Como preparar o seu telhado para instalar Energia Solar Fotovoltaica em casa?

Existem muitas dúvidas em relação à adoção da energia solar fotovoltaica em casa, sendo as principais delas relacionadas à instalação.

Há algum requisito específico para a instalação das placas? Será que o telhado da minha casa é apropriado? Quanto terei que gastar para deixar tudo pronto para instalar?

Essas são perguntas válidas e vamos procurar responder algumas delas neste post.

O que você precisa saber antes de instalar energia solar fotovoltaica em casa

A instalação das placas de energia solar fotovoltaica em casa é feita no telhado, por uma questão de economia de espaço e otimização da captação dos raios solares.

Em outras situações, a instalação pode ocorrer no solo, em estruturas próprias para isso, mas trataremos disso em outro momento.

Voltando à instalação em telhados, existem algumas regras que devem ser seguidas:

  • O telhado deve, idealmente, ser apontado pra o norte. Quando isso não for possível, a inclinação para o leste é a recomendada. Se nenhuma dessas opções for possível, será necessário fazer a correção do telhado com a instalação de estruturas de compensação.A razão para isso é a forma como os raios solares chegam à superfície terrestre, e ao seu movimento durante o dia.
  • A inclinação na qual as placas devem ser instalação deve acompanhar a latitude do local da instalação. Se o telhado não possuir a inclinação ideal, também será possível utilizar estruturas de fixação para compensar.Ainda é possível acrescentar painéis ao telhado, para compensar a inclinação sem prejudicar a produção de energia elétrica.

Nesses casos, é necessário que uma esquipe especializada faça a avaliação do local da instalação antecipadamente, para fornecer a melhor solução possível.

Como é feita a avaliação do local da instalação

Além da posição e inclinação do telhado, existem outros fatores que devem ser levados em consideração antes da instalação das placas de energia solar:

  1. A instalação pode ser realizada sobre telhas de barro, mas é preciso avaliar o estado em que estão. Existem telhas quebradas? A estrutura de sustentação está em boas condições? Um sistema de produção de energia solar fotovoltaica é projetado para durar cerca de 30 anos, e é essencial que a estrutura onde se encontra tenha a mesma capacidade.
  2. Telhados em eternit e estrutura metálicas, bem como lajes planas também podem ser utilizadas.
  3. Cuidado com áreas de sombreamento: árvores ou outras estruturas podem afetar a sua produção de energia. Atenção também à posição das antenas de televisão. Se possível ou necessário, as antenas de televisão deverão ser reposicionadas para não causar sombra nas placas.
  4. Área do telhado: ao multiplicar a largura do telhado pelo seu comprimento, você terá a área da sua superfície. Com base na incidência de luz e na quantidade de energia que deverá ser gerada, será possível calcular o número de placas que devem ser instaladas.

O Portal Solar traz a seguinte tabela para a relação entre área ocupada pelas placas e geração de energia:

Área média ocupada por sistemas de energia solar para casas:

  • Potência de 1.5KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
  • Potência de 2.0kWp: ocupa no mínimo 14m²
  • Potência de 3.0kWp: ocupa no mínimo 21m²
  • Potência de 4.0kWp: ocupa no mínimo 28m²
  • Potência de 5.0kWp: ocupa no mínimo 35m²
  • Potência de 10.0kWp: ocupa no mínimo 70m²

Você também pode utilizar a seguinte regra: cada 7m² a 10m² será utilizado para produzir 1 kWp de potência do seu sistema.

Por último, é necessário avaliar se o seu telhado tem capacidade para suportar o peso adicional das placas. O peso médio adicional é de 12 a 24 kg/m2. Procure um engenheiro ou arquiteto para fazer essa avaliação.

 

Tem alguma pergunta sobre como preparar o seu telhado para instalar energia solar fotovoltaica em casa? Escreva abaixo nos comentários, podemos te ajudar!

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-sua-casa

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil. Para os alunos que não conseguem fazer o curso presencial, oferecemos uma plataforma EAD com o diferencial de ter encontros ao vivo e proporcionar aos alunos integração com o instrutor em tempo real e otimização do seu processo de aprendizado. Além da parceria com o SENAI, contamos com grandes parceiros relacionados ao setor, como Genyx Solar Power (distribuidora especialista em energia solar), Clamper (referência no segmento de proteção contra raios e surtos elétricos) e Sil Fios e Cabos Elétricos (uma das principais empresas brasileiras de seu segmento). Com o intuito de difundir ainda mais a energia solar no Brasil e no mundo, nós da OCA promovemos os cursos e treinamentos especializados para capacitação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio de atendimento personalizado, entendimento das necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e transparência nas negociações.

4 Comentários

  1. Vou fazer um telhado de um galpão de 500m2 quanto gastarei para implantar.

  2. Sabrina disse:

    Em telhas gravilhadas pode instalar as fotovoltaicas?

    • Oca Energia disse:

      Sabrina, bom dia! Tudo bem?

      Pode sim, porém essas telhas são mais utilizadas na Europa ok?! Apesar de serem bonitas, com isolamento térmico e acústico muito bons, o custo dela é muito elevado e pouco utilizado em nosso país.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *