Como adicionar mais módulos em um sistema fotovoltaico que já existe?

Todos já temos uma ideia a respeito das diversas vantagens que um sistema fotovoltaico tem a nos oferecer, e uma delas terá destaque no blogpost de hoje. Você sabia que um sistema solar fotovoltaico, tem a estrutura modular? Sendo assim, ele permite adicionar módulos a um sistema que já existe e dessa forma, atender a demandas maiores.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica(ABSOLAR), já são mais de 267 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

Em outras palavras, isso significa que cada vez mais consumidores estão muito satisfeitos com o desempenho do sistema fotovoltaico.

adicionar módulos

Sendo assim, certamente irá chegar o dia em que os consumidores irão querer ampliar o sistema fotovoltaico para produzir mais energia limpa e atingir 100% da sua demanda. Pois, por algum motivo no momento da aquisição, não puderam suprir toda demanda de energia do imóvel.

Enfim, desde que existam condições estruturais para suportar a estrutura e os equipamentos, sempre é possível adicionar módulos e aumentar a potência disponível.

Vamos ver agora como isso funciona!

Componentes do sistema fotovoltaico

Antes de mais nada, para você entender como funciona o processo de adicionar módulos, é super importante lembrar sobre os componentes que compõem um sistema fotovoltaico.

Enquanto um sistema isolado necessita de baterias e controladores de carga, sistemas conectados à rede funcionam com inversores e módulos solares.

Aliás, este último componente é comum entre os dois sistemas, pois é a partir deles, que a energia elétrica é gerada de uma maneira muito simples.

A luz do sol incide sob as células fotovoltaicas, fazendo com que os elétrons se movimentem e produzam a corrente elétrica.

adicionar módulos

Cada tipo de módulo, possui algumas diferenças, em suas características gerais.

Sendo assim, o ideal é deixar a escolha para profissionais/empresas especializadas, pois eles conseguem dimensionar a performance de cada um, de acordo com à necessidade do cliente.

Em contrapartida, é muito importante que você conheça (e entenda também!) sobre todos os tipos, e dessa forma, faça a melhor escolha para o seu projeto fotovoltaico.

Entre os módulos mais utilizados, podemos citar os:

  • Módulos monocristalinos
  • Módulos policristalinos
  •  Filme Fino

Por fim, é importante mencionar que apesar dos diferentes modelos, a função de um módulo solar é uma só: transformar a energia proveniente da luz do Sol, em energia elétrica!

Para saber mais sobre modelos de módulos fotovoltaicos e qual o tipo ideal para você, é só ler os artigos disponibilizados em nosso blog.

Como é feita a instalação dos sistemas fotovoltaicos?

A instalação do sistema de energia solar em sua casa/empresa segue um processo que pode ser resumido em cinco passos. Veja no infográfico abaixo:

adicionar módulos

Acima de tudo, é válido ressaltar que nada dispensa um profissional capacitado para realização do serviço.

Sendo assim, procure por empresas sérias, que tenham experiência no setor e realize treinamentos adequados para alcançar o seu objetivo.

A Oca Solar Energia tem uma excelente opção: o curso de instalação de sistemas fotovoltaicos.

Como adicionar módulos em um sistema fotovoltaico que já existe?

Como citamos no início do post, o sistema de energia solar fotovoltaica pode sim ser expandido, de acordo com as necessidades do usuário.

Existem usinas solares geradoras de energia por todo o Brasil, por exemplo, que promovem incrementos periódicos no seu dimensionamento em razão das demandas de energia.

No entanto, você deverá avaliar fatores importantes quando desejar a ampliação do seu sistema:

  • quanto você pretende ampliar;
  • o tipo de módulo que você deseja;
  • qual a capacidade do inversor;
  • qual o espaço disponível e como utilizá-lo de forma a ter o melhor rendimento possível;
  • Etc.

Mencionamos novamente a importância de se ter um profissional/empresa qualificada para que oriente você da melhor maneira possível.

Atendidas as necessidades para a ampliação pretendida, seguem-se, como na instalação inicial, as fases de dimensionamento, design e instalação da ampliação.

Portanto, se você já possui módulos solares instalados no seu telhado e quer instalar ainda mais, abaixo detalhamos 3 opções para que você possa decidir qual é a melhor solução para você!

1 – Adicionar módulos solares ao seu sistema: usando o inversor existente

Se o inversor tem capacidade para receber mais carga energética, essa é uma opção de baixo custo!

adicionar módulos

Ao passo que os módulos fotovoltaicos foram testados em laboratório, as condições de teste não são nada parecidas com a vida real.

Ou seja, como o Brasil é um país com dias muito quentes, esses equipamentos perdem eficiência com temperaturas altas. Com isso, raramente um módulo irá atingir a potência máxima de produção.

Nesse sentido, é possível redimensionar o seu inversor para aumentar a sua produção de energia.

Mas…ATENÇÃO!!!

  • Opte (de preferência) pela mesma empresa/profissional que realizou a instalação do sistema original. Pois caso não seja, você pode perder a garantia do serviço.
  • Com inversores string dentro da mesma MPPT (entrada), somente irá conseguir instalar módulos idênticos ao que você já tem.
  • Caso o inversor tenha mais de uma MPPT, os módulos podem ser diferentes de uma pra outra.

Lembre se que: independente do inversor, só conectamos módulos um no outro, com eles sendo idênticos (mesma potência, fabricante, etc).

2 – Comprar um inversor novo e maior e adicionar módulos ao sistema

Não é a alternativa mais em conta remover um inversor que esta funcionando…

Foto: freepik.es/

Contudo, para os consumidores que em um primeiro momento tenham optado por usar um inversor mais barato, então, essa talvez seja a oportunidade de substituir o antigo, por um equipamento mais novo.

As tecnologias se renovam todos os dias, principalmente em um setor que atua com energias sustentáveis, e busca sempre novas formas de otimizar os equipamentos já existentes.

Os micro inversores, por exemplo, permitem ter módulos diferentes conectados de micro para micro. Ou seja, você não precisaria trocar o sistema todo, apenas o inversor.

Portanto, apesar de um investimento maior ser necessário, essa talvez seja uma ótima opção para possibilitar a instalação de mais módulos, sem afetar o desempenho do seu sistema.

3 – Comprar um novo sistema fotovoltaico e instalar ele perto do original

Esta com certeza é uma ótimo opção e dependendo do contexto, pode até ter um melhor custo-beneficio. Veja só:

Os instaladores não precisarão mexer em uma instalação já existente e poderão instalar o novo sistema em paralelo com o sistema antigo já instalado.

Lembrando que: essa conclusão só pode ser tirada após uma análise técnica mais aprofundada, ser realizada.

adicionar módulos
Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Oca Solar Energia – Unidade SENAI de Cuiabá/MT

Como resultado, seja qual for a opção que você escolher, adicionando módulos ao seu sistema de energia solar, você irá gerar mais energia elétrica de um modo sustentável e sua economia será cada vez maior.

Conclusão

Por último, vale destacar uma informação do Ibope Inteligência encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que ouviu pessoas de todas as regiões do país.

A pesquisa revelou que 9 em cada 10 pessoas, desejam gerar a própria energia, limpa e barata. Em outras palavras, isso significa que em 2020, 90% dos brasileiros se interessa pelas renováveis, numero que em 2014 era de 77%.

Nesse ínterim, não é a toa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) projeta que, em 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

Uma boa forma de iniciar seus estudos é entendendo um pouco mais sobre como funcionam os sistemas fotovoltaicos e fazer a sua matrícula agora mesmo em dos nossos cursos EAD.

Estude com quem tem experiência no mercado!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?