Já dizia o ditado, “tempo é dinheiro”. Em momentos de alta competitividade e de crise econômica, é impensável ficar com seu time parado por falta de energia, certo?
Nesse caso, a utilização de um gerador a diesel pode ser a salvação. Ele garante o fornecimento de energia contínuo nas dependências da empresa,principalmente naqueles locais em que a rede pública é instável ou inacessível.
No post de hojeApesar de eficientes, geradores a diesel podem representar altos gastos com combustível e pesar no seu budget no fim do ano. Mas uma coisa que poucos sabem, e que pode gerar uma boa redução nos custos com o gerador, é que a inclusão de energias renováveis na sua operação, como a energia solar, os torna consideravelmente mais econômicos.
Quer saber como? Acompanhe!
Os sistemas híbridos nada mais são do que maneiras de obter energia a partir de duas ou mais fontes. A ideia é combinar diferentes produtores de energia para aumentar a disponibilidade do fornecimento de luz e tornar o investimento mais barato.
Nos geradores a diesel, por exemplo, é possível usar fontes de energia renováveis, tais como o sol, vento ou água, para tirar o melhor proveito do equipamento e reduzir os gastos com o combustível.
Em outras palavras, a fonte de energia renovável trabalhará como um “combustível” paralelo ao diesel no sistema, reduzindo os custos com geração de energia da empresa.
As opções mais comuns encontradas de fontes de energia combinadas nos sistemas híbridos com geradores a diesel são a eólica e a energia solar fotovoltaica. Porém, essa última possui uma melhor relação custo-benefício, visto que:
A energia solar é, portanto, uma alternativa interessante, rentável e renovável para a redução do consumo de combustível dos geradores.
Instalando-se um sistema fotovoltaico em conjunto com o gerador, parte da energia será gerada pelo sistema fotovoltaico e a outra parte continuará vindo dos geradores a diesel.
Mas para realmente tirar o melhor proveito desse recurso, é preciso saber como montá-lo.
A integração da energia solar fotovoltaica reduz significativamente o consumo de combustível. Além disso, os custos com o transporte do diesel, operação geralmente complicada e dispendiosa, também são reduzidos com a diminuição do consumo.
O sistema fotovoltaico — painéis e inversores — são os mesmos equipamentos usados em sistemas de energia solar comum. A grande diferença está no uso de um sistema de controle inteligente acoplado ao gerador diesel.
Esse controle deve considerar as seguintes informações:
O equipamento de controle inteligente serve, portanto, para garantir a estabilidade da instalação, injetando a maior quantidade possível de energia solar na rede e reduzindo o consumo do combustível fóssil.
Por exemplo, no caso do aparecimento de nuvens, o aumento ou diminuição da geração de energia solar será gerenciado pelo sistema de controle, que comandará ao gerador o nível ótimo do grupo diesel.
Ou seja, menos consumo de combustível fóssil e mais eficiência para a geração de energia da sua empresa.
Entendeu bem como os sistemas híbridos funcionam? Quer saber mais sobre como implantá-lo junto a um gerador diesel? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!
4 Comentários
Deseja saber em systema hybrido solar com gerador disel pode usar o mesmo inversor paralelo ?????
Werner, bom dia! Tudo bem?
No caso de sistemas conectados, os painéis solares geram energia por meio de fonte renovável e se mantêm em paralelo com a geração principal (energia da concessionária). Em caso de falha da distribuidora, os geradores entram em operação e, quando alcançam sua estabilidade, a fonte híbrida sincroniza com os geradores e entra em paralelo.
Abraços!
VOCES TEM ESSE PAINEL DE CONTROLE INTELIGENTE PARA VENDER
Ronaldo, bom dia!
Não trabalhamos com revenda de equipamentos. Mas, você pode entrar em contato com a nossa distribuidora parceira: https://genyx.com.br/.
Abraços!