Como ganhar dinheiro com energia solar fotovoltaica

Você, em algum momento, já deve ter se perguntado como ganhar dinheiro com energia solar. Acertamos?

Então para você que está decidido a entrar nessa área, mas ainda tem dúvidas, esse blogpost é para você!

O setor energético brasileiro vive uma profunda transformação desde que se iniciou a crise hídrica.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a inadimplência passou de 3% para 13%, devido à pandemia que o país enfrenta. O departamento elétrico pede socorro e quem vai pagar por isso seremos nós, consumidores.

Já ouviu aquele cliche que “no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”?

Definitivamente essa é a oportunidade que você precisa para dar aquele “up” que sua carreira precisa em um mercado que é promissor.

Você quer saber como ganhar dinheiro com energia solar? Vamos lá!

O Sol Como Fonte de Energia

Saber como funciona a energia solar fotovoltaica, há um tempo, era coisa de “outro mundo”. Do mesmo modo, transformar a luz do Sol em energia elétrica, era uma realidade muito distante.

Mas, desde que um satélite americano lançado em 1959 foi assim alimentado, a energia fotovoltaica, deixou de ser sonho futurista.

O Sol é em síntese, uma enorme esfera de gás incandescente, em cujo núcleo acontece a geração de energia por meio de reações termonucleares.

De acordo com estudos divulgados pelo Instituto de Física, do Sol a Terra recebe algo como a energia de 10 bilhões de Itaipus.

Da mesma forma, a quantidade de energia solar que atinge a terra em um ano, é maior que todas as outras reservas naturais de todas as outras fontes disponíveis.


Como resultado, o setor de energia renovável continua em plena expansão no país. De olho no panorama atual, a demanda de profissionais nos próximos anos irá aumentar expressivamente.

Os 3 Passos Iniciais para Lucrar Com Energia Solar

Nos últimos anos, centenas de milhares de consumidores em todo o país procuram formas de gerar a própria energia e diminuir a conta de luz. Como resultado, o forte crescimento do setor solar, tornou – se a melhor opção para novos empresários no país.

Ou seja, agora é a hora de conhecer os 3 passos iniciais para começar a lucrar com o sol.

Veja só!

PASSO 1: Entenda como funcionam os sistemas solares e a regulamentação no Brasil

É de suma importância saber como funcionam os sistemas fotovoltaicos e também saber sobre toda a resolução normativa. tanto a 482 como a 687. O motivo? Passar informações corretas ao seu cliente, e acima de tudo estar por dentro do que é “certo e errado” no universo fotovoltaico.

PASSO 2: Saiba apresentar as vantagens da tecnologia para seus clientes 

Conhecer todas vantagens são informações valiosas para o processo de decisão do consumidor. Ou seja, para o seu cliente saber se vale a pena investir (ou não) em sistemas solares.

PASSO 3: Conheça o perfil do consumidor de energia solar

De acordo com dados da ABSOLAR as classes de consumo com maior participação no total de sistemas instalados são: 

  • Residenciais:  72,52%
  • Comerciais: 17,99%
  • Rurais: 6,25%

Em outras palavras, são nesses três segmentos que você deve focar sua atenção na hora de prospectar seus clientes.

5 atividades que vão fazer você ganhar dinheiro com energia solar

A energia fotovoltaica assumiu um papel fundamental para substituir os velhos modelos de geração de energia.

Logo, separamos uma lista com algumas opções de atividades, que demandam mão-de-obra no setor.

Seja por qual você optar, todas irão fazer você ganhar dinheiro e podem se tornar sua principal fonte de renda.

1 – Elaborar Projetos

Primeiro é importante dizer que essa forma de ganhar dinheiro com energia solar merece destaque!

Um projetista tem como função realizar dimensionamentos de sistemas conectados à rede, desenvolver todo o projeto elétrico, fazer todo o projeto fotovoltaico, o diagrama unifilar, organizar a documentação solicitada pela concessionária e acompanhar todo processo.

Para trabalhar com projetos fotovoltaicos, é necessário ter uma noção geral de de como funcionam os sistemas, para assim apresentar o projeto de forma clara, objetiva e seguindo todas as normas.

Existem excelentes cursos de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos online, que capacitam de forma eficaz engenheiros, técnicos da área elétrica e todos que desejam atuar no setor.

O que acha de visitar nossa plataforma EAD?

2 – Ser Um Instalador De Sistemas Fotovoltaicos

Outra alternativa, é trabalhar com a instalação de sistemas solares. 

Para isso, é necessário conhecer bem a parte de elétrica, seguir as regulamentações e acima de tudo, fazer cursos na área de energia solar.

Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, em Cuiabá/MT

Você pode atuar em uma empresa do segmento ou optar pela prestação de serviços. Até mesmo de modo terceirizado!

Como a demanda já é grande e apresenta uma forte tendência de crescimento, é muito difícil um técnico competente ficar sem serviço. O que pode levá-lo a inclusive buscar um ajudante.

3 – Fazer A Manutenção De Sistemas Solares

Por outro lado, se você não pretende e nem quer trabalhar de modo efetivo com a instalação de energia solar, você ainda tem como ganhar dinheiro com energia solar apenas realizando manutenção em sistemas já existentes.

como ganhar dinheiro com energia solar

Assim como a procura por instaladores cresce, como consequência, aumenta a procura por manutenção também!

Há quem ache que para fazer manutenção não precisa se especializar. No entanto, é muito importante saber como funcionam os sistemas fotovoltaicos (on grid e off grid) assim como todo processo de instalação. Dessa forma, não vai correr o risco de estragar o sistema e causar prejuízos ao seu bolso.

4 – Vender Sistemas Fotovoltaicos

Muitos integradores preferem contratar uma empresa terceirizada que tenha um time de vendas para realizar esse tipo de processo.

como ganhar dinheiro com energia solar

Saber vender, realmente não é uma tarefa fácil. No entanto, essa pode ser uma grande oportunidade!

Para entrar no ramo de vendas é essencial que você tenha o perfil de empreendedor solar. 

Afinal, você tem que saber negociar, construir bons relacionamentos, mostrar os benefícios que o produto tem a oferecer, entre outras coisas.

Em síntese, o vendedor é o que mais precisa saber de “tudo” e fazer todos os cursos possíveis que envolvem a área de eletricidade e a solar, para receber do seu cliente, o “sim” tão desejado.

5 – Montar Sua Própria Empresa

Ter um espírito empreendedor e ser o seu próprio chefe, pode ser a opção mais lucrativa para você.

Assim como o vendedor, também é de grande importância que você se capacite em todas as áreas possíveis.

Para conferir dicas e curiosidades da área comercial fotovoltaica, preparamos no canal Eletrotalks, um episódio especial com o gerente comercial da Genyx Solar Powerve coordenador estadual da ABSOLAR em MG, Bruno Catta Preta.

Indo em contrapartida ao que muitas pessoas pensam, montar a própria empresa não é algo muito difícil. Sobretudo se você tiver o conhecimento de uma das áreas das 3 primeiras opções que foram citadas, além de uma boa divulgação de seus serviços, já pode abrir sua empresa.

Se você se interessou por essa opção, veja a playlist que preparamos no nosso canal do youtube. Vai te ajudar ainda mais a abrir o seu negócio!

Geração de empregos com Energia Solar no Brasil!

De acordo com a mais recente pesquisa da ABSOLAR, a fonte de energia solar mesmo nesse período de crise, foi responsável pela geração de 40 mil novos empregos. Só no primeiro semestre do ano!

Sob o mesmo ponto de vista, desde 2012, a fonte solar FV foi responsável por mais de 201 mil novos empregos gerados no país.

Dados do novo estudo da IRENA, revelam também que o setor global de energias renováveis poderá alcançar, até 2030, cerca de 29,5 milhões de empregos.

Desse total, a fonte solar lideraria em novos postos de trabalho, representando cerca de 11,6 milhões de empregos.

Nesse sentido, o estudo mostra, ainda, que o mundo poderá chegar a 100 milhões de novos trabalhadores no setor de energia até 2050.

E aí, vai deixar essa oportunidade passar?

Conclusão

Em suma, é importante lembrar que ter um curso de energia solar é uma ferramenta essencial para você se capacitar de maneira adequada e começar a ganhar dinheiro.

Como todo mercado que se preze, o fotovoltaico é bastante competitivo. Isso faz que você tenha que ter diferenciais na sua atuação, e agregue valor ao produto/serviço que oferece.

Novas tecnologias sempre são vistas como oportunidades de negócios e geração de lucros. A energia solar é incrível, e com ela não pode ser diferente!

Por fim, se você gostou desse artigo compartilhe em suas redes sociais e com os seus amigos.

Qualifique-se e comece a ganhar dinheiro com energia solar agora mesmo!

Imagem capa de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

27 Comentários

  1. Avatar Bernardo Tertuliano de Siqueira disse:

    Bom dia !
    Gostaria de saber o funcionamento do curso pois gostaria muito de fazer , mais no momento não tenho como pagar um curso maravilhoso desse no momento por estar desempregado e sem nenhuma renda

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá Bernardo! Tudo bem?
      Além dos cursos pagos, temos vários conteúdos gratuitos como: lives, e-book’s, aulões, entre outros, sendo disponibilizados em todas as nossas redes sociais. Fique sempre atento!
      Também estamos a disposição para explicar o funcionamento dos cursos pagos, sem compromisso, de forma a sanar todas as suas dúvidas. Esperamos que, em breve, possa vir fazer o curso conosco. Logo as coisas irão melhorar.

      Estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  2. Avatar JONAS HENRIQUE MOREIRA BUENO disse:

    Quero aprender projetos e instačão do sistema

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá Jonas, tudo bem?

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações dos cursos.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  3. Avatar Reginaldo Lourenço disse:

    Muito legal gostaria de saber mais

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá Reginaldo, tudo bem?

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e tirar todas as suas dúvidas.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  4. Avatar Michel disse:

    Bom dia, tenho interesse em saber mais sobre o curso.

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá Michel, tudo bem?

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações dos cursos.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  5. Avatar Ilton Rezende disse:

    Um Bom Dias Liza Rocha.

    Eu gostaria muito de ingressar nesse ramo de negócio, pois, eu ja participei de um curso On-line com vcs, e também ja tenho instalado na minha residência uma planta, com geração de 800 Kwh/mês.
    E estou miito satisfeito.

    Eu gostaria muito de trabalhar nesse ramo, pois, eu não tenho outra atividade.

    Se vcs puderem me ajudar, me orientando, ficarei muito grato e prometo ser parceiro nas divulgações da Oca.

    Abraços

    Ilton Rezende

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá Ilton. Tudo bem?

      Ficamos extremamente felizes em ter contribuído e agregado ainda mais valor em sua carreira. Nos mande fotos da sua instalação, estamos curiosos com o resultado. 🤩

      Envie um e-mail com todas as suas dúvidas para nossa coordenadora leticia.santos@ocaenergia.com. Vamos te ajudar em tudo o que for possível, e fechar essa parceria!

      Abraços de toda equipe Oca!

  6. Avatar Robson Santos Pereira disse:

    Bom dia,

    Tenho muito interesse em fazer o curso e ingressa no mercado de trabalho, e trabalhar em uma boa empresa.

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá Robson! Tudo bem?

      Agradecemos o seu interesse pelo nossos cursos. Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações. Temos certeza que irá se tornar um ótimo profissional e conseguir trabalhar em uma excelente empresa!

      Também estamos disponíveis no whatsapp: (16) 99167 – 5215, ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  7. Avatar Edimar ferreira da silva disse:

    Como funciona o curso a distancia e qual valor do curso

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações dos cursos EAD.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  8. Avatar José Cícero dos Santos disse:

    Bom

  9. Como posso obter informações sobre curso pra fazer instalações?

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá, Antonio Carlos. Tudo bem?

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações do curso.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  10. Avatar ARI messias fernandes disse:

    Gostaria de saber os valores do cursos gostaria de ter conhecimento para manutenção

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá, Ari. Tudo bem?

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações do curso.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Abraços!

  11. Avatar João Alberto Nascimento disse:

    Fiz o curso no SENAI-POA, manut e instal. Mas não estou trabalhando na área ainda mas pretendo.

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá, João Alberto. Tudo bem?

      Que legal que fez o curso com a gente. Já pode transformar o seu conhecimento em dinheiro, não é mesmo? 😁

      Estamos à disposição para te ajudar no que for preciso, conte sempre conosco!

      Forte abraço!

  12. Avatar Bruno carlos reis disse:

    Oca solar se tornaremos bons colaboradores .

  13. Avatar ANTONIO SEBASTIAO DE OLIVEIRA disse:

    Tenho interesse em entrar no ramo de energia fotovoltaica. Podem me passar detalhes de valores e datas de cursos em São Paulo, SP?

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Olá Antonio, bom dia!

      Uma de nossas consultoras irá entrar em contato com você, por e-mail, e passar todas as informações dos cursos.

      Também estamos disponíveis pelo whatsapp: (16) 99167 – 5215 ou pelo telefone : (16) 3011 – 0547.

      Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *