Como preparar telhados para instalar energia solar fotovoltaica?

Existem muitas dúvidas em relação à adoção de um sistema fotovoltaico, sendo as principais delas relacionadas a fatores relacionados a análise  estrutural, antes de instalar energia solar fotovoltaica .

Por exemplo:

Há algum requisito específico para a instalação dos módulos? Será que o telhado da minha casa é apropriado? Quanto terei que gastar para deixar tudo pronto para instalar?

Essas, são perguntas válidas e vamos solucionar algumas delas neste post.

instalar energia solar fotovoltaica

O que você precisa saber antes de instalar energia solar fotovoltaica 

Antes de mais nada, é válido reforçar que a posição ideal para os módulos fotovoltaicos no Brasil, é voltado para o Norte.

Sob o mesmo ponto de vista, é importante lembrar que antes de instalar energia solar fotovoltaica em telhados, coberturas ou fachadas, uma análise estrutural deve obrigatoriamente ser realizada, de forma a garantir a segurança de todos no local.

É muito comum, por exemplo, vermos telhados, com sistemas fotovoltaicos, que rompem após uma tempestade.

Entretanto, instalar energia solar em casa/comércio, não prejudicará em nada o telhado. Além disso, trata-se de um processo simples, sem a necessidade de grandes obras ou “quebra-quebra”.

Da mesma forma, os módulos solares são resistentes a chuva de granizo e todo o sistema é resistente a fenômenos naturais como tempestades e ventos fortes.

instalar energia solar fotovoltaica

De acordo com o engenheiro civil, Vinicius Campos de Lima,  que atualmente ministra aulas nos segmentos de atuação do SENAI-RS, a estrutura mais indicada para instalar energia solar fotovoltaica, é a de alumínio.

“Pela estrutura do módulo fotovoltaico ser de alumínio, quando a gente usa grampo, gancho, e até o próprio trilho em alumínio, dura muito mais! Não gera corrosão e tem uma durabilidade muito maior”, diz.

Campos ainda completa descrevendo que referente a estrutura do telhado, o tipo é indiferente. Este, pode ser de madeira, aço, pode ser uma laje de concreto, etc.

“O que mais importa é a estrutura resistir a carga que o sistema fotovoltaico irá gerar, aproximadamente de 12 kg a 15 kg, por m²”, relata.

Nesse sentido, é necessário que uma equipe especializada faça a avaliação, para essa forma fornecer a melhor solução possível e evitar futuras dores de cabeça.

Como é feita a avaliação do local da instalação?

Além da posição e inclinação do telhado, existem outros fatores que devem ser levados em consideração antes da instalação dos módulos solares.

De acordo com Campos, o cenário ideal é que se tenha o projeto do telhado/cobertura em mãos, desenvolvido por um responsável técnico, arquiteto ou engenheiro, para que assim, seja possível avaliar o tipo de madeira/aço que foi utilizado na construção da estrutura, além do tipo de concreto que foi executado na laje, que é o mais importante.

“Quando tem laje, o problema se reduz pela metade, pois a laje de concreto suporta cargas elevadíssimas; não será o fotovoltaico que ira fazer a laje romper. O grande problema é quando a residencia/comercio foi feita com tesouras de madeira ou telhado de fibro-cimento principalmente, que é quando eles economizam muito na madeira”, complementa o engenheiro.

Contudo, caso não tenha laje no local, é avaliada as condições da madeira. Por exemplo se ela está:

  • podre
  • tem poucas tesouras e terças
  • espaçamento adequado
  • cupim
  • entre outras coisas.

Por ultimo, o engenheiro finaliza dizendo que caso não se tenha um projeto para sistemas maiores, é necessário fazer uma análise ainda mais aprofundada.

“Retira-se uma amostra da estrutura, manda para o laboratório e ‘ensaia’ para ver a característica do material utilizado, e ai depois faz – se um novo projeto né, fazendo alguns reforços estruturais”, finaliza Campos.

Da mesma forma devemos analisar os obstáculos de sombreamento que também são muito relevantes para a eficiência do sistema fotovoltaico.

Por último, é preciso considerar ainda, com a mesma importância, o resguardo de quem vai fazer a instalação.

Como essa pessoa vai se fixar em cima do telhado, deve conhecer a fundo as normas de segurança como a NR35 e NR10.

Conclusão

Em conclusão, a análise estrutural é necessária em qualquer instalação fotovoltaica!

Ainda assim, existem muitos casos onde, durante a avaliação estrutural, o engenheiro se depara com estruturas construídas fora das normas ou já danificadas por alguma razão.

Nesses casos, se ignorado esses aspectos ou não tendo conhecimento deles, o rompimento do telhado em algum momento pós-instalação é quase certo.

Portanto, procure uma empresa séria, com profissionais qualificados, para desenvolver o seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Tudo começa por um projeto fotovoltaico bem feito!

Em um mercado competitivo como o de energia solar, comprometimento, responsabilidade, segurança e profissionalismo devem ser premissas básicas quando falamos em instalações fotovoltaicas.

Tem alguma pergunta sobre como realizar uma análise estrutural antes de instalar energia solar fotovoltaica? Escreva abaixo nos comentários, podemos te ajudar!

Aproveite e faça uma visita em nossa plataforma EAD. Comece sua capacitação agora mesmo!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

6 Comentários

  1. Vou fazer um telhado de um galpão de 500m2 quanto gastarei para implantar.

  2. Avatar Sabrina disse:

    Em telhas gravilhadas pode instalar as fotovoltaicas?

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Sabrina, bom dia! Tudo bem?

      Pode sim, porém essas telhas são mais utilizadas na Europa ok?! Apesar de serem bonitas, com isolamento térmico e acústico muito bons, o custo dela é muito elevado e pouco utilizado em nosso país.

      Abraços!

  3. Avatar ENIVALDO ALMEIDA disse:

    Bom Dia,
    Gostaria de saber se telha de pvc aguenta as placas fotovoltaicas, pois vou fazer um telhado de 120 m2, na minha casa e estou pensando em colocar este tipo de telha em estrutura metálica.

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Enivaldo, bom dia! Tudo bem?

      De acordo com nosso time de técnicos, o tipo de telha é indiferente para essa análise, pois os trilhos não são fixados na telha ok?!
      O que você precisa realmente prestar atenção, é se a estrutura do telhado (no seu caso metálica), irá de fato suportar a carga do sistema fotovoltaico. Portanto, o sistema é ancorado à estrutura, e não a telha.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?