Como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica: passo a passo

como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica

Neste artigo temos a chave para o seu próprio negócio, e vamos ensinar você a como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica.

Em outro blog post citamos que abrir uma empresa no setor, é inclusive, uma das maneiras de se ganhar dinheiro com energia solar, e é normal que surjam muitas dúvidas sobre esse assunto, que parece ser tão técnico.

Primeiramente é válido informar que razões é que não faltam!

A busca por sustentabilidade, e a necessidade de reduzir os gastos mensais com a conta de luz, tem levado diversos consumidores a optarem pela energia fotovoltaica.

como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica

Ao mesmo tempo, a pandemia do novo coronavírus, veio para nos mostrar que as fontes renováveis são uma das principais “saídas” para a recuperação econômica mundial, e dessa forma, estão se tornando protagonistas.

Segundo o infográfico mais recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte solar ocupa a 1,6% da matriz elétrica brasileira.

Ou seja, a solar vem crescendo no Brasil, e com tanto espaço a ser conquistado, oportunidades é que não vão faltar!

Boa leitura!

Como abrir um empresa de energia solar fotovoltaica em 7 passos

Por onde devo começar? O que devo fazer? Quanto custa abrir uma empresa? Quais conhecimentos são necessários?

A princípio, essas são algumas perguntas que surgem para um profissional, atuante do setor solar.

Como resultado, vamos te mostrar em 7 passos, a como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica.

1 – Estude sobre o assunto

Você sabia que…

O Brasil possui uma grande taxa de mortalidade empresarial?

Em quatro anos , o Brasil já perdeu 316.680 empresas, conforme dados do levantamento Demografia das Empresas e Empreendedorismo 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso acontece, em parte, porque o empresário não entende com detalhes sobre o produto do seu negócio.

como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica

Não se trata de começar uma graduação, mas todo empreendedor deve dedicar boa parte do seu tempo realizando treinamentos adequados antes de abrir qualquer empresa, especialmente uma empresa de energia solar.

Portanto, é recomendável adquirir os principais conhecimentos para ter ao menos, um panorama sobre o tema.

Por mais que não queira atuar em uma determinada área, é muito interessante também que você conheça “um pouco sobre tudo”. Afinal, conhecimento nunca é demais!

A sociedade, as tecnologias e o mercado estão em transformação toda hora, e dessa forma, os profissionais necessitam permanecer em constante capacitação. Por isso, mesmo após frequentar os cursos, procure por atualizações. Mantenha-se informado e continue se especializando.

Existem excelentes opções de cursos EAD para você começar agora mesmo!

2 – Entenda as Regulamentações 482/12 e 687 da ANEEL

É parte importante do processo compreender quais são as regras de utilização da energia fotovoltaica.

São basicamente duas as Resoluções Normativas principais criadas pela ANEEL: a RN 482 e a RN 687.

Em resumo…

A Resolução Normativa nº 687 (REN 687/15), tornou mais fácil para que pessoas/empresas possam produzir a sua própria energia a partir de fontes renováveis (solar, eólica, hidráulica e de biomassa).

Já a Resolução Normativa nº 482 (REN 482/12), criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), permitindo aos consumidores cativos gerar a sua própria energia por meio de sistemas de micro ou minigeração distribuída de fontes renováveis, e receber créditos equivalentes em sua conta de luz, ao final do mês.

Em suma, vale lembrar que existem diversas outras legislações a serem observadas. Portanto, após escolher o modelo do negócio, é muito importante que você fique atento aos demais requisitos e leis.

3 – Crie um plano de negócios

O plano de negócio irá ajudá-lo a definir em quais partes da cadeia de valor a sua empresa irá atuar: comércio, instalação, engenharia ou ainda todas elas.

Além disso, você não precisa necessariamente ter um ponto físico ou franquia. Mas, por outro lado será necessário escolher um tipo de negócio.

No Brasil, existem cerca de 9 modalidades. Entre as principais estão:

  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Empresário individual
  • Sociedade Limitada (LTDA)
  • Empresa de Responsabilidade Limitada (Eireli)

Fique calmo!

Preparamos uma playlist especial com a CEO, Liza Rocha e o contador, Rafael Oliveira, para ajudar você a entender (e escolher!) o melhor modelo de negócio para sua empresa.

Gostou?

Seja qual for a opção, após realizar a escolha, sua empresa já poderá estar a todo vapor.

4 – Crie um site e redes sociais

O mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, a pesquisa TIC Domicílios 2019, mostrou que três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas.

Portanto, desde já, você precisa ter em mente que cada um desses usuários na internet, é um potencial consumidor que está a poucos cliques de distância de comprar aquilo que deseja.

Dessa forma, o seu site precisa ser bonito, fácil de navegar e possuir um bom desempenho, de modo a atrair cada vez mais usuários para dentro dele.

como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica

Outra pesquisa que vale ser mencionada é a “We Are Social”, que diz que o brasileiro passa, em média, 3h43 horas em redes sociais.

Ou seja, mais do que um site (e acima de tudo), invista em divulgações nas redes sociais!

Atualmente, 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto. Em outras palavras, quer dizer que muitas pessoas acham produtos e serviços, pela internet.

Em suma, o que já se mostrou, não é apenas uma tendência entre empreendedores mais jovens, mas sim a realidade do que está acontecendo com o mercado consumidor.

Essas são dicas valiosas para não perder “pontos” pra concorrência. Fique atento!

5 – Conte com profissionais da área para assinar o projeto

Você pode contratar funcionários ou terceirizar parte do serviço, isso depende muito do seu modelo de negócio.

Mas, em paralelo à adequação técnica, temos a parte de documentação.

Sendo assim, é muito importante que seja qual for o modelo de negócio, você conte com profissionais para assinar o projeto fotovoltaico.

De acordo com o CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais, na categoria dos engenheiros, somente o engenheiro eletricista possui essas atribuições. Já os técnicos industriais (com habilitação em eletrotécnica), tem a permissão de assinar projetos até a potência de 800 kVA.

6 – Ache bons fornecedores

Estabelecer boas parcerias com fornecedores, é imprescindível para dar início às operações da empresa.

como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica

Uma das alternativas mais viáveis é escolher fornecedores que tenham os equipamentos indispensáveis às instalações dos sistemas. Ou seja, optar por aqueles que dispõem de inversores, módulos solares, estruturas, entre outros acessórios.

Sendo assim, abaixo listamos algumas dicas com o intuito de auxiliar você, futuro empreendedor do setor de energia solar:

  • Levante o histórico da empresa
  • Cheque a procedência dos equipamentos
  • Analise a garantia oferecida
  • Verifique se a empresa está atenta ao lançamento de novas tecnologias
  • Verifique se a empresa oferece soluções personalizadas

7 – Atendimento

como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica

Por último, e não menos importante, o atendimento, que é tudo em uma empresa!

Em síntese, a “regra” é bem simples: faça para os outros o que gostaria que fizessem para você!

Dicas para você não errar no atendimento? Veja algumas!

  • Sempre ligue para ele antes de mandar um e-mail, isso torna o atendimento mais pessoal;
  • Seja paciente ao esclarecer dúvidas;
  • Ligue para o cliente no mesmo dia no qual ele entrou em contato;
  • Faça a visita antes de mandar o orçamento;
  • Faça o orçamento durante a visita técnica. Isso prova competência e ajuda a criar confiança na sua empresa.

Assim também, pesquise a concorrência! Dessa forma, você poderá analisar com mais clareza em quais pontos pode ter um diferencial e se sobressair.

Quanto custa para abrir uma empresa de energia solar

Abrir uma empresa de energia solar é um modelo de negócio moderno. Por esse motivo, é possível empreender sem sair de casa.

Sendo assim, você já começa economizando com o aluguel.

Outro ponto a ser citado é o modelo de negócio que você propôs para sua empresa, pois, os custos iniciais estão atrelados exclusivamente a ele.

A importância de um contador de sua confiança, para auxiliar você em cada etapa do seu processo de negócio é muito importante para que você entenda sobre todos os custos envolvidos. Pois, não existe um parâmetro nacional em termos de valores; cada junta comercial tem taxas/prazos que variam de estado para estado.

Para complementar seus conhecimentos, veja o 2º vídeo da nossa playlist “O que preciso saber para abrir minha empresa de solar”.

Conclusão

crise energética do país, em 2001/2002, reduziu drasticamente os níveis dos principais reservatórios de água no país, deixando ainda mais claro que o modelo hidrelétrico tem suas limitações, apresenta diversos impactos ambientais e sociais e, em muitos casos, representa uma ameaça ao orçamento dos brasileiros.

Indo em contrapartida a outros mercados, o de energia solar apresenta resultados animadores!

Veículos de comunicação, como a ABSOLAR, estima investimentos na ordem de bilhões de reais nos próximos anos.

Do mesmo modo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também expõe previsões animadoras. A expectativa é de que exatos 886.700 consumidores estejam gerando sua própria energia elétrica, até 2024.

Agora que você já aprendeu a como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica, certamente já pode visualizar um futuro próspero.

Invista em sua carreira e comece sua capacitação agora mesmo. Conheça nossa plataforma EAD.

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?