[TUTORIAL] Energia solar Fotovoltaica para sua casa em 6 passos

No artigo de hoje, vamos mostrar um tutorial de energia solar fotovoltaica e ensinar em apenas 6 passos a como ter os famosos “painéis fotovoltaicos” em sua casa.

Em primeiro lugar, módulo fotovoltaico, é o nome correto para os nomes mais popularmente conhecidos que são: painel fotovoltaico ou painel solar. Visto que o componente principal são as células fotovoltaicas.

Em segundo lugar, é muito importante saber diferenciar sobre a energia solar e os diferentes tipos.

Energia solar térmica, é diferente de energia solar fotovoltaica.

A primeira é uma tecnologia de geração de energia elétrica renovável, que transforma radiação solar em calor. Depois, é convertida em energia elétrica.

A segunda é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

tutorial energia solar fotovoltaica

Seja como for, a decisão de instalar um sistema fotovoltaico pode deixar as pessoas em dúvida. No entanto, uma vez em operação, a tecnologia solar traz uma série de benefícios de forma permanente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), revelou que 9 em cada 10 brasileiros querem gerar sua própria energia limpa e barata.

Ou seja, cada vez mais pessoas se interessam por essa energia que é sustentável e barata. Se você é uma delas e tem interesse nesse projeto, continue lendo o nosso tutorial.

6 passos para ter energia solar em casa

Instalar energia solar é mais fácil do que parece. Contudo, é preciso que todo o processo seja feito por uma equipe apta.

Veja abaixo!

1. Descubra o seu consumo

Quantos kilowatts/hora (kWh) você usa em sua residência mensalmente?

Acima de tudo, sem essa informação não tem como fazer o seu projeto de energia fotovoltaica.

tutorial energia solar fotovoltaica

Esse é um dado que vem mensalmente na sua fatura de luz. Ele mostra quanto você gastou nos últimos 12 meses em kWh, durante os 30 dias de uso.

Dessa forma, você sabe qual a média gasta em 12 meses, além da quantidade de energia consumida em horários de pico. Por exemplo, quando tem vários itens ligados ao mesmo tempo.

2. Projeto fotovoltaico

tutorial energia solar fotovoltaica

É verdade que a fama de alto valor dos módulos solares acaba muitas vezes por desanimar muita gente a ter essa tecnologia em casa.

Contudo, os componentes de um sistema solar fotovoltaico passam por mudanças há mais de um século. Por esse motivo, os custos diminuíram muito. Ao mesmo tempo, incentivos do governo e linhas de financiamento para esse tipo de projeto também aumentaram.

Ou seja, agora é a hora perfeita para pensar em trazer a energia solar para a sua casa!

Nesse sentido, para ajudar você nessa etapa, acima de tudo contrate um profissional capacitado!

Além dos cálculos técnicos de potência, o projetista solar precisa saber fazer a análise da conta de energia e cálculos de retorno financeiro para o consumidor.

Em outras palavras, o projeto de um sistema fotovoltaico começa pela definição da quantidade de energia a ser produzida. Depois, passa pelo cálculo da produção desejada e enfim, chega até a instalação.

Dessa forma, você irá receber a média de custo. Ou seja, de acordo também com o recurso financeiro que você pode dispor no momento. Assim, de maneira simples e clara saber o tamanho do sistema ideal para sua casa.

3. Análise estrutural

tutorial energia solar fotovoltaica

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Após receber o orçamento e fazer os ajustes necessários, é hora de fechar o projeto!

Por outro lado, antes de começar a instalação, é muito importante lembrar que deve-se fazer uma análise estrutural de forma a garantir a segurança de todos no local.

Nesse sentido, é válido citar que instalar energia solar em casa, não prejudicará em nada o telhado. Além disso, trata-se de um processo simples, sem a necessidade de grandes obras.

De acordo com o engenheiro civil, Vinicius Campos de Lima no que refere-se a estrutura do telhado, o tipo é indiferente. Este, pode ser de madeira, aço, pode ser uma laje de concreto, etc.

“O que mais importa é a estrutura resistir a carga que o sistema fotovoltaico irá gerar. Aproximadamente de 12 kg a 15 kg, por m²”, relata.

Sendo assim, procure por uma equipe especialista no assunto para fazer tal avaliação. Como em todas as áreas existem muitos aventureiros por aí!

4. Parecer de acesso

Essa é uma etapa necessária porque para que de fato o sistema on grid funcione. É preciso fazer a solicitação de conexão à rede elétrica, junto à distribuidora que fornece energia elétrica ao cliente.

Em resumo, significa que você precisa solicitar uma permissão para interferir na rede de energia e fazer as alterações necessárias.

Tudo tem que ser feito por um profissional habilitado, de modo a evitar dores de cabeça.

Geralmente, as próprias empresas de engenharia (especializadas), incluem nos pacotes de serviços, o suporte e consultoria ao cliente, para esse tipo de tarefa. Pois, toda documentação deve ser assinada por um responsável técnico.

Só assim, com todo esse processo pronto, você irá gerar créditos de energia. Para saber mais, clique aqui.

5. Compra do equipamento

tutorial energia solar fotovoltaica

Falta pouco para a instalação!

Você precisará adquirir os seguintes componentes:

  • Módulos Fotovoltaicos;
  • Inversor;
  • Estrutura de fixação/suporte dos módulos;
  • Cabeamentos e conectores específicos;
  • Materiais elétricos (Por exemplo: disjuntores);
  • Baterias para armazenamento de energia (caso opte por um sistema off grid ou sistema híbrido).

Em suma, todos os custos de equipamentos já estão inclusos no valor final do projeto. Além disso, é provável que o profissional/empresa que você fechou o orçamento já irá fornecer e fazer a compra de todos os materiais necessários. Prático, não é?

6. Instalação

Curso Oca Solar Energia – “Instalação de Sistemas Fotovoltaicos” / Uberlândia – MG

Enfim, chegou o momento da instalação!

Esse processo dura, em média, 1 semana (ou até menos!). Tudo depende do tamanho do sistema e variações de clima do local.

Uma vez instalados os módulos, será preciso trocar o medidor por um bidirecional. Essa troca é feita pela própria concessionária de energia no momento que o seu sistema for homologado.

Feito isso, pronto! Você terá energia solar em casa e está pronto para reduzir sua conta de energia e produzir energia de uma forma limpa e sustentável.

Conclusão

Depois desse tutorial de energia solar fotovoltaica, tenho certeza que você vai querer ter um desses em casa. Assim, vai poder usar e abusar dos benefícios que um sistema solar tem a oferecer, a longo prazo.

A Oca Solar Energia além da parte de cursos, atua também no setor de projetos e homologação. Atendemos no momento Ribeirão Preto e região e sul de minas.

Gostou do nosso tutorial energia solar fotovoltaica? Está pronto para instalar energia solar na sua casa? Ficou com alguma dúvida?

Deixe nos comentários ou entre com contato com a nossa equipe!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *