Energia Solar na pandemia gera 37 mil novos empregos

energia solar na pandemia

A fonte de energia solar na pandemia, foi responsável pela geração de 37 mil novos empregos nos primeiros cinco meses de 2020.

É o que mostra o levantamento exclusivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). De acordo com a entidade, a fonte solar já injetou 6 bilhões de reais em investimentos no Brasil no setor privado, só este ano.

Simultaneamente, isso gerou uma arrecadação de 2 bilhões de reais pra estados e municípios investirem em serviços a população.

Ou seja, mesmo com a queda da atividade econômica, decorrente da pandemia da covid-19,o setor não parou!

Sob o mesmo ponto de vista, para o presidente do conselho da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, a energia solar é uma “alavanca poderosa” para reaquecer a economia.

“No Brasil, durante a crise dos anos de 2015 e 2016, o PIB caiu mais de 3% ao ano. Enquanto isso, o setor fotovoltaico cresceu mais de 100%”, diz Koloszuk.

Em outros posts, já foi exposto um estudo que declara que dos mais de 11 milhões de empregos renováveis do mundo, a solar é a fonte responsável por mais de um terço.

Acima de tudo, no mundo todo, a energia solar fotovoltaica é a maior empregadora dentre as energias renováveis, com mais de 3,4 milhões de empregos!

Destaque para o estado do Piaui

A energia solar na pandemia COVID – 19, deu grande destaque ao estado do Piaui!

O estado, já gerou mais de 1.140 MW de potência instalada, em Geração Centralizada.

A geração centralizada é composta por projetos de usinas de grande porte, assim como tantas outras aplicações da tecnologia solar fotovoltaica.

Ao mesmo tempo, o processo de licitação, que prevê a construção e gestão de oito miniusinas de energia solar fotovoltaica, no estado do Piaui, foi retomado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), essa semana.

energia solar na pandemia

Serão oito miniusinas solares, de 5 MW cada, distribuídas em vários municípios do estado.

Sendo assim, a expectativa do governo piauiense é que a construção resulte em uma economia de R$ 7 milhões por ano nos gastos do Estado, com energia elétrica.

A sessão de licitação está marcada para o dia 20 de julho, às 9h. Se tudo correr bem, estão previstos mais 175 milhões de novos investimentos na economia!

De acordo com dados da ANEEL/ABSOLAR, são 4,6 GW de potência contratada em leilões de energia que entrarão em operação até 2025.

Para as empresas que trabalham com a Geração Centralizada temos um lembrete…tem leilão pra compra de energia solar fotovoltaica no dia 21 de julho!

Como ganhar dinheiro com energia solar?

Em conclusão, como você pôde ver, o setor solar não se abateu mesmo em meio a crise econômica que o país está vivendo, em decorrência da luta contra o coronavírus.

De janeiro a maio, o setor fotovoltaico adicionou 1.236 MW de capacidade, o suficiente para abastecer quase 5 mil residências.

China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão possuem 90% dos empregos de energia fotovoltaica do mundo, segundo a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável).

 Nesse sentido, segundo estudo divulgado também pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, só o Brasil, poderá gerar mais de 672 mil novos empregos, até 2035!

Está esperando o que para entrar no setor que mais gera empregos no brasil (e no mundo), e começar a ganhar dinheiro? Conheça nossa plataforma EAD e comece agora mesmo sua capacitação!

Curso Projetos
Thuany Santos

Jornalista

(16) 3011-0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?