Tensão e corrente elétrica: você sabe a diferença entre elas?

Tensão e corrente elétrica, são termos que podem assustar os “marinheiros de primeira viagem” que embarcam no universo da eletricidade, porém cruciais para qualquer eletricista.

Em primeiro lugar é preciso ter atenção, pois esses conceitos costumam ser definidos erroneamente, como sendo a mesma coisa.

A princípio, se você pensa em ingressar na carreira de eletricista, saiba que há empresas mais exigentes que só trabalham com profissionais certificados, então além de entender do assunto é importante investir nos estudos.

Assim como as empresas, também há consumidores individuais que preferem dar mais credibilidade aos profissionais que realmente entendem e dominam todos os conceitos, de sua área de atuação.

Nesse sentido, mesmo para você, eletricista com mais de 30 anos de experiência na área, é importante rever conceitos e manter-se sempre atualizado para não ficar defasado em relação à concorrência.

Portanto, para não errar, confira nesse artigo a explicação completa sobre os significados desses dois termos tão importantes para o aprendizado dos conceitos de eletricidade.

Vamos lá!

O que é Tensão Elétrica

Segundo o Sistema Internacional (SI), a unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e v, em minúsculo, para sinais alternados.

A tensão elétrica, é caracterizada como uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos.

Assim, podemos dizer que tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica.

tensão e corrente elétrica

A titulo de curiosidade, de acordo também com o sistema internacional de unidades, a energia potencial é medida em J (Joules) e a carga elétrica em C (Coulombs). A reação entre Joules e Coulombs resulta em Volts, representado pela letra V.

Então, voltando, existem dois tipos de tensão:

  • Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.
  • Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência. Numa tomada, por exemplo, a frequência normal é de 60Hz, então significa que a tensão alterna 60 vezes por segundo.

Enfim, toda fonte de energia elétrica tem uma tensão!

Os aparelhos elétricos que são ligados na tomada ou à rede elétrica da residência, por exemplo, trazem escrito os valores de 110V ou 220V.

Alguns aparelhos possuem um ajuste à tensão da rede elétrica da residência, outros, como a geladeira e máquina de lavar, não tem tal botão que permite o ajuste da tensão. Eles funcionam apenas em uma tensão, ou 110V ou 220V.

Por fim, é importante mencionar que no caso de um desses aparelhos ser ligado numa tensão maior que a especificada pelo fabricante, ele queima quase que imediatamente.

O que é Corrente Elétrica

Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère, já que seus estudos contribuíram para a descrição da corrente elétrica.

A corrente elétrica é considerada uma grandeza física muito importante no mundo da elétrica e eletrônica.

Ela nada mais é do que um fluxo ordenado de elétrons em um meio, que surge a partir da diferença de potencial elétrico.

Do mesmo modo, a intensidade da corrente elétrica pode ser calculada dentro de um circuito, o que depende diretamente do número de elétrons que passam por uma unidade de tempo através da região de um condutor.

tensão e corrente elétrica

Os metais, por exemplo, são bons condutores elétricos e, por isso, são muito utilizados na transmissão de corrente e circuitos elétricos e dispositivos eletrônicos.

Seja como for, sem a corrente elétrica, nenhum aparelho elétrico ou eletrônico iria funcionar!

Tipos de corrente elétrica

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente contínua e corrente alternada.

A diferença entre elas é:

Corrente Contínua (CC)

É sempre positiva ou sempre negativa. Ou seja, se mantém constante ao longo do tempo; não altera o seu valor.

tensão e corrente elétrica

Esse tipo de corrente é comum em dispositivos que utilizam baixas tensões, como eletrônicos em geral: pilhas, baterias, entre outros.

Corrente alternada (CA)

A corrente alternada ocorre quando o valor da tensão elétrica varia ao longo do tempo. Ela é utilizada principalmente em motores elétricos e na transmissão de eletricidade.

A corrente elétrica que chega às nossas residências, disponibilizada nas tomadas, por exemplo é uma corrente elétrica alternada.

tensão e corrente elétrica

Em razão do menor caminho percorrido pelos elétrons, as perdas são menores quando se utiliza a corrente alternada.

Sentido da corrente

Na verdade há dois pensamentos concorrentes em relação ao fluxo de eletricidade: a teoria do sentido convencional da corrente e a teoria do sentido real.

tensão e corrente elétrica

Sendo:

  • Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
  • Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo.

Ambas descrevem o movimento dos elétrons através de um condutor e simplesmente explicam a direção em que a corrente se move.

Vídeo YouTube: Tensão, corrente e resistência elétrica

Conclusão

Popularmente costumamos nos referir à tensão como voltagem e à corrente como amperagem e normalmente fazemos a pergunta “Qual a voltagem da lâmpada” ou “Qual a amperagem do disjuntor?”.

Agora que você já sabe os conceitos de tensão e corrente, você pode dizer “Qual a tensão de operação da lâmpada?” ou “qual a corrente máxima suportada por esse disjuntor?”

Dessa forma, pode até avançar um pouco mais no conteúdo, estudando sobre diagramas elétricos.

De acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria (PIM) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria elétrica e eletrônica mesmo em meio a pandemia COVID-19, no mês de maio, cresceu cerca de 15,6%. Ou seja, mais que o dobro do volume produzido pela indústria como um todo.

Conforme a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), este desempenho positivo do setor ocorre após três quedas consecutivas.

Portanto, fique atento às dicas e conteúdos sobre eletricidade e energia fotovoltaica nas nossas redes sociais e aproveite para conhecer a plataforma Oca EAD, estude no seu tempo e sem sair de casa nos cursos de Elétrica Básica, Comandos Elétricos, Projetos de Sistemas Fotovoltaicos e muito mais.

Até a próxima!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com
Oca Solar Energia
Oca Solar Energia
Cursos | Notícias | Projetos | Serviços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *