Cuidados para evitar acidentes com instalações elétricas durante a pandemia

cuidados com instalações elétricas

Fonte: https://www.freepik.es/

Você já pensou que ter cuidados com instalações elétricas, se tornaram ainda mais essenciais durante a pandemia?

Todos os dias, escutamos de pessoas próximas, nas mídias ou redes sociais a frase: “Fique em casa”, não é mesmo?

Dessa forma, com a quarentena instaurada por causa da pandemia do covid-19, obrigatoriamente, estamos passando mais tempo em casa, e como consequência, o consumo de energia aumenta.

Esta, se faz indispensável para que as pessoas consigam trabalhar, realizar as tarefas domésticas, entreter as crianças, e principalmente, muitas pessoas aproveitam o momento em casa, para realizarem possíveis melhorias e reformas necessárias, não é mesmo?

Contudo, sem o treinamento correto, essa atividade pode ser muito perigosa, veja só:

Segundo o anuário 2020, disponibilizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), houve um aumento de 12% no número de mortes ocasionadas por acidentes elétricos no Brasil em 2019.

Foram 697 acidentes, contra 627 ocorridos em 2018.

Em 7 anos de levantamento de dados, é possível afirmar que mais de 4.300 pessoas perderam suas vidas somente em acidentes envolvendo eletricidade.

Sendo assim, preparamos esse blog post com algumas dicas e orientações para garantir que os cuidados com instalações elétricas, sejam observados.

Cuidados para evitar acidentes com instalações elétricas

Tempo de isolamento social, significa cuidado redobrado!

Manutenções residenciais, troca de fios elétricos, instalação de sistemas fotovoltaicos, de antenas, entre outros, são serviços que podem envolver contato com energia elétrica. Por isso, é preciso estar atento às medidas de segurança na realização dessas atividades.

Nesse ponto, é válido mencionar que ter um projeto elétrico em mãos na instalação de equipamentos, é de extrema importância para que qualquer reparo seja feito, de forma certeira e segura!

Acima de tudo, é bom reforçar que caso mudanças (ou reformas) sejam realmente necessárias, é preciso que sejam feitas por profissionais capacitados!

Curso EAD de Elétrica Básica

Seja como for, o ideal é que qualquer pessoa possua os conhecimentos mínimos necessários, para utilizar a energia de forma correta e, prevenir acidentes.

Nesse sentido, confira abaixo algumas orientações!

Uso de EPI’s

Em primeiro lugar, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) sempre foram obrigatórios, e no período de pandemia eles são ainda mais importantes, e devem ser exigidos.

EPI: equipamento de proteção individual

Em segundo lugar, vale lembrar que o ideal é que, para evitar a transmissão do vírus, luvas, mangas isolantes de borracha, máscaras, óculos de proteção e todos os outros equipamentos de proteção sejam descartáveis ou higienizadas com frequência.

A higienização deve ser feita antes e após o serviço ser realizado, seja com água e sabão, desinfetantes ou o álcool 70.

Água e energia elétrica

Parece bobo, mas é sempre bom lembrar que: água e energia não combinam! Portanto:

  • evite contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e não realize consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados;
  • troque a temperatura do chuveiro com ele desligado e o corpo seco, além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;
  • nunca reaproveite resistências queimadas, nem use as que não são específicas para o equipamento.

Lâmpadas e tomadas

Antes de trocar uma lâmpada, atenção!

  • desligue o interruptor;
  • não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca;
  • não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar na sua mão.

Para tomadas:

  • atenção ao uso do famoso “T” para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. Nesse sentido, evite ligar muitos equipamentos ao mesmo tempo;
  • não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia;
  • observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada;
  • nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes. 

Sistemas fotovoltaicos

A dica mais importante nesse tópico é: se você não tem todo conhecimento necessário para instalar um sistema fotovoltaico com segurança, contrate um profissional capacitado!

Curso de “Instalação de Sistemas Fotovoltaicos” Oca Solar Energia – Unidade SENAI CETEL, em Belo Horizonte/MG

Muito cuidado com os vídeos disponibilizados na internet!

Se você procurar tutoriais a respeito da instalação do sistema de energia solar, encontrará várias instruções, mas sem o aprofundamento e a prática necessários.

Instalar incorretamente um sistema de energia solar pode causar danos aos aparelhos eletrônicos da residência, pois toda corrente elétrica pode produzir calor, que em quantidade superior ao considerado normal, é capaz de ocasionar incêndios.

Curso EAD projetos fotovoltaicos e instalações elétricas
Curso EAD de projetos de sistemas fotovoltaicos e instalações elétricas.

Tenha em mente que conhecer a norma NR10 é de extrema importância para controlar (e garantir) que todo profissional que trabalha com instalações elétricas e serviços que envolvam eletricidade estejam devidamente seguros.

Antena de TV

Ao instalar uma antena de TV:

  • respeite a distância mínima de segurança da rede (três metros). Certifique-se que, mesmo em caso de queda dos equipamentos, eles não irão tocar ou se aproximar dos fios elétricos;
  • na ocorrência de chuvas, ventos ou relâmpagos, não tente fazer a instalação da antena, já que há maior risco de quedas e choques elétricos;
  • não utilize materiais flexíveis para prender a antena, como bambu e cano de PVC, pois além deles serem mais leves e mais fáceis de dobrar e cair na rede elétrica, há ainda o risco de você perder o equilíbrio durante a instalação;
  • jamais arremesse o cabo utilizado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes.

Outras dicas importantes

Outras orientações mais rotineiras, porém não menos importantes, devem ser citadas, veja:

  • orientar as crianças a não subir em árvores com galhos que estejam tocando na rede elétrica, lajes ou postes;
  • jamais tentar resgatar pipas que estejam presas na rede de energia, além de invadir subestações para tentar resgata-las, pois a área é bastante energizada e perigosa;
  • mantenha fios, cabos e equipamentos longe das crianças;
  • não improvise! Desencapar fios e conectá-los ou utilizar fios emendados pode ser muito perigoso;
  • evite contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Se alguém for vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, não tente tocar na pessoa que está recebendo a descarga.

A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor (ou a chave geral) e ligar imediatamente para emergência, no 193 ou 192.

Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora de sua região, para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Flávio Babos, projetista de CAD no software Solid Works, freelancer de projetos inovadores que usam a plataforma Arduino e entusiasta da Eletro Eletrônica, dá mais algumas dicas importantes que vale a pena conferir, veja:

10 Prevenções Eficientes Para Eletricistas e Não Eletricistas Evitarem Choques Elétricos

Isolamento social e eletricidade

Pode-se concluir então, que não só no período de isolamento social, mas sempre (e mesmo nos serviços mais simples), deve-se tomar cuidados com instalações elétricas.

Acima de tudo, é muito importante que você, profissional da área elétrica ou não, domine as principais técnicas e normas de segurança, de forma a garantir a qualidade do serviço.

Já pensou em fazer um curso de eletricidade básica aí da sua casa? Em tempos de pandemia, é uma ótima opção! Conheça nossa plataforma EAD.

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *