Energia Solar em Minas Gerais: Estado supera 800 MW em geração solar

Não é a toa que a Energia Solar em Minas Gerais está entre os melhores do Brasil. Nesse sentido, o estado lidera o ranking estadual de geração distribuída solar fotovoltaica (GDFV).

Conforme o que mostra a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Minas Gerais superou a marca de 800 megawatts (MW) de potência instalada.

De acordo com a entidade, o estado é responsável por 19,5% da capacidade total instalada de energia solar distribuída no Brasil!

Em outras palavras, o total de municípios atendidos com solar FV, é 830 .

Ou seja, já são mais de 68 mil sistemas conectados, no estado! Além disso, há mais de 95 mil unidades consumidoras que recebem créditos pelo Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Como consequência, economizam na conta de luz.

energia solar minas gerais

Em suma, entre muitos incentivos que o estado de Minas oferece para as pessoas que querem gerar a própria energia, a isenção de ICMS está entre as principais. Para microgeração de até 75 quilowatts (kW) e minigeração de até 5 MW. Do mesmo modo, a lei se aplica a peças usadas na construção de usinas.

Seja como for, como resultado de um cenário de altas tarifas de energia, a instalação de usinas fotovoltaicas se tornou uma opção rentável e o melhor de tudo, cheia de benefícios!

Para saber mais a respeito de usinas solares, confira o nosso bate papo com o especialista em Geração Distribuída, Vitor Pacheco.

Energia Solar Minas Gerais: próximos desafios

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, a legislação mineira é modelo em todo o país. Conforme ele diz, em breve os mesmos incentivos serão aplicados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O coordenador estadual em Minas Gerais da ABSOLAR, Bruno Catta Preta, também deixa sua opinião.

Ele também afirma que o estado possui as leis mais corretas para o fomento da geração solar distribuída. No entanto, um dos maiores desafios nesse sentido, é a distribuição de energia.

É preciso melhorar as linhas de transmissão já existentes e instalar novas. Há muitos investidores interessados, mas a falta de estrutura impede que muitas usinas sejam construídas”, declara Catta Preta.

O coordenador ainda completa que muitas vezes, as melhorias no sistema de distribuição são feitas com recursos dos próprios investidores.

energia solar minas gerais
Bruno Catta Preta – Gerente Comercial e Coordenador da ABSOLAR em Minas Gerais!

Acima de tudo, é importante citar também que além de coordenador na ABSOLAR, Catta Preta é Gerente Comercial da empresa/distribuidora parceira da Oca, Genyx Solar Power. Dessa forma, dá todo o suporte aos integradores e ex-alunos da Oca Solar Energia.

Mais uma conquista para o mercado solar mineiro!

Fonte:https://diariodocomercio.com.br

Conclusão

Em conclusão, além de economia, a instalação de usinas gera renda e emprego.

energia solar minas gerais

Assim, Minas Gerais é tido como principal polo para a energia solar crescer muitos nos próximos anos. Dessa forma, a tendência é crescer a passos largos no país.

Afinal, conquistas como essa ajudam o mercado. Também leva mais informações ao consumidor mineiro e brasileiro.

Nesse sentido, vale citar uma outra fala do Catta Preta. Dessa vez a respeito dos benefícios que a geração solar distribuída traz para a população do Norte de Minas.

“São terras áridas, secas, sem produção nenhuma. É possível comprar ou arrendar terrenos baratos e construir fazenda solares com custos baixos”, explica.

De acordo com a ABSOLAR, para cada megawatt instalado, gera-se de 20 a 30 empregos durante o período de instalação. Sendo a média salarial do setor superior a 2 salários minimos.

Você está esperando o que para se formar no setor que mais cresce no Brasil e no mundo? Aliás, temos o curso de “Instalação de Sistemas Fotovoltaicos” e “Projetos de Sistemas Fotovoltaicos” no estado de Minas. Em Belo Horizonte e Uberlândia.

Entre em contato com uma de nossas consultoras e reserve a sua vaga agora mesmo!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547




Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *