Photovoltaic solar energy
Utilizar energia solar em casa é a alternativa mais eficaz para a redução das contas de luz. Além de gerar uma grande economia no final do mês, o Sistema Fotovoltaico Residencial produz energia limpa, 100% renovável e que proporciona a valorização imediata do seu imóvel.
Veja agora o passo a passo mostrando como funciona o Sistema de Energia Solar para residências e entenda como seria um sistema ideal para sua casa.
Os Painéis Fotovoltaicos sofrem reações na presença da luz solar e produzem energia elétrica. Os painéis são instalados em locais que não apresentam sombreamento, geralmente telhado da residência. Eles serão conectados uns aos outros e então conectados ao Inversor Solar.
O Inversor Solar converte a energia solar captada pelos painéis (corrente contínua CC) em energia elétrica para alimentar todos os equipamentos elétricos de sua residência (corrente alternada AC) como chuveiro, geladeira, televisão, luzes, etc.
Após a conversão, a energia sai do Inversor vai para o quadro de luz da casa onde é distribuída para todos os cômodos da residência. Dessa forma você reduzirá a quantidade de energia comprada para consumir a energia produzida em sua casa.
A energia distribuída pela casa irá nutrir todos os utensílios e equipamentos eletrônicos na casa, desde lâmpadas até eletrodomésticos e motores elétricos. Tudo que estiver conectado à tomada recebe a energia que foi gerada pelo seu Sistema.
A energia elétrica excedente volta para a rede de distribuição convencional através do relógio de luz bidirecional, que irá substituir o relógio antigo. O relógio mede a energia da rede que foi consumida em períodos sem Sol e injeta na rede distribuidora a energia elétrica excedente que foi produzida pelo seu sistema em períodos de muito Sol. A energia que foi injetada na rede se transforma em Créditos de Energia que serão utilizados no período da noite ou durante os próximos meses. Resumindo, é possível gerar sua própria energia limpa a partir do Sol e reduzir a suas contas de luz com o sistema de créditos.
Basicamente o sistema de créditos funciona da seguinte forma: cada kWh gerado em excesso pelo Sistema Fotovoltaico da sua casa converte em 1 crédito de kWh para você. Esse crédito pode ser consumido no período da noite ou nos meses seguintes.
Os créditos serão contabilizados pelo seu novo relógio de luz bidirecional e medido pela empresa distribuidora de energia. Ao final do mês, você verá em sua conta de luz quanta energia consumiu e quanto injetou na rede.
Ao injetar na rede mais energia que o total consumido pela casa, você ganhará os devidos créditos para serem utilizados posteriormente.
O Sistema Fotovoltaico Residencial apresenta uma potência instalada entre 1Kwp e 10 Kwp. Um Sistema de 10Kwp, que ocuparia uma área de 70m2, é raramente utilizado em residências comuns, pois para uma casa de 3 quartos por exemplo basta um sistema de 3 Kwp, que ocuparia uma área de 21m2 aproximadamente.
Pessoas que pretendem gerar boa parte ou toda a energia que consumida pela casa devem utilizar esse tipo Sistema Residencial. O cálculo de um Sistema para sua casa irá levar em conta o consumo de energia da sua residência, a área disponível para a instalação dos painéis e a localização do seu imóvel (para calcular os índices de radiação solar do local).
Está pensando em instalar energia solar em casa? Já está cotando empresas para a instalação? Se tiver alguma dúvida ou comentário a fazer, escreva logo abaixo! Vamos auxiliar as pessoas que estão tomando essa atitude sustentável e econômica ao instalar Energia Solar em suas casas!
1 Comentário
Bom! gostaria de informar que minha residência, pelo que observo tenho sol durante o dia todo, não ha nenhum edifício por perto, acho que daria uma ótima instalação SOLAR.Li tudo fiquei otimista, será minha energia do futuro bem próximo.