O que é Energia Solar? Tudo o que você precisa saber está aqui!

O mercado fotovoltaico é muito amplo. Nesse sentido, as coisas mudam muito rápido e todo dia tem uma novidade. Em meio a tudo isso, dúvidas tendem a surgir. Como por exemplo: O que é Energia Solar?

Te pegamos né? Você sabe responder essa pergunta de forma simples e objetiva?

Calma que preparamos esse artigo para você nunca mais esquecer a resposta quando alguém te perguntar isso de novo.

E não vamos explicar só “O que é Energia Solar”. Além disso, você vai entender sobre seu processo de geração, sua importância, como funciona e muito mais!

Com certeza, depois de ler esse artigo, o Sol vai brilhar para você!

O que é Energia Solar?

Há muito tempo, ficamos reféns de fontes de energia poluentes. Em parte devido à falta de tecnologias sustentáveis que conseguissem suprir a necessidade de energia que usamos todos os dias em nossa rotina.

Contudo, isso acabou! As fontes renováveis não são mais uma alternativa, elas são necessárias!

Enfim, entre diversas fontes disponíveis, apresentamos para você a que é infinita e tem um potencial enorme…A SOLAR!

Quando falamos em energia solar, em primeiro lugar é preciso entender os conceitos básicos que formam esse termo.

De acordo com o dicionário:

Energia” é -> a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho.

“Solar” é -> Relativo ao Sol: raio, ano solar.

Assim, quando fazemos a junção das duas palavras sendo: energia (corpo que realiza trabalho) + solar (relativo ao Sol) = Energia Solar.

Fácil né?

Ela não polui durante seu uso (sustentável), é considerada uma fonte de energia renovável, pois se renova de forma cíclica dentro da escala de tempo humano, os sistemas necessitam de manutenção mínima, além de ser muito útil em lugares remotos e de difícil acesso.

Do mesmo modo, a energia solar nada mais é que todas as energias geradas por meio da luz e do calor do sol. Dessa forma, ao ser transformada, promove fontes como por exemplo:

  • a energia heliotérmica
  • ou fotovoltaica

Prepare-se que esse é o próximo tópico!

Tipos de energia solar

Atualmente a energia solar está muito difundida. Por essa razão devemos ter conhecimento de tudo que essa alternativa tem a oferecer assim como seu funcionamento e benefícios. Vamos ver sobre cada uma?

Energia Solar Heliotérmica

De antemão, é importante ressaltar sobre a energia heliotérmica, que também gera energia elétrica por meio do Sol. Do mesmo modo, também pode ser chamada também de energia solar térmica concentrada. De maneira internacional é conhecida como CSP (Concentrated Solar Power).

É uma tecnologia de geração de energia elétrica renovável, que transforma irradiação solar em calor. Em seguida, este é convertido em energia elétrica.

o que é energia solar

Os raios solares são captados por meio de espelhos, que concentram calor em um ponto (receptor).

Em seguida a energia térmica é levada para um local com a presença de um líquido em elevada temperatura. Dessa forma, a água é transformada em vapor (evaporação). Em seguida, esse vapor movimenta turbinas e provoca o acionamento dos geradores, que produzem energia elétrica.

A energia solar térmica é muito aplicada também para aquecer pisos, água de piscinas e chuveiros.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica, da mesma forma que a heliotérmica, é uma tecnologia de geração de energia elétrica renovável.

Antes de tudo, vamos ver um pouco de história!

O efeito fotovoltaico, que foi descoberto por Edmond Becquerel, em 1839. Contudo, usou – se o termo “fotovoltaico” no Reino Unido, no ano 1849. Vem do grego (phos), que significa “luz”, e de -voltaico, que vem do âmbito da eletricidade.

Enfim, desde então a energia solar só traz benefícios ao mundo todo e bate recordes e mais recordes aqui no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), completaram – se no mês de novembro 7 GW de solar FV somando as gerações centralizada e distribuída.

São usinas de grande porte e pequenos sistemas e médios sistemas. Instalados em telhados fachadas e terrenos.

Em suma, essa capacidade é igual à metade da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Vamos ver como funciona o processo de geração?

Processo de geração

A energia solar fotovoltaica, é a energia obtida através da conversão direta da luz do Sol em eletricidade, por meio do efeito fotovoltaico. Os módulos fotovoltaicos são compostos por muitas células solares.

Estas células, por sua vez, são compostas por material semicondutor, (normalmente o silício) e responsáveis pela conversão direta da luz, em eletricidade.

As células solares são produzidas com uma camada positiva (com falta
de elétrons) e uma camada negativa (com excesso de elétrons) que juntas, criam um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade!

o que é energia solar

É importante ressaltar que os módulos fotovoltaicos produzem energia
em corrente contínua (CC). No entanto, a energia que consumimos chega
até nós como corrente alternada (CA). Justamente por esse motivo, que o
inversor é um elemento muito importante no sistema fotovoltaico, e
considerado o “cérebro” do sistema!

Quer saber mais sobre os equipamentos do sistema fotovoltaico? Leia o artigo completo em nosso blog.

A importância da Energia Solar no século XXI

De antemão, é importante citar que o desenvolvimento da sociedade humana está ligado ao uso de energia.

