O que um profissional de climatização precisa saber?

Com temperaturas cada vez mais altas no inverno e no verão, esse é um setor que cresce de maneira contínua e a demanda pelo profissional de climatização só aumenta.

Alguns fatores contribuem para que o profissional de climatização se torne um dos mais procurados no mercado. Veja só:

  • crescimento do consumo das famílias (sobretudo por causa da pandemia);
  • retomada da construção civil;
  • mais crédito (devido à queda das taxas de juros);
  • demanda por tecnologias melhores (do ponto de vista energético);

Além disso, isso justifica o otimismo dos empresários dessa área!

profissional de climatização

De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), até o final de 2020 a previsão de faturamento é em média de R$ 37,7 bilhões. Uma alta de 10% em relação ao ano de 2019.

Nesse sentido, pode-se avaliar o fato de que mais profissionais capacitados e com todo conhecimento possível, devem estar atuando no mercado de maneira satisfatória. Seja para instalar ou para realizar a manutenção desses sistemas.

Você pensa em atuar e ser um profissional de climatização? Neste artigo vai encontrar todas as informações que você precisa saber.

Vamos lá!

O que o profissional de climatização faz?

Em primeiro lugar deve-se ter em mente sobre alguns termos usados nessa área!

Você pode encontrar as seguintes siglas, quando se trata da parte de refrigeração e climatização:

  • HVAC (heating, ventilating and air conditioning);
  • AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

Do mesmo modo, quando ouvimos a palavra climatização a primeira coisa que vem a nossa cabeça é só o ar condicionado, acertamos?

No entanto, o profissional que trabalha com climatização tem uma área bem ampla de atuação.

Pode fazer serviços em:

  • ar-condicionado
  • geladeira
  • freezer
  • câmaras frias
  • entre outros.

Nesse sentido, também pode-se trabalhar tanto com a instalação assim como com a manutenção e consertos.

Nesse ínterim como falamos no início do artigo, hoje em dia é um segmento com grande demanda por mão de obra capacitada. Contudo, muitas pessoas têm vontade de entrar no ramo e não sabem o que fazer.

Assim, vamos mostrar quais as capacitações que um profissional de climatização pode fazer?

Quais capacitações eu preciso ter?

Por ser uma área de atuação ampla e de várias possibilidades, os profissionais podem se especializar em diferentes áreas do HVAC.

São elas:

  • aquecimento (heating)
  • ventilação (ventilation)
  • ar-condicionado (air conditioning)
  •  refrigeração (refrigeration).

É claro que você não precisa fazer todos estes cursos para começar a trabalhar.

Pode-se optar por uma área específica e focar nela. Você pode ir até mais além e fazer um curso superior que envolva a área de climatização. Por exemplo:

  • Engenharia Civil
  • Arquitetura
  • Curso Superior de Tecnologia em Eletrotécnica
  • Entre outros.

Contudo, é muito importante destacar que quanto mais capacitações, maior será o seu mercado de trabalho e irá agregar ainda mais valor em seus serviços. Como resultado, maior será o seu número de clientes.

profissional de climatização

Outra dica valiosa (e que talvez poucos profissionais fazem uso) é que existem duas capacitações cruciais para quem quer trabalhar com climatização.

São elas:

Por trabalhar nas proximidades e muitas vezes mexer em sistemas elétricos, todo profissional de climatização dever de forma obrigatória saber sobre eletricidade.

Afinal, justamente por não se especializarem nessa parte, infelizmente vemos vários acidentes graves e alguns até fatais!

Já é possível afirmar que comandos elétricos deixou de ser uma simples capacitação da área industrial. Em outras palavras, a cada dia invade todos os demais setores (residenciais e comerciais).

Por meio de suas lógicas de comandos e acionamentos, sua principal função é realizar o acionamento de máquinas e equipamentos elétricos.

Portanto, ao ter essa capacitação você irá agregar ainda mais valor em seus serviços e se tornar um profissional concorrido no mercado. Do mesmo modo, a sua renda irá se tornar ainda melhor.

Está esperando o que para fazer sua matrícula agora mesmo em nossa plataforma EAD e começar seu curso?

5 dicas para se tornar o profissional do setor de climatização

Por fim, se você deseja trabalhar no setor da climatização, fique ligado nas dicas que vamos passar para você logo abaixo!

profissional de climatização

1 – Defina sua área de atuação

O profissional deve, em primeiro lugar, definir o que deseja fazer. Trabalhar com climatização é um leque de possibilidades. Fica a dica de que quanto mais cursos em seu currículo, melhor!

2 – Autônomo ou funcionário?

Você decide!

As duas opções apresentam pontos positivos e negativos. Dessa forma, fica a cargo do profissional definir qual a melhor para atender seu objetivo.

3 – Capacite-se!

Como dito, é preciso estar capacitado para ter sucesso nesse setor. Há uma variedade grande de cursos que podem ser feitos. Cabe ao profissional decidir qual o que mais lhe interessa. A Oca Solar Energia tem ótimas opções de cursos a distância.

4 – Atualize-se sempre

Em suma, você deve fazer cursos e participar de eventos que somem a sua formação. Ainda mais que novas tecnologias surgem a todo momento (e em todas as áreas).

Sendo assim, além da capacitação, é básico que o profissional se mantenha sempre atualizado e ofereça o que há de mais “moderno” no mercado.

A realização de um serviço de qualidade faz com seu cliente tenha mais confiança em você e te recomende para outras pessoas.

5 – Divulgue os seus serviços

A divulgação bem feita é útil para qualquer serviço!

Nesse sentido, além da divulgação boca a boca, aposte “forte” nas redes sociais e no seu marketing digital.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019 (que traz dados importantes sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação), três em cada quatro brasileiros acessam a internet. O que equivale a 134 milhões de pessoas. Desse total, 59% das buscas são sobre produtos e serviços!

Precisamos falar mais alguma coisa?!

Conclusão

Em conclusão esperamos ter contribuído com seus conhecimentos. Ajudar você a tomar uma decisão importante para alavancar ainda mais sua carreira é um de nossos objetivos centrais.

profissional de climatização

Vale citar também que a associação espanhola de refrigeração e ar condicionado (AEFYT, na sigla em espanhol) pediu que a sociedade reconheça o trabalho dos engenheiros e técnicos da área, alertando os usuários finais que contratam empresas não qualificadas.

Seja como for, tenha em mente que se capacitar e estudar é o primeiro passo passo para se tornar um grande profissional.

Por fim, se você gostou desse artigo já compartilhe com os seus amigos. Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e continuar acompanhando nosso conteúdo.

Imagem de Zoltan Matuska por Pixabay

Até a próxima!

Thuany Santos
Produtora de Conteúdo
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *