Energia sustentável: o que eu preciso saber?

O mundo precisa de energia. Seja para alimentar casas, carros, fábricas ou smartphones, todos nós precisamos estar “ligados”. E com uma classe média global em crescimento em lugares como a China, o Brasil e a Índia, o número de pessoas que precisam de mais energia está crescendo à medida que o planeta caminha em direção aos 9 bilhões de habitantes em 2050.

A forma como essa energia é criada e entregue no futuro é atualmente uma das grandes discussões, mas a importância da energia sustentável ou limpa na superação da questão das mudanças climáticas não pode ser ignorada.

É aí que entra a energia sustentável. Mas como funciona a geração de energia sem danos ao meio ambiente e o que eu preciso saber para acompanhar essa forte tendência? Continue lendo e descubra!

O que são as energias sustentáveis?

Geralmente definida como energia que vem de um recurso que pode ser naturalmente reabastecido em uma escala de tempo humana — como a luz solar, o vento, a chuva, as marés, a madeira, as ondas e o calor geotérmico — a energia sustentável tem vantagens distintas em relação à energia de origem tradicional.

O poder criado pela queima de recursos baseados em combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás, libera uma grande quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera. E, a não renovabilidade inerente dos combustíveis fósseis, significa que o suprimento acabará em algum momento. A energia sustentável, então, é o futuro.

Quais são os tipos de energia sustentável?

Conheça abaixo algumas das principais fontes de energia sustentável:

  • Energia Solar: a maioria das energias renováveis ​​vêm direta ou indiretamente do sol. A energia solar pode ser usada diretamente para aquecimento e iluminação de casas e outros edifícios, para geração de eletricidade, aquecimento de água quente, refrigeração solar e uma variedade de usos comerciais e industriais;

  • Energia Eólica: o calor do sol também conduz os ventos, cuja energia é capturada com turbinas eólicas. A rotação da Terra também contribui para os ventos;

  • Biomassa: juntamente com chuva e neve, a luz solar faz crescer as plantas. A matéria orgânica que compõe essas plantas é conhecida como biomassa. A biomassa pode ser usada para produzir eletricidade, combustíveis para transporte ou produtos químicos;

  • Geotérmica: nem todos os recursos de energia renovável vêm do sol. A energia geotérmica aproveita o calor interno da Terra para uma variedade de usos, incluindo a produção de energia elétrica e o aquecimento e resfriamento de edifícios;

  • Hidrogênio: pode ser encontrado em muitos compostos orgânicos, bem como na água. É o elemento mais abundante na Terra. Como a energia é sempre necessária para produzir hidrogênio, não é uma fonte de energia, mas uma maneira de armazená-la e transportá-la, de modo que é referido como um suporte de energia;

  • Oceano: pode produzir energia térmica a partir do calor do sol e da energia mecânica das marés e ondas;

  • Hidrelétrica: a água corrente cria energia que pode ser capturada e transformada em eletricidade. Essa é a chamada energia hidroelétrica, maior fonte de geração utilizada no Brasil, contudo, ela tem um grande porém por depender do nível de chuvas nos locais em que as usinas estão instaladas e por causarem grande impacto ambiental durante sua construção.

Como investir em energia sustentável?

Para quem quer passar a utilizar energia sustentável em casa ou na fazenda e parar de depender das grandes distribuidoras, a melhor solução é a energia solar.

Desde 2012, a ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica — regulou a chamada microgeração de energia, que permite que pequenos sistemas fotovoltaicos sejam instalados em casas ou produções rurais para produção e consumo próprio de energia.

Com isso, com um investimento que se paga em cerca de 4 a 6 anos, você pode ter o seu próprio sistema de geração de energia solar em casa, garantindo economia quase que total na conta de luz e sua contribuição ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre a energia solar fotovoltaica? Baixe nosso e-book gratuitamente e descubra como essa energia sustentável pode te ajudar a economizar!

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil. Para os alunos que não conseguem fazer o curso presencial, oferecemos uma plataforma EAD com o diferencial de ter encontros ao vivo e proporcionar aos alunos integração com o instrutor em tempo real e otimização do seu processo de aprendizado. Além da parceria com o SENAI, contamos com grandes parceiros relacionados ao setor, como Genyx Solar Power (distribuidora especialista em energia solar), Clamper (referência no segmento de proteção contra raios e surtos elétricos) e Sil Fios e Cabos Elétricos (uma das principais empresas brasileiras de seu segmento). Com o intuito de difundir ainda mais a energia solar no Brasil e no mundo, nós da OCA promovemos os cursos e treinamentos especializados para capacitação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio de atendimento personalizado, entendimento das necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e transparência nas negociações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *