transforme sua carreira ou seu negócio em energia solar fotovoltaica.

O aluno mantém contato direto com o professor e com o time de apoio para utilização da plataforma durante todo o curso, e ainda, recebe materiais extras para auxiliar na aplicação dos conhecimentos e certificado de conclusão do curso, saiba mais clicando na imagem abaixo.

plataforma Oca EAD
Plataforma de ensino a distância da Oca Solar Energia.

E agora?

Para finalizar, saiba que você não precisa de um curso de 30 dias para aprender o necessário e elaborar Projetos de Energia Solar.

Se você já atua no setor ou ainda, se quer aproveitar as oportunidades que ele oferece e se formar um profissional de qualidade, o curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos da Oca vai entregar tudo que você precisa, aqui você terá uma formação continuada, pois a Oca desenvolve e oferece vários cursos no setor, são 8 anos de experiência em treinamento e capacitação focados no setor fotovoltaico com mais de 7.200 alunos formados e uma equipe de professores extremamente qualificada e com vivência na área. Fale conosco e venha para o setor que mais cresce no Brasil!

Siga a Oca nas redes sociais para receber conteúdos e notícias sobre o setor elétrico e fotovoltaico:

Lidiane Monteiro
Assistente de marketing
assistente.marketing@ocaenergia.com

Contém imagens: Pexels, Freepik, Pixabay, Unsplash, Google Imagens e Fotos Divulgação das fontes citadas.

10 pensou em “Curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos Oca/SENAI

    1. Olá Manoel, tudo bem?
      O curso de Projetos é um curso de imersão que permite ao participante adquirir os conhecimentos necessários para atuar com segurança e eficiência no setor que mais cresce no Brasil e no mundo.
      Você vai aprender a elaborar e dimensionar um sistema fotovoltaico por meios de cálculos manuais.
      Passei o seu contato para a consultora responsável e a mesma irá entrar em contato com você para passar todas as informações, combinado!

    1. Marcos, boa tarde!

      O curso é voltado para todos que tenham o desejo de aprender a projetar um sistema fotovoltaico (on grid e off grid). Caso você seja engenheiro elétrico, melhor ainda, pois além de projetar você também pode assinar.
      Verifiquei que a consultora Daiana já entrou em contato com você, ela poderá tirar mais dúvidas que venham a surgir.

      Abraços!

    1. Olá Luiz Ricardo!
      No momento para a unidade de São Paulo oferecemos o curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos na modalidade presencial.
      O curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos pode ser feito online, as aulas são ao vivo com o professor Dênis, converse com uma consultora e saiba mais é só clicar neste link e escolher com quem quer falar https://whatsapp.ocaenergia.com

    1. Olá, Valdeci!

      Fale com uma consultora pelo WhatsApp, ela vai responder todas as suas dúvidas e te passar todas as informações necessárias sobre os cursos! É só clicar no link que vou deixar aqui, escolher um nome e clicar em cima do nome que já abre o WhatsApp para você falar com ela. whatsapp.ocaenergia.com

      Esse é o site da Oca, lá você encontra informações sobre nossos cursos, próximas turmas, notícias sobre o setor solar fotovoltaico e mais, acesse: https://www.ocaenergia.com/

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *