Oca Solar Energia

Curso de Eletricista: Como se Destacar Nessa Carreira ?

Antes de mais nada, fazer um curso de eletricista e se capacitar é muito importante nos dias de hoje. Apresentar um certificado é essencial para demonstrar conhecimento na área na hora de conseguir um emprego ou fechar um negócio, não é mesmo? Continue sua leitura e descubra as várias maneiras de alavancar sua carreira como eletricista.

Afinal, a eletricidade está em quase tudo o que fazemos em nosso cotidiano. Pode-se dizer, já há algum tempo, que ela está ligada de maneira direta ao nosso bem-estar e lazer.

Instalação de um quadro de distribuição elétrica.

Sobretudo, o mercado de elétrica tem se transformado nos últimos anos, com a busca pelo uso de fontes energéticas, limpas e renováveis.

Nesse sentido, seja para você, eletricista com mais de 30 anos de experiência, ou para quem está começando na área, é muito importante fazer um curso de eletricista. Para aprender e manter–se atualizado.

Mas, você deve estar se perguntando: “como me destacar na carreira de eletricista e não ser apenas ‘mais um’ no mercado”? É isso que vamos te mostrar no artigo de hoje!

Vamos lá?

O Que é Eletricidade: breve resumo!

Em primeiro lugar uma curiosidade:

Você sabia que origem da palavra eletricidade, está no latim electrum (que significa âmbar)? E sabe por quê leva esse nome?

De acordo com o primeiro relato documentado (por volta de 600 a.C), o filósofo grego Tales de Mileto percebeu que quando esfregado em tiras de couro, o âmbar (uma resina vegetal fóssil), tinha a capacidade de atrair pequenos objetos.  

curso de eletricista
Tales de Mileto

Em segundo lugar, a eletricidade é o nome que se dá ao que “ocorre a cargas elétricas e a corpos eletricamente carregados”.

Ao mesmo tempo, baseia-se nos estudos de cargas elétricas originadas de duas maneiras: Eletrostática e Eletrodinâmica. A primeira estuda a energia em repouso e a segunda estuda a energia em movimento. 

Ainda, dentro do estudo da elétrica básica, também existem grandezas elétricas cruciais que merecem sua atenção:

  • corrente elétrica;
  • tensão elétrica;
  • resistência elétrica;
  • corrente elétrica.

Para saber mais você precisa fazer um curso de eletricista. Você também pode conhecer mais sobre eletricidade ao acessar outros artigos que estão disponíveis em nosso blog.

Agora que você já tem um breve resumo sobre a eletricidade, vamos ver as áreas de atuação desse profissional?

Curso de Eletricista: Áreas de Atuação

Em suma, se você pretende fazer um curso de eletricista, pode escolher seguir três áreas de atuação: predial, residencial ou industrial

Seja como for, independente da sua escolha na área de atuação, irá executar algumas tarefas como, por exemplo:

  • elaborar projetos elétricos;
  • executar instalações;
  • fazer manutenção preventiva, corretiva e preditiva;
  • entre outros.

De acordo com dados de 12/2020 da Salario.com.br junto ao Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, a média salarial de um eletricista em 2021 é de R$ 2.125,94, no mercado de trabalho brasileiro.

No entanto, você pode aumentar ainda mais esses ganhos! Quer saber como? Continue lendo que esse é o próximo tópico.

curso de eletricista
Curso EAD de elétrica básica.

Como se Destacar na Carreira de Eletricista?

Como dito no inicio do artigo, o mercado de energia se atualiza a cada dia. Acima de tudo, para se adequar ao modo como estamos usando a eletricidade e ao aumento constante da demanda.

Nesse meio tempo, o aumento nos custos da energia elétrica e, consequentemente na nossa conta de luz, refletem que a matriz elétrica Brasileira pede “socorro”.

Dessa forma, uma maneira de melhorar essa situação é, sobretudo, fazer o uso de fontes limpas e renováveis de energia. Além disso, a questão da sustentabilidade, inclusive para as grades empresas, está cada vez mais em pauta.

Portanto, é preciso que os profissionais se adaptem as às novas demandas. Em consequência, isso implica novos aprendizados e atualizações constantes sobre o mercado e as novas tecnologias.

A boa notícia? Oportunidades no setor de energia solar não faltam!

No entanto, verifica-se a carência de eletricistas capacitados para atender à crescente demanda por instalações de projetos fotovoltaicos.

Sendo assim, veja 4 dicas que listamos para você se destacar em meio à concorrência, aumentar os seus ganhos e agregar ainda mais valor em seus serviços.

Vamos lá?

1 – Capacite-se!

O fato, é que falta no mercado profissional preparado. Assim, na disputa pelo cliente, ganha aquele que é mais qualificado.

curso de eletricista

De modo geral, os cursos visam o ensino de critérios técnicos, para várias áreas de atuação. Assim, há o estudo do projeto em si, dos componentes do sistema, dimensionamento, instalação e manutenção, entre outras coisas.

Em suma, isso significa melhores salários e colocação em melhores vagas. Se interessou né? Então, entre em contato conosco agora mesmo e faça já a sua matrícula.

2 – Campo de atuação amplo

Ainda que o ramo da energia solar seja específico dentro da área de atuação de um eletricista, ainda assim ele é muito amplo dentro do seu nicho. Ou seja, você pode optar assim como na elétrica, pela área residencial, comercial, industrial e rural.

Por exemplo, a Oca Solar Energia oferece os cursos de:

E, acima de tudo, todos os cursos tem certificação com validade em todo o território nacional, materiais de apoio, além do suporte de toda equipe Oca e do time de professores. Bom demais né?

Ficou interessado? Entre em contato com nossas consultoras pelo WhatsApp agora e saiba mais sobre os cursos!

3 – O mercado em energia solar está em alta

O setor de energia elétrica no Brasil tem inovado bastante com o investimentos fortes nas fontes energéticas renováveis.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o mercado fotovoltaico atraiu, mesmo em meio a pandemia de COVID 19, cerca de 13 bilhões de reais em novos investimentos.

Em outras palavras, isso representa um crescimento de 52% do mercado solar. Ponto para o nosso setor!

Acima de tudo, estudos mostram que a partir de 2035, a energia solar fotovoltaica se tornará a fonte de geração elétrica mais usada no mundo todo. Ponto para a sustentabilidade!

4 – Oportunidades de trabalho

Indo na contramão de uma taxa de desemprego nunca antes vista no mercado de trabalho, o setor solar não parou!

Conforme diz, Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR:

Para cada megawatt solar fotovoltaico instalado por ano, são gerados de 25 a 30 novos postos de trabalho de qualidade, segundo estatísticas internacionais do setor.

Dados do novo estudo da IRENA, também revelam que o setor global de energias renováveis poderá alcançar, até 2030, cerca de 29,5 milhões de empregos.

Hoje, China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão possuem 90% dos empregos de energia solar fotovoltaica do mundo.

Por fim, em 2050, alguns indicadores apontam que a energia solar representará cerca de 39% da matriz energética.

É muita notícia boa pra uma só fonte de geração de energia não é?

Enfim, se você tem alguma dúvida, é só deixar aqui para nós, nos comentários. Se deseja conhecer mais sobre o trabalho da Oca Solar Energia assista o vídeo que está em nosso canal do YouTube:

Vídeo: Oca Solar Energia, uma empresa completa no Setor Fotovoltaico do Brasil.

Siga também a Oca nas redes sociais. Faça seu curso de eletricista focado no setor fotovoltaico, tenha um diferencial na sua carreira e venha fazer parte do setor que mais cresce no Brasil e no mundo.

Te espero lá!

curso de eletricista
Siga a Oca Solar Energia nas redes sociais.
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *