5 motivos que vão fazer você investir em energia solar fotovoltaica agora!

investir em energia solar fotovoltaica

Agora é o momento de investir em energia solar fotovoltaica!

De acordo com estudos da ABSOLAR, a energia solar fotovoltaica irá gerar 672 mil novos empregos no Brasil, até 2035. 

Se tem algo que precisamos todo dia é a energia. Ela movimenta todas nossas tarefas do dia a dia, em todos os ambientes. Seja como for,  sem ela não há tecnologia, conforto e sequer produtividade.

Ainda não se convenceu?

Listamos 5 motivos que vão fazer você mudar de ideia agora, e começar a entender sobre como investir em energia solar fotovoltaica e ganhar dinheiro.

Por que investir em energia solar fotovoltaica?

1 – ECONOMIA

energia solar costuma gerar uma economia que varia entre 50% e 95% na conta de luz.

Você fica isento dos reflexos de reajustes de energia por meio da inflação energética, que  nos últimos 18 anos sofreu um aumento de 230%, segundo a ANEEL.

Diga adeus às bandeiras amarelas ou vermelhas que ocorrem nos períodos de estiagem!

2 – RETORNO DO INVESTIMENTO

O investimento feito para instalação de sistemas fotovoltaicos, na maioria das vezes, acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. 

De acordo com dados do Índice Comerc Solar, entre os três fatores que são estudados – insolação, custo de equipamentos fotovoltaicos e flutuação das tarifas de energia – o último tópico tem sido o que mais impacta a definição do payback. 

Se fizermos uma estimativa nacional, o tempo de retorno do investimento pode ser menor do que 5 anos ou maior  que 8 anos.

Portanto, como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil.

Perceba que, mesmo que o sistema fotovoltaico se pague em 8 anos, serão mais de 17 anos de energia gratuita! 

3 – VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL 

Segundo pesquisas realizadas pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, casas com sistema de energia solar têm uma valorização do imóvel de 3% a 6%.

O estudo mostrou que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por casas que tenham um sistema solar fotovoltaico instalado. Muita coisa, não é?

investir em energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica no Brasil, não é diferente!

Estudos recentes da Green Build Council Brasil, também ressaltam que o imóvel sustentável pode ser valorizado em até 30%. 

Isso é decorrente principalmente pelo crescimento contínuo da procura por casas que estejam em comunhão com o meio-ambiente. 

Alguns municípios até promovem o IPTU Verde, incentivo que reduz o valor do IPTU do imóvel que possui geração de energia renovável como a fotovoltaica. 

4 –  AUTOCONSUMO REMOTO E GERAÇÃO COMPARTILHADA

Criados pela ANEEL, as modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada, foram uma grande evolução do setor solar! 

investir em energia solar fotovoltaica

O autoconsumo remoto permite que o consumidor instale seu sistema de geração de energia solar fotovoltaica em local diferente do local de consumo, desde que ambos estejam em sua titularidade e dentro da área de concessão da mesma distribuidora. 

Assim como a geração compartilhada, que permite que dois ou mais consumidores usufruam de um mesmo sistema fotovoltaico e dos créditos gerados por ele, desde que estejam sobre a mesma área de concessão.

A geração compartilhada também permite a união de consumidores residenciais (CPF) e comerciais (CNJP)

5 – RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A discussão em torno dessa fonte alternativa de energia vai muito além do grande benefício econômico gerado!

Então, a responsabilidade ambiental que um sistema de energia solar traz para os consumidores é imensurável!

Além de ser uma fonte inesgotável, ela não retira da natureza nenhum recurso, gera qualquer desequilíbrio ambiental e não emite nenhum resíduo (químico ou sonoro). 

investir em energia solar fotovoltaica

Estudos recentes colocam o Brasil como um dos países mais poluídos do mundo!

De acordo com dados do Cuponation, nosso país aparece em um ranking com 109 países por apresentar cerca de 56% de poluição.

Dessa forma, acreditamos que com a evolução da energia solar fotovoltaica, é possível mudar atitudes individual e coletivamente.

Aqui listamos 5 motivos para você investir em um sistema fotovoltaico, explicando a fundo o “por que?” investir em energia solar fotovoltaica.

Desde a economia até a responsabilidade ambiental, existem muito mais motivos a serem descobertos com essa tecnologia.

De acordo com estudos recentes, a energia solar fotovoltaica está no caminho para se tornar a fonte energética número um do mundo!

Ainda não te convencemos? Saiba mais sobre o curso de Instalações Elétricas e e Sistemas Fotovoltaicos em Autocad.

É só clicar no botão abaixo.

Thuany Santos
Jornalista
(16)3011-0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil. Para os alunos que não conseguem fazer o curso presencial, oferecemos uma plataforma EAD com o diferencial de ter encontros ao vivo e proporcionar aos alunos integração com o instrutor em tempo real e otimização do seu processo de aprendizado. Além da parceria com o SENAI, contamos com grandes parceiros relacionados ao setor, como Genyx Solar Power (distribuidora especialista em energia solar), Clamper (referência no segmento de proteção contra raios e surtos elétricos) e Sil Fios e Cabos Elétricos (uma das principais empresas brasileiras de seu segmento). Com o intuito de difundir ainda mais a energia solar no Brasil e no mundo, nós da OCA promovemos os cursos e treinamentos especializados para capacitação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio de atendimento personalizado, entendimento das necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e transparência nas negociações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *