Como fazer a homologação de Sistemas Fotovoltaicos: passo a passo

como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos


Neste blogpost você irá encontrar um infográfico descrevendo os 8 passos essenciais, para fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos dar certo!

Ao mesmo tempo, em outro artigo, já abordamos os seguintes tópicos:

  • “o que é” a homologação junto as concessionárias;
  • para que ela serve;
  • qual o profissional que está apto a fazer todo processo;
  • e também sobre sua importância para o funcionamento de correto de um sistema on grid.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é CTA-Ebook-Barra.png

Logo, é válido mencionar novamente que de acordo com as novas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a potência limite para micro e minigeração mudou, sendo:

  • Microgeração – Sistema gerador de energia elétrica por meio de fontes renováveis, com potência instalada inferior ou igual a 75 kW.
  • Minigeração – Sistema gerador de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW (para fonte hídrica) e menor ou igual a 5 MW para as demais fontes renováveis (Solar, eólica, biomassa e cogeração qualificada).

Por fim, ressaltamos que todas as informações descritas, estão baseadas na seção 3.7 (acesso de micro e minigeração distribuída), do Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, disponibilizado pela ANEEL.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos!

Por que você deve fazer um curso de homologação de sistemas fotovoltaicos?

No infográfico abordamos de forma rápida, 8 passos para que você aprenda de fato, a como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos.

De acordo com a Engenheira Elétrica Saunaray Pereira Barra, por norma, todo processo de homologação fica aberto 120 dias. No entanto, não havendo nenhuma necessidade de adequações, a estimativa que as concessionárias estão gastando para regularizar todo o sistema, é de 34 dias.

como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos

Muitos profissionais da área, se especializam em fazer o processo de homologação, porque é um serviço que está cada vez mais sendo solicitado pelos clientes/empresas.

Sob o mesmo ponto de vista, até mesmo para quem não quer trabalhar com isso, é de extrema importância entender como esse processo funciona. Pois, é muito comum, por exemplo, perder uma venda por não saber explicar e tirar dúvidas do cliente a respeito do assunto.

Existem muitas formas de você atuar no setor solar e ganhar dinheiro, basta escolher qual é a melhor opção para você.

Aprender a como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos, é uma delas!

Para conhecer esse processo mais a fundo, faça o nosso curso ONLINE, com profissionais capacitados, e entre para o mercado que mais cresce no Brasil e no mundo.

Te esperamos lá!

como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?