Nesse sentido, saber como funciona a energia solar fotovoltaica, há um tempo, era coisa de “outro mundo” e transformar a luz do Sol em energia elétrica, era uma realidade muito distante.

Contudo, desde que um satélite americano lançado em 1959 foi assim alimentado, a energia fotovoltaica, deixou de ser sonho futurista.

De acordo com estudos divulgados pelo Instituto de Física, do Sol, a Terra recebe algo como a energia de 10 bilhões de Itaipus.

o que é energia solar

Enfim, não da pra negar que o petróleo foi a fonte de energia mais importante durante todo o século XX.

Desde a sua descoberta, em 1859, inúmeros avanços tecnológicos foram feitos, como por exemplo, em nossos meios de locomoção.

Em contrapartida, os mesmos combustíveis fósseis que fizeram revolução, como o petróleo, carvão, entre outros, são os que emitem gases poluentes, aceleram o aquecimento global e afetam a saúde das pessoas, devido a qualidade do ar. Além disso, é importante lembrar que são fontes de energia que vão se esgotar no planeta muito em breve. 

Seja como for, é hora de dar adeus à era dos combustíveis fosseis e aceitar que o caminho da revolução energética, são as fontes renováveis.

Acordo de Paris

Em dezembro de 2015, 195 países assinaram o Acordo de Paris!

o que é energia solar

O tratado mundial tem como único objetivo reduzir o aquecimento global. A meta principal do acordo é limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais.

Alguns países já estão fazendo a sua parte e com foco em metas inovadoras! Veja só, conforme o que a ABSOLAR diz:

  • o governo australiano paga parte do sistema fotovoltaico para famílias que querem investir nesta energia limpa;
  • a Índia lançou um grande programa nacional solar para instalar 100 GW até 2022 (mais do que a potência instalada de todas as fontes no Brasil hoje);
  • o governo da Itália fez parcerias com empresas para instalar sistemas solares de graça nas residências;
  • a Uniao Europeia vai dar 560 bilhões de euros aos Estados-Membros, além de apoiar leilões e projetos de energia solar impactados pela pandemia.

Além dos países citados, vários outros países também já estão com metas para cumprir com o acordo e seguir com as matrizes elétricas cada vez mais renováveis.

Quer acompanhar o que o Brasil está fazendo? É só clicar aqui.

Aplicações da energia solar

Antes de mais nada, é importante citar que todos os interessados na área de energia solar, estão sempre em busca de soluções inteligentes para a sociedade. Ou seja, que integrem o homem ao meio ambiente de uma maneira eficaz, e que aprimore ainda mais o uso de recursos naturais.

Sendo assim, o uso da energia solar fotovoltaica é muito flexível, e hoje inúmeras aplicações já podem ser citadas. Veja só:

  • Bombeamento de água;
  • Eletrificação de comunidades em áreas remotas;
  • Eletrificação rural;
  • Iluminação pública, decorativa e residencial;
  • Sinalização;
  • Telecomunicações, transmissão de dados, sinais;
  • Entre outros.

Veja a aplicação que mais combina com você e atenda suas necessidades. Peça agora mesmo seu orçamento com a Oca Solar Energia.

Potencial da Energia Solar no Brasil

Acima de tudo, sabe-se que o Brasil é um país cortado pelo Norte da linha do Equador. Área onde ocorre maior incidência de raios solares.

Portanto, de antemão, vale citar que o Brasil hoje é um dos países mais favorecidos na questão de captação da energia solar. Assim como, o investimento nessa área vem crescendo muito!

o que é energia solar

Nesse sentido, a energia solar vem batendo recordes impressionantes. Veja números mostrados de acordo com a ABSOLAR:

  • 333 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede e mais de 415 mil unidades consumidoras recebendo créditos pelo Sistema de Compensação de Energia Elétrica.
  • No mês de novembro/2020, atingimos a incrível marca de 7 GW de solar FV instaladas. Somando gerações centralizada e distribuída, entre usinas de grande porte e pequenos/médios sistemas instalados.
  • A fonte de energia solar foi responsável pela geração de mais de 210 mil novos empregos, desde 2012.
  • Já são mais de 35 bilhões de reais em investimentos privados e mais de 10 bilhões em arrecadação de tributos.
  • Por último e não menos importante, mais de 1,1 milhão de toneladas de CO² evitadas.

Em conclusão, o tempo de payback, durabilidade e queda dos preços de equipamentos, preocupação ambiental, entre outros fatores, fazem com que o futuro da energia solar no país seja promissor.

É muita coisa boa pra um só fonte de geração de energia não é?!

Conclusão

Em suma, num único artigo você soube o que é a energia solar, os tipos, o processo de geração e muitas outras informações essenciais para você que deseja entrar nessa área promissora!

Além disso, é uma ótima opção para quem deseja economizar na conta de luz e cuidar do meio ambiente.

Então se você tem interesse em conhecer mais sobre a energia solar fotovoltaica, conheça os cursos da Oca Solar Energia agora mesmo e vem com a gente para o setor que mais cresce no Brasil e no mundo!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com
Oca Solar Energia
Oca Solar Energia
Cursos | Notícias | Projetos | Serviços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *