Como comprar um Sistema de Energia Solar para sua Residência sem cometer erros

close up of solar panels

Na hora de adquirir o Sistema de Energia Solar Fotovoltaico para sua residência, é importante levar em conta alguns fatores para garantir a melhor compra.

Que os Sistemas Fotovoltaicos são a melhor alternativa para a redução nas contas de luz é um fato evidente. Porém, a escolha desse equipamento para a sua casa não deve ser precipitada: são necessários alguns cuidados para comprar o sistema mais adequado a você.

Preço

Apesar de o preço ser um fator importante na hora da compra, não deve ser o fator determinante. Isso porque o Sistema de Energia Solar dura mais do que 20 anos, período em que a qualidade, durabilidade e desempenho dos equipamentos irão garantir a performance e o retorno deste investimento a longo prazo.

Garantia e Manutenção

Os painéis solares geralmente apresentam a perda de 0,5% a 1% de sua eficiência ao ano. É importante que o fornecedor ofereça uma garantia de 25 anos de eficiência, assumindo o máximo de 20% em perdas ao longo de 25 anos.

É indicado que o Inversor Solar apresente uma garantia entre 5 e 10 anos e a garantia da mão de obra de no mínimo 1 ano.

Compromisso

Certifique-se que a empresa contratada irá te oferecer formas para saber se o seu Sistema continua funcionando adequadamente. Podem oferecer monitoramento via internet ou inspecionar seus equipamentos regularmente. Após um mês de instalação, por exemplo, verifique se a empresa irá fazer uma visita ao local de instalação para averiguar se o seu Sistema está em ordem.

Relacionamento

Uma boa relação com a empresa responsável pela energia solar é essencial para o retorno do seu investimento. Um bom relacionamento irá ajudar a resolver problemas rapidamente e deixará você confortável para discutir e tratar dos mais diferentes pontos em relação à energia solar em casa além de estreitar seu relacionamento dom a distribuidora local.

Número de Painéis

Uma dúvida recorrente é sobre o número de painéis fotovoltaicos necessários para reduzir sua conta de energia. A área disponível para a instalação dos painéis também é uma pergunta frequente.

Para responder essas duas questões, é preciso ter em mente 3 pontos:

1- Qual é o espaço sem sombreamento disponível no telhado para a instalação das placas? (A conta aproximada é de 8m2 para cada kWp instalado).

2- Qual é a verba disponível para esse investimento?

3- Qual a porcentagem da sua conta você pretende reduzir? (10%, 25%, 50%, 100%?).

São questões que serão levantadas durante a pesquisa do melhor sistema para sua casa e que serão respondidas em conjunto, você e a empresa.

O tamanho das placas fotovoltaicas varia, ou seja, você poderá comprar painéis de 170 watts, 240 watts, entre outras potências, a empresa contratada deve orientá-lo sobre o melhor custo benefício. A partir de um estudo com base no consumo mensal de energia no local da instalação, é possível dimensionar o tamanho do Sistema Fotovoltaico ideal para atender sua demanda. O menor sistema residencial comercializado é o de 1,5 kWp que gera em torno de 150 kWh/mês.

É comum que o aparelho Inversor Solar apresente uma potência maior para suportar o acréscimo de novos painéis no futuro, ele é responsável por transformar a corrente contínua (CC) que vem dos painéis em corrente alternada (CA) que as cargas recebem.

Somente uma empresa qualificada poderá planejar o sistema ideal para sua residência. A equipe de engenharia irá analisar suas contas de luz, seus hábitos de consumo, a incidência de luz solar e o local de instalação para dimensionar um Sistema que supra suas necessidades e caiba no seu bolso.

 

Você já começou a fazer cotações para instalar energia solar em casa? Está planejando instalar no futuro? Deixe seu comentário! Iremos esclarecer eventuais dúvidas sobre sistemas fotovoltaicos, ajudando as pessoas comprometidas com o meio ambiente!

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-sua-casa

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *