É possível termos 100% de autonomia de geração de energia elétrica residencial?

É possível termos 100% de autonomia de geração de energia elétrica residencial?

A crise hídrica no Brasil, as limitações de recursos, e políticas de ajustes e interesses governamentais vem gerando altas frequentes e bruscas no custo de energia elétrica do país.

Em algumas regiões do país a inflação da tarifa de energia já chegou a mais de 70% em menos de um ano, isso está fazendo com que as pessoas e os empresários busquem alternativas de economia, e estão olhando com mais interesse para as fontes de geração de energia alternativa.

Muito se fala atualmente sobre energia solar fotovoltaica, e a demanda por esta tecnologia está crescendo dia a dia. Entretanto até pouco tempo, era inviável uma casa, por exemplo, 100% independente da rede com utilização de baterias estacionárias convencionais, desta forma o sistema Solar On-Grid convencional se mantinha conectado à rede para compensação energética futura.

Há pouco mais de uma semana, Elon Musk, presidente da empresa TESLA, anunciou o lançamento do que acreditam ser a maior revolução da eletricidade: um sistema de baterias domésticas que permite que o consumidor gere sua própria energia, por meio de painéis solares, e armazene-as. Chamadas de Powerwall, essas baterias podem ser instaladas em apartamentos, casas, permitindo que o usuário se desligue da rede elétrica, utilizando o Grid como backup.

Em menos de uma semana do lançamento do produto a empresa já recebeu mais de 40.000 pedidos.

Agora já é possível produzirmos nossa própria energia, de forma sustentável, limpa e ao mesmo tempo armazenarmos o excedente para utilizar em horários de ponta. Em alguns casos podemos ser 100% de independentes da rede.

Se quiser saber mais sobre este assunto, comente este post. Teremos imenso prazer em responder!

 

saiba-quanto-custaria-instalar-energia-solar-sua-casa

10 thoughts on “É possível termos 100% de autonomia de geração de energia elétrica residencial?

  1. Com certeza este sistema está chegando para acabar com a dependência junto às concessionárias e os monopólios. Se o custo for acessível pode ser o fim do sistema solar conectado à rede, o sistema on grid.

  2. Olá!
    Excelente! Você está correto, o armazenamento energético de uma forma eficiente e acessível será o divisor de águas do setor energético.
    A Mercedes Benz também lançou recentemente seu modelo de baterias residenciais e comerciais.
    Não deixe de acompanhar nossos posts e as novidades do setor!

  3. Olá!
    Gostaria de obter informações mais detalhadas sobre o armazenamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico.

    Meu objetivo é torna-me autônomo na produção da minha própria energia elétrica.

    Resido no interior da Paraíba, insolação aqui é superior à 8.000h/ano.

    Obrigado!

    1. Olá José Fernando. Tudo bem?

      É muito indicado para locais que não tem o acesso a rede de energia, ter um sistema fotovoltaico off grid (com armazenamento em baterias). Para solicitar um orçamento e obter mais informações é só enviar um e-mail para: projetos@ocaenergia.com ou uma mensagem no whatsapp para: (16)99359-9145. A equipe Oca Solar Energia está pronta para atende-lo.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *