Cursos e Projetos

Bateria para energia solar: qual a melhor opção?

A bateria é um equipamento criado para armazenar a energia gerada seja por um motor, um gerador a combustível ou ainda por Sistemas Fotovoltaicos.

Nos Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, a bateria é usada quando a instalação é desconectada da rede elétrica (off-grid) ou em sistemas híbridos, conectados à rede, mas com um sistema de backup, para momentos em que há pouca ou nenhuma geração (como em dias nublados e à noite).

A opção pelo uso de baterias nos Sistemas Fotovoltaicos, permite que seu usuário tenha mais autonomia energética e dispense preocupações com a falta de energia.

Enfim, nos últimos anos, grandes fabricantes de baterias desenvolveram soluções específicas para serem usadas em Sistemas de Energia Solar. Fizemos este artigo para te ajudar a entender mais sobre esse item que está em alta (e deve ficar ainda mais) no mercado solar.

Boa leitura!

Bateria para energia solar: 3 tipos principais

Aposto que a primeira coisa que você pensou foi na bateria do seu carro né?

É muito comum as pessoas buscarem adequar esse tipo de bateria para uso na geração de energia solar fotovoltaica. No entanto, está errado!

As baterias automotivas, como o próprio nome diz, são projetadas para uso em automóveis, e tem características diferentes das soluções existentes no mercado para uso na solar.

As baterias automotivas são capazes de fornecer uma grande corrente por um curto período de tempo, para as partidas de carro. Já as baterias estacionárias, são utilizadas em aplicações com longos períodos de descarga.

Se você pensa em usar baterias automotiva em um sistema de energia solar poderá ter um grande problema! Além da bateria não durar o tempo esperado, pelo uso indevido das cargas e descargas, podem ocorrer acidentes. Nesse caso, devemos utilizar as baterias estacionárias!

Se procura um Sistema Solar Fotovoltaico com apoio de bateria, você tem que saber que são várias tecnologias de fabricação que compõem uma bateria solar. Vamos conhecer alguns deles a seguir!

Então fique ligado e continue a leitura para acertar a mão na escolha da melhor bateria para energia solar.

Bateria de chumbo-ácido

Sobretudo, as baterias de chumbo ácido são as baterias recarregáveis mais antigas encontradas no mercado. Surgiram nos anos 1900!

Em síntese, é composta por dois eletrodos, um de chumbo esponjoso e outro de dióxido de chumbo em pó. Uma de suas principais características físicas é a solução chamada de eletrólito.

O eletrólito é constituído por água (65%) e ácido sulfúrico (35%). Quando esses componentes são energizados faz com que o processo de carregamento da bateria seja concluído.

Suas principais desvantagens são a baixa densidade energética (são pesadas e volumosas) e seu tempo de vida curto, não aceitando um grande número de ciclos de carga e descarga. 

Bateria de níquel-cádmio

A tecnologia de níquel-cádmio (NiCd) por muito tempo foi largamente empregada em equipamentos eletrônicos portáteis.

Podendo ser recarregada diversas vezes, mas, possui um valor muito elevado quando avaliamos a sua vida útil.

Popularizada por sua robustez, mas com a desvantagem de utilizar cádmio, um material tóxico que é um problema para o descarte das baterias ao final da vida útil, foi posteriormente substituída pela tecnologia de níquel-metal-hidreto (NiMH), que apresenta características semelhantes, com a principal vantagem a não utilização do cádmio.

Bateria de íons de lítio

Atualmente, as baterias com maior sucesso comercial são as de íons de lítio. Pesquisas para desenvolvimento dessa tecnologia começaram nos anos 1970, mas, seu uso comercial começou por volta dos anos 1990.

Assim, a tecnologia de íons de lítio alcançou as aplicações industriais, os sistemas de energia elétrica e os veículos elétricos. 

Na comparação com suas rivais mais antigas, de níquel-cádmio e, principalmente, de chumbo-ácido, as baterias de lítio superam essas duas em diversos aspectos:

  • alta durabilidade
  • baterias cada vez menores e mais leves
  • maior capacidade de armazenamento de energia
  • melhor custo benefício
  • maior velocidade de carregamento
  • entre outras vantagens

Atualmente, seu único problema é a segurança, que é comprometida pelo eletrólito inflamável, com risco de pegar fogo em altas temperaturas, o que requer o uso de sistemas de segurança.

Se você se interessou em conhecer os tipos de baterias, e ainda tem dúvida sobre os tipo de bateria para energia solar, veja o vídeo do professor Dênis disponível em nosso canal do youtube para complementar ainda mais seus conhecimentos.

Em seguida, continue sua leitura que ainda tem muita informação importante sobre como escolher uma bateria para energia solar.

Quais fatores observar ao adquirir uma bateria?

Acima de tudo, ao considerar as opções de bateria para energia solar você encontrará muitas especificações de produto no manual do fabricante. Vamos listar os itens mais importantes para você usar na hora de avaliar a melhor opção.

Vamos lá?

Eficiência

Em síntese, a eficiência de uma bateria representa a quantidade de energia que pode ser usada como uma porcentagem da quantidade de energia necessária para armazená-la. Desse modo, quanto maior a eficiência, mais valor econômico você obterá.

Capacidade e potência

Em resumo, capacidade é a quantidade total de eletricidade que uma bateria pode armazenar. Medida em quilowatts-hora (kWh).

Agora, quando tratamos da potência de uma bateria para energia solar, falamos da quantidade de eletricidade que uma bateria pode fornecer de uma só vez. É medido em quilowatts (kW). 

Profundidade de descarga (PD)

Em primeiro lugar, vale dizer que a profundidade de descarga (PD) de uma bateria refere-se à quantidade de capacidade de uma bateria que foi usada. Em outras palavras, a maioria dos fabricantes especificará uma PD máximo para um desempenho ideal.

Sendo assim, a maioria das baterias solares precisa reter alguma carga o tempo todo devido à sua composição química. Se você usar 100% da carga de uma bateria, sua vida útil reduzirá significativamente.

Vida útil de uma bateria para energia solar

Sobretudo, neste último tópico (não menos importante que os outros), preparamos um vídeo exclusivo com o professor Dênis, no nosso canal do youtube, para que você entenda melhor sobre a vida útil de uma bateria para energia solar.

Aproveita e já se inscreve no canal e ative o sininho para receber as notificações dos novos vídeos. Tem vídeo novo toda semana!

VIDA ÚTIL DAS BATERIAS PARA ENERGIA SOLAR

Não pense que já terminamos, temos ainda um ponto muito importante para falar: os custos!

O preço faz muita diferença na hora de escolher uma bateria para energia solar, pois esse costuma ser um item pesado no orçamento do projeto, então continue sua leitura e vamos falar de dinheiro.

Bateria para energia solar: custos

Eis a questão!

Antes de tudo, vamos falar do preço. Para esse tipo de bateria os valores podem variar entre R$1.000 e R$50.000, isso em uma pesquisa feita agora em janeiro de 2022, baseada em produtos de empresas líderes no mercado.

Vale dizer que essa grande variação no preço se deve às diferenças de capacidade, potência e eficiência de cada bateria, como falamos antes.

Nesse sentido, também é importante dizer que esses preços são apenas para a própria bateria, não para o custo de instalação ou itens adicionais.

E o valor do Sistema como um todo ou até de todo o conjunto de baterias necessário para suprir sua necessidade, vai depender do “tamanho” do seu sistema, ou seja, da “quantidade” de energia que você precisa armazenar.

Para fazer esse cálculo será necessário fazer um dimensionamento do sistema, calcular a potência que precisa ser gerada e a quantidade e capacidade das baterias.

Se você pretende fazer esse dimensionamento por conta própria e não é profissional no assunto, vale estudar antes para não jogar dinheiro fora, afinal é um investimento que vale um cuidado maior, não é mesmo?

Para aprender a fazer esse dimensionamento e projetar um Sistema de Energia Solar, você não precisa nem sair da frente do seu computador ou celular, você pode fazer o Curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos da Oca, com o diferencial das aulas AO VIVO, que permitem que você tire todas as suas dúvidas em tempo real com o Professor Dênis.

Mas, se você é completamente leigo em elétrica e precisa dar os primeiros passos nesse universo, comece pelo básico, faça um curso introdutório em energia solar e um curso de elétrica básica, aí sim você poderá seguir caminhos mais avançados e quem sabe até iniciar uma nova profissão.

Então passe lá na plataforma EAD da Oca e escolha o curso que melhor se encaixa no seu nível de conhecimento. Se tiver dúvidas, tem sempre uma consultora à disposição para atender você, seja diretamente na plataforma ou no WhatsApp da Oca.

Enfim, para encerrar o assunto sobre baterias, vale dizer ainda que da mesma forma que os preços dos módulos solares caíram muito nos últimos anos, é esperado também que as baterias solares se tornem menos caras ao longo do tempo. 

O que se espera, é que num futuro próximo, os sistemas geradores de energia solar com baterias para armazenamento ocupem um cenário cada vez maior na sociedade.

Por fim, um lembrete para se inscrever em nosso canal do youtube, pois tem uma séria completa sobre bateria para energia solar além de muitos outros conteúdos e notícias, para você complementar ainda mais seus conhecimentos!

Até lá!

Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Contém imagens: Pexels, Freepik, Pixabay, Unsplash, Google Imagens e Fotos Divulgação das fontes citadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